Cultura organizacional: aprenda agora mesmo como criar

como criar uma cultura organizacional

Com a mudança na mentalidade de que o ambiente de trabalho deve proporcionar experiências positivas ao colaborador, e com o avanço dos processos de RH muito se tem falado sobre cultura organizacional. Da mesma forma, muitas pessoas questionam qual é a importância da cultura para uma organização. Sendo assim, confira neste artigo tudo sobre cultura organizacional e como começar a implementar uma cultura sólida em sua empresa.

O que é cultura organizacional?

cultura organizacional como implementar

Empresas como Google, Apple, Netflix, Nubank e muitas outras chamam a atenção por causa de suas culturas organizacionais fortes. E muitas empresas desejam ou querem se espelhar nestas grandes marcas para oferecer aos colaboradores a melhor experiência. No entanto, infelizmente, grande parte das empresas ainda nem começaram a implementar ou a criar uma cultura organizacional.

E se você está lendo este artigo é porque provavelmente você quer que seus colaboradores se sintam parte da empresa e de um objetivo maior, certo? Para isso, você precisa implementar em sua organização uma cultura forte e coerente.

Mas, antes vamos entender o que é cultura organizacional.

Trata-se de um conjunto de valores, hábitos, crenças e comportamentos compartilhados em um ambiente de trabalho. Este conjunto pode definir como uma empresa conduz seus negócios, bem como se relaciona com seus colaboradores e clientes.

Além disso, a cultura organizacional pode influenciar diretamente o sucesso de uma empresa, visto que é a base da organização. Se positiva, pode ser utilizada como um diferencial competitivo. Se for negativa, pode estar fadada ao fracasso.

Afinal, com uma cultura organizacional fraca, os colaboradores tendem a ficar desmotivados. E o risco de apresentarem um baixo desempenho em suas funções, ou migrarem para outras empresas  é enorme.

Isto porque a cultura é a identidade da organização que envolve a rotina da empresa. E ao chegar um novo colaborador, o mesmo já é integrado e apresentado a esta cultura. Logo, começa a se adaptar, compartilhando valores e ajudando ainda mais a fortalecer a cultura.

Por isso, ela deve ser clara e objetiva. Dessa forma, os seus colaboradores irão entendar os processos, e você poderá criar equipes engajadas que visam otimizar os processos.

Entenda no tópico seguinte qual é a importância em implementar uma cultura organizacional forte.

Importância da Cultura Organizacional

benefícios da cultura organizacional

A cultura é responsável por direcionar o comportamento dos funcionários. E por fazer com que todos eles estejam alinhados aos valores e à missão da empresa. Ela merece devida atenção, pois serve como garantia de bons resultados e do sucesso dos negócios. Afinal, ela pode impactar diretamente a rotina e os resultados da empresa.

Dizer que uma cultura organizacional é forte, é o mesmo que dizer que tudo funciona, internamente, de acordo com os mesmo valores, crenças e objetivos.

Nesse sentido, confira a seguir as principais vantagens em implementar uma cultura fortalecida em sua empresa.

Reduzir o Turnover

Quando você investe na contratação de talentos alinhados à cultura organizacional, os índices de turnover (rotatividade) da empresa poderão reduzir consideravelmente. Visto que, você terá em sua empresa uma equipe engajada e sempre disponível para alcançar os resultados que a empresa espera.

Melhorar a comunicação

Para a equipe de RH, dizer que a comunicação é importante é uma constatação óbvia. No entanto, para executivos e empreendedores, este é um aspecto comumente ignorado.

Com uma cultura estabelecida, é importante que você saiba exatamente o que está buscando em seus colaboradores. Além disso, é preciso saber também como dizer isso a eles.

Dessa forma, para evitar a falta de engajamento da equipe, um bom líder precisa se comunicar frequentemente com seus colaboradores, deixando claro qual é o comportamento esperado. Bem como o que significa trabalhar naquela empresa.

E com uma cultura fortalecida, esses valores recebem sua devida atenção, melhorando a motivação e o engajamento.

Estabelecer o sentimento de pertencimento

O sentimento de pertencimento está ligado a aceitação, integração e valor. Logo, podemos dizer que uma cultura forte é aquela que é capaz de gerar uma identificação dos colaboradores com a missão da empresa. E ainda, envolve as equipes de forma que eles se sintam importantes e partes de algo maior. Para que assim, possam alcançar os objetivos efetivamente.

Dessa forma, você poderá observar melhor conflitos internos, visto que o pertencimento gera a união e a colaboração entre os funcionários.

Melhorar o engajamento

Quando você aposta em uma equipe de talentos envolvidas com a missão da empresa, e foca em uma cultura organizacional forte, você pode contar com uma equipe que se engaja facilmente com os desafios da rotina empresarial, direcionando o foco para que as metas e os objetivos sejam alcançados.

E entendemos que ao falar de colaboradores engajados, buscamos uma equipe com compromisso e focada no resultado, sempre preocupada em superar os obstáculos, encontrar soluções e entregar um trabalho com alto desempenho.

Dessa forma, você investe no desenvolvimento de talentos, formando profissionais cada vez mais qualificados e aptos a auxiliar na tomada de decisões.

Aumentar a produtividade

Como consequência dos benefícios anteriores, temos um aumento considerável na produtividade.

Toda empresa busca colaboradores produtivos. No entanto, nem todas entendem que a cultura organizacional pode influenciar diretamente a produtividade.

Isto é, uma cultura que valoriza o bem-estar e a humanização do ambiente de trabalho, o aprendizado, o desenvolvimento e o relacionamento saudável entre as equipes e os colaboradores, terá como resultado pessoas altamente motivadas e produtivas.

Otimizar o processo de recrutamento e seleção

Uma cultura organizacional sólida e fortalecida pode facilitar e otimizar o processo de recrutamento e seleção.

Isto acontece, pois, quanto mais bem definida e clara for a cultura e a identidade da empresa, mais fácil será encontrar talentos alinhados a elas.

Como criar uma cultura organizacional forte?

talento e empresa alinhados

Uma cultura organizacional geralmente nasce de forma natural, visto que é influenciada pela rotina da empresa.

Certamente, criar uma cultura forte e estratégica não é uma tarefa fácil. Mas, tudo começa com a boa intenção de tornar o ambiente da empresa mais agradável e proporcionar excelentes experiências tanto para seus colaboradores, quanto para seus clientes.

Além disso, requer grande esforço da equipe de RH para que os colaboradores enxerguem a empresa de forma positiva e alinhada com os valores da empresa.

E para facilitar a comunicação e a assimilação da cultura por parte dos funcionários, o primeiro passo é se certificar que todos os setores possuem um setor de comunicação ágil, e que deve trabalhar de forma organizada para passar a mensagem aos funcionários.

A implementação da cultura organizacional é um processo que leva tempo. Portanto, não tenha pressa e seja flexível para receber feedbacks, reclamações e sugestões de melhorias. Além disso, é necessário acompanhar de perto cada uma das ações a serem implementadas.

Nesse sentido, confira a seguir algumas dicas que separamos para te ajudar a criar uma cultura forte e estratégica em sua empresa.

Leia também: 10 passos para implantar uma cultura de diversidade na empresa

Comunique e conscientize os setores sobre as mudanças

O primeiro passo para começar a gerar resultados positivos é estabelecer uma comunicação clara e conscientizar os colaboradores sobre as possíveis mudanças e ações.

Afinal, uma empresa que entende a valoriza a cultura organizacional, deve deixar claro quais são os valores e comportamentos que deseja transmitir. Além disso, deve envolver todos os departamentos da empresa, possibilitando uma comunicação clara e objetiva sobre seus interesses.

Ao comunicar e integrar todos os departamentos, você garante que os colaboradores irão compreender quais são os hábitos e os comportamentos esperados.

Crie um documento sobre a cultura organizacional

Você definiu os objetivos, a missão, a visão e os valores da empresa. Também estabeleceu onde deseja chegar no futuro e quais são os princípios que auxiliam na tomada de decisão, certo?

Agora está na hora de documentar todas as informações para que elas cheguem à todos os colaboradores de forma uniforme. A cultura pode ser documentada em um arquivo simples em PDF, ou em uma apresentação no PowerPoint. Não importa onde e nem a forma como esta cultura seja disseminada, desde que ela alcance todos os colaboradores de forma igual e independente do cargo.

Alinhe os objetivos

Para que a assimilação da cultura seja feita de forma eficiente, é preciso alinhar os objetivos com seus funcionários.

Isto é, os documentos sobre a cultura devem ser distribuídos logo no início para que todos comecem a tomar consciência sobre as mudanças e sobre as ações que serão implementadas. Esta atitude também irá facilitar e criar aquele sentimento de pertencimento e estabelecerá um vínculo de confiança entre a empresa e os seus colaboradores.

Além disso, certifique-se de que os seus colaboradores possuem os mesmos objetivos, mantendo uma comunicação sempre transparente.

Crie uma política clara

Nada do que foi dito acima irá funcionar se a sua empresa não criar uma política clara. Isto é, se ela não for estruturada de forma simples, será praticamente impossível de ser seguida por seus colaboradores.

Portanto, ao criar o documento e enviar a mensagem aos colaboradores, certifique-se de usar uma linguagem acessível a todos. Além disso, tire um tempo para explicar cada um dos detalhes e dê abertura para que os colaboradores tirem suas dúvidas ou façam sugestões. Dessa forma, a assimilação da cultura se dará de forma muito mais fácil e rápida.

Lidere a partir do exemplo

Não faz sentido algum para os seus colaboradores em se adequar e assimilar valores que são se aplicam ao resto da organização. Ou ainda, que só se aplicam aos colaboradores e os líderes ficam de fora.

Ser um bom líder significa ser também um bom exemplo para a equipe. Ou seja, envolver todos os setores e todos os gestores no processo de disseminação da cultura organizacional é de extrema importância. Assim, a equipe poderá acreditar e se sentir mais confortável com a cultura.

Fique atento às contratações e demissões

Quando falamos que todos os departamentos devem estar integrados quanto às mudanças, isso também significa que todos os processos de Recursos Humanos devem ser pautados na cultura organizacional.

O que isto quer dizer?

Significa que em um processo de recrutamento e seleção, por exemplo, todas as questões e traços voltados para a cultura organizacional devem ser expostas. Só assim você garantirá uma contratação mais assertiva.

Com uma cultura clara e bem definida, é possível encontrar candidatos realmente alinhados à cultura e que desejam fazer parte da organização. Afinal, a tarefa de atrair e contratar pessoas qualificadas e realmente dentro do perfil não é fácil.

Em contrapartida, se a cultura não for bem estrutura, você continuará contratando pessoas que não se adaptam ou não possuem o perfil desejado.

O mesmo vale para as demissões. Ao estabelecer e comunicar a cultura, aqueles que são se adaptarem ou não estiverem de acordo, automaticamente serão desligados da empresa.

A princípio a demissão irá envolver recursos financeiros que muitas vezes são altos. Mas, a longo prazo, a empresa só tem a ganhar. Pois, estará investindo nos talentos mais adequados para a organização.

Crie momentos de aproximação entre as equipes

experiência positiva dos colaboradores

Uma forma de fortalecer a cultura organizacional é promover ações que envolvam todos os funcionários. Isto é, incentivar a participação em eventos, criar comemorações e rituais pode auxiliar tanto no processo de assimilação, quanto também pode auxiliar a reforçar a cultura.

Além disso, criar um sistema de feedbacks é uma excelente estratégia para demonstrar e avaliar se todos estão partilhando dos mesmos valores e objetivos. E seja flexível e aberto para receber também feedbacks e sugestões.

Acompanhe os resultados

Em conclusão, a única maneira de descobrir se a organização soube implementar uma cultura organizacional é através do acompanhamento dos resultados. Este acompanhamento pode ser realizados através de pesquisas periódicas.

Esse processo envolve não só um acompanhamento da cultura para poder aprimorá-la, como também envolve a satisfação e um maior engajamento dos colaboradores. Também facilita a retenção e a atração de talentos mais adequados ao perfil.

Afinal, um ambiente que promove experiências positivas, com um clima agradável e alinhado aos valores pessoais dos colabores recebe, como consequência, alta motivação e produtividade.

Por fim, o que você achou deste conteúdo? Deixe nos comentários se a sua empresa está um passo a frente para estabelecer uma cultura organizacional fortalecida e estratégica. E compartilhe o conteúdo com outras empresas e profissionais de RH.

Aproveite para acompanhar mais conteúdos incríveis no nosso canal no YouTube. E para seguir a EMPREGARE.com no Instagram.

dicas para uma entrevista online assertiva
Artigo anterior Entrevista Online: dicas para uma entrevista assertiva
Saúde Mental dos Colaboradores - Entenda a importância
Próximo artigo Saúde Mental dos Colaboradores: entenda a importância

Escreva um comentário

Fechar