Ícone do site Blog do RH

Programa de Trainee com Seleção às Cegas

Pessoa vendada sentada na cadeira fazendo seleção às cegas das pessoas que participarão do processo seletivo de trainee.

Certamente você já ouviu falar sobre Programa de Trainee, mas já ouviu falar sobre este programa com seleção às cegas?

O Grupo Cataratas inovou em 2019 e lançou o Programa de Trainee com Seleção às Cegas.

O que é um Programa de Trainee?

É um programa direcionado à recém formados com o objetivo de capacitar as pessoas a exercerem e assumir cargos importantes posteriormente dentro da organização.

Quais são as vantagens de se realizar um Programa de Trainee dentro da Organização?

Imagine que a sua empresa seja a sua casa, quem você convida para fazer parte de sua casa e conviver no seu dia a dia com você? Agora, imagine esta casa sendo a empresa.

Com isto, o processo de seleção precisa ser preciso e bem exato para que você possa atrair e avaliar quem realmente está adequado e alinhado com a cultura e propósito da sua organização. Veja abaixo algumas das vantagens:

Quais são as vantagens desta seleção ser uma Seleção às Cegas?

A Seleção às Cegas faz com que o selecionador não tenha tendências consciente ou inconsciente nos critérios iniciais de seleção do candidato.

Com isto, o processo torna-se mais justo para aqueles que realmente possuem maior capacidade, habilidade e competências para fazer parte da organização que estiver contratando.

Veja abaixo as vantagens do Programa de Trainee às Cegas.

Algumas empresas como a Artplan e a Lew’Lara/TBWA já tiveram grandes resultados com a utilização do modelo de Seleção às Cegas.

Porém, um grande Programa de Trainee não tem apenas vantagens, tem também todo um desafio a ser percorrido para que garanta o resultado e sucesso:

  1. Atração de Candidatos:

Este é o maior desafio para quem trabalha com Programa de Trainee, o objetivo é fazer com que o maior número possível de pessoas se inscreva para que as melhores venham fazer parte da organização. Além disso, ampliar a visibilidade da empresa como marca empregadora para que nos próximos anos este programa tenha novos retornos.

Para isto, é imprescindível conhecer quem é seu público, onde ele está e criar uma boa estratégia de divulgação como também da descrição dessa vaga, pois somente aqueles que se despertarem emocionalmente para a descrição e informação contida na vaga é que irá se inscrever.

2. Logística de Processo Seletivo

O que queremos avaliar? Quais são os resultados que queremos obter com este processo? Onde a empresa deseja chegar?

Com estas informações em mãos é necessário analisar e pensar em grande escala o que você poderá utilizar para realizar uma boa triagem e avaliação do processo seletivo, para que você ganhe tempo operacional e uma melhor assertividade no processo.

Quais serão com base nestes objetivos as avaliações que queremos ter dos candidatos? Como iremos criar estas avaliações? Será que estas avaliações estará favorecendo um determinado grupo de um curso específico ou está abrangente de acordo com o meu público alvo?

Quais serão as datas de cada etapa? Existe algum evento local ou nacional que possa atrapalhar a realização destas datas?

Ou seja, pensar em todas as variáveis e logística de realização do Programa de Trainee e suas variáveis.

3. Capacitação da Equipe e Gestores

Além do time de Recursos Humanos estar preparado e capacitado para realizar este tipo de seleção é muito importante que toda empresa e os líderes estejam envolvidos e treinados para realizar uma boa entrevista e seleção dos participantes do programa.

Somente assim eles saberão dar a sua avaliação de forma precisa e com base real em competência para que a empresa atinga os objetivos desejados com o Programa de Trainee.

Inovação e Diferenciação Para uma Melhor Gestão de Pessoas e Resultado

O Grupo Cataratas é referência em inovação e este ano (2019) lançou o seu Programa de Trainee com Seleção às Cegas.

Diversas pessoas em pé em torno de uma mesa mostrando a diversidade que compõe e faz parte do grupo cataratas.

Neste programa eles aceitam pessoas de qualquer região e curso superior. Querem realmente saber quem são os candidatos.

Através da Seleção às Cegas querem criar uma seleção transparente, aumentar a diversidade e o resultado da organização.

Nas primeiras etapas do programa os avaliadores não terão acesso ao seu rosto e outras informações como faculdade que se formou, empresas que já trabalhou, gênero, nome etc.

O foco deles estará em analisar as competências técnicas e comportamentais, tornando assim, o processo mais democrático e livre de preconceitos inconscientes.

Querem conhecer o candidato não pelo que se vê, mas sim pelo seu potencial e pelo que acreditam que podem fazer!

Além disso, no Programa de Trainee com Seleção às Cegas do Grupo Cataratas, os aprovados terão uma vivência única de treinamento e acompanhamento com os Diretores dos Parques, o que irá favorecer para o crescimento pessoal e profissional destas pessoas.

E aí, se interessou? Clique aqui e inscreva-se na vaga.

 

 

 

Sair da versão mobile