Artplan adota processo de seleção às cegas utilizando a EMPREGARE.com

Modelo de contratação é inédito no mercado publicitário e
amplia o debate de diversidade e inclusão dentro das agências

São Paulo, maio de 2018 – A Artplan, em constante investimento em gestão de pessoas, anuncia mais uma iniciativa inédita no mercado publicitário brasileiro. A agência passa a contar com uma plataforma de recrutamento que traz como ponto de partida a seleção às cegas. O projeto é feito em parceria com a EMPREGARE.com, (Software de Recrutamento e Seleção Inteligente), que reformulou sua plataforma com essa opção, a pedido da agência.

Este novo modelo de seleção, originado a partir de iniciativa do Comitê de Diversidade da Artplan, tem por objetivo evitar o viés inconsciente do contratante que tende a optar por perfis semelhantes de candidatos. Com este projeto, ao anunciar uma nova vaga, a agência retira do currículo todas as informações que são desnecessárias para uma primeira fase de recrutamento como nome, gênero, foto, estado civil, idade, endereço, redes sociais, instituição da formação acadêmica e dos cursos extracurriculares, nome e porte da empresa na experiência anterior e número de filhos. Após essa primeira etapa, os selecionados seguem para as demais fases do processo, como testes situacionais e de competências, para só então chegar na fase de entrevistas por telefone e/ou presencial.

“É muito gratificante trazer esse processo de seleção para o mercado publicitário. Nosso time de Gestão de Pessoas dará o suporte necessário para que todo o processo funcione como planejamos. É uma forma de inclusão muito mais justa e que irá ampliar o nosso leque de opções, além de tornar nosso ambiente de trabalho ainda mais saudável e diverso”, afirma Rodolfo Medina, Presidente da Artplan.

A EMPREGARE.com também desenvolveu um Selo que é, justamente, a garantia dada aos candidatos de que o recrutador em questão estará recebendo candidatos sem informações que possam ser caracterizadas como discriminatórias. A plataforma abrirá essa opção de recrutamento para todas as empresas que se interessarem. “Este modelo de seleção vai trazer novos desafios para a forma com que identificaremos talentos para ingressarem na agência. Estamos animados com o desafio e esperamos que contribua para maior diversidade na Artplan e maior inclusão de profissionais no mercado de trabalho”, completa Sandra Poltronieri, Gerente de Gestão de Pessoas da Artplan.

Este método de contratação surgiu na Europa como política pública e tem se espalhado pelo mundo. Na França, por exemplo, há uma lei que obriga companhias com mais de 50 funcionários a adotarem o recebimento do currículo às cegas. Em outros países, como Espanha, Reino Unido e Finlândia, mais Holanda e Suécia, abraçaram a prática voluntariamente sendo utilizada em multinacionais, como Deloitte e HSBC. No entanto, no Brasil, este ainda é um assunto muito pouco abordado pelas companhias.

“A Seleção às Cegas é parte fundamental de um plano de diversidade muito mais amplo que estamos trabalhando para termos uma agência mais inclusiva e respeitosa”, afirma Flávia Campos, Diretora Geral de Planejamento da Artplan São Paulo e líder do Comitê de Diversidade da agência. Outra ação desenvolvida pelo Comitê é um processo de mapeamento do CENSO Artplan, que busca conseguir, com exatidão, o mapa da diversidade em um universo de quase 400 colaboradores para, desta forma, a agência agir com mais assertividade nessa questão. Antes deste movimento, outras iniciativas nasceram a partir dos próprios colaboradores como Dear Publicidade People, que trouxe para agências e empresas, o debate do racismo na comunicação; e duas edições de bate papo das mulheres com os principais líderes da Artplan.

Fonte: assessoria de imprensa Artplan

Abaixo segue algumas matérias que saíram na mídia sobre a Artplan e a Seleção às Cegas através do Software de Recrutamento e Seleção da EMPREGARE.com.

1. O Estado de São Paulo

2. Portal Making Of

http://portalmakingof.com.br/artplan-adota-processo-de-selecao-as-cegas

3. Portal Propmark

http://propmark.com.br/agencias/4-motivos-que-fizeram-a-artplan-adotar-um-processo-de-selecao-as-cegas

4. Portal Meio&Mensagem

http://www.meioemensagem.com.br/home/ultimas-noticias/2018/05/28/artplan-comeca-a-recrutar-funcionarios-as-cegas.html

5. Hypeness

Agência aposta em processo de seleção às cegas para evitar padrões e preconceitos nas contratações

6. Processo Seletivo da Artplan é um dos destaques de matéria do Jornal SBT Brasil

https://www.sbt.com.br/jornalismo/sbtbrasil/noticias/110662/Brasileiros-relatam-casos-de-discriminação-em-entrevistas-de-emprego.html

7. O Programa Grandes Nomes da Propaganda da Record

Artplan promove a diversidade e adota o “Recrutamento às cegas”

8. Seleção às Cegas da Artplan é destaque do O Estado de São Paulo

A Gerente de Gestão de Pessoas, Sandra Poltronieri, bateu um papo com eles.


Quer promover a Diversidade em sua empresa e trabalhar com a Seleção às Cegas? Entre em contato com um de nossos consultores clicando daqui e preencha o formulário de cadastro.

Gostou da matéria sobre Seleção às Cegas? Verifique também os artigos relacionados sobre Implantação de Cultura da Diversidade:

  1. Como construir uma cultura organizacional com foco na diversidade
  2. 10 Passos para implantar uma cultura de diversidade na empresa

Deixe um comentário logo abaixo. Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

Artigo anterior Seleção às Cegas – A Promoção da Diversidade na Sua Empresa
employer branding
Próximo artigo Employer Branding – Como atrair os melhores talentos

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close