Employer Branding: como fazer uma proposta de valor

como construir uma proposta de valor

O maior desafio das empresas na atualidade é encontrar profissionais que realmente estejam alinhados aos objetivos, missão, valores e cultura da organização. Da mesma forma, a disputa pelos melhores talentos é grande. Nesse sentido, possuir uma imagem da empresa como excelente empregadora é uma forte estratégia para atrair e reter os melhores candidatos. Dessa forma, confira neste artigo como fazer uma proposta de valor eficaz. 

O que é Employer Branding? 

employer branding

Antes de mais nada, você sabe exatamente o que mantém um colaborador em sua empresa? Você sabe o que faz um candidato encaminhar um currículo para a sua empresa e queira trabalhar nela?  

Se as respostas são negativas e a sua empresa está passando por dificuldades em atrair talentos ideais e que realmente queiram fazer parte da equipe.  

Ou ainda, se a sua empresa tem um índice alto de rotatividade todos os anos. Dessa forma, está mais do que na hora de avaliar o employer branding e utilizar essa estratégia para aumentar os seus resultados em diversas áreas.  

Em síntese, employer branding tem como objetivo principal aperfeiçoar a imagem da empresa como boa empregadora através de um conjunto de técnicas e ferramentas específicas. 

Em outras palavras, trata-se da construção de uma marca para profissionais e candidatos. A ideia é transformar a sua empresa em uma organização que todos desejam entrar, e ninguém deseja sair. 

O que os profissionais procuram atualmente é mais do que um bom emprego com um bom salário. Talentos buscam na atualidade por um propósito. Ou seja, por uma organização que ofereça os recursos necessários para que atinjam seus objetivos pessoais e profissionais.  

A estratégia de employer branding, quando bem planejada e executada, aumenta a percepção positiva de profissionais e candidatos, que passam a enxergar a empresa como um ambiente de crescimento, com uma cultura organizacional agradável e saudável. 

Em consequência, você terá em sua organização com equipe engajada e motivada, levando a um aumento da produtividade e dos lucros. 

A importância do Employer Branding 

Com altos índices de desemprego, o mercado está cada vez mais competitivo. Nesse sentido, investir em uma estratégia de Employer Branding pode aumentar não só o número de inscritos em suas oportunidades de emprego, como também contratar profissionais mais assertivos e qualificados para o cargo. 

Além disso, é uma excelente forma de mostrar a empresa como um ambiente seguro para que o candidato permaneça após a contratação e traga bons resultados. 

Em suma, investir nessa estratégia pode trazer benefícios significativos. Confira abaixo os principais.  

Atrair melhores talentos  

Possuir uma marca empregadora forte atrai talentos motivados e com uma imagem positiva de sua empresa, pois, eles sabem que seus esforços serão recompensados. 

A marca empregadora é capaz de impactar de maneira positiva ou negativa o nível de atração de talentos, fazendo com que mais currículos cheguem até a sua empresa.  

Para isso, a estratégia deve ser implementada de forma eficiente e associada ao oferecimento de benefícios e também compromisso e fortalecimento com o propósito da marca e da cultura organizacional. 

Além de atrair melhores talentos e aumentar o volume de candidaturas, com uma cultura organizacional agradável e bem definida você consegue construir um excelente banco de talentos. 

Redução do custo do processo de recrutamento e seleção 

Ao definir uma imagem correta e atraente, a postura dos profissionais do mercado se torna mais ativa. E ainda, ao atrair mais candidatos interessados naquilo que a sua empresa poderá oferecer, os investimentos para uma nova seleção diminuem.  

Também é possível reduzir os custos com processos de demissões, pois os índices de turnover, ou seja, de rotatividade, irão diminuir. 

Possibilidade de criar promotores da marca 

Com funcionários satisfeitos e motivados, eles poderão se tornar fortes promotores da sua marca. Afinal, eles terão orgulho em fazer parte de uma organização que valoriza o seu desempenho e o seu potencial. 

Redução do turnover 

A estratégia de employer branding oferece um excelente custo-benefício. Em outras palavras, com colaboradores satisfeitos, eles se esforçam e se qualificam para atingir os objetivos da empresa com mais eficiência.  

Dessa forma, muitos colaboradores, ao perceber essa valorização, investem em cursos, palestras que agreguem conhecimento e valor ao seu trabalho. Conhecimentos esses que podem ser aplicados na rotina empresarial. 

O resultado?  

Você terá em sua equipe colaboradores sempre engajados aos propósitos da empresa, permanecendo por mais tempo.

Aumentar os lucros e melhorar a atratividade para o consumidor 

Com profissionais dedicados e motivados a atingir metas e obter resultados, aumenta não só a produtividade como também os lucros a curto, médio e longo prazo.  

Além disso, a partir do momento em que a imagem da empresa começa a impactar o público de forma geral, a atratividade para o consumidor também aumenta. Dessa forma, você consegue mais mais vendas. 

Com toda a certeza, a empresa só tem a ganhar. E como consequência, um aumento nos resultados internos e externos da empresa. 

Deu para entender a importância em implantar a estratégia de Employer Branding em sua empresa?  

Portanto, passe para o próximo tópico e entenda o que é e como fazer uma proposta de valor para reter e atrair talentos para a sua empresa.

Entendendo o que é a proposta de valor 

como construir uma proposta de valor

Visto como o combustível essencial para atrair e reter talentos e também como uma vantagem competitiva no mercado, o Employee Value Proposition (EVP) ou, de forma traduzida, a proposta de valor que a empresa oferece aos colaboradores é o que torna a sua empresa única.  

Ela está composta na estratégia de employer branding e, além de proporcionar uma fidelização dos colaboradores em relação à empresa em que trabalham, é capaz de atrair profissionais brilhantes e que se enquadram no perfil da organização.  

Em outras palavras, trata-se de um conjunto de ofertas que agregam valor a uma organização. Vai além de um salário competitivo e engloba a experiência que o colaborador tem dentro da empresa.  

Além disso, vai desde a comunicação com os funcionários, até a valorização destes em sua empresa através de benefícios e ofertas exclusivas. 

Exemplos de propostas de valor 

Agora que você já sabe o que é uma proposta de valor, confira a seguir exemplos práticos.

  • Benefícios: férias, plano de saúde, salários diferenciados, compensação financeira, comissões por desempenho, promoções, flexibilidade de horário de trabalho, entre outros; 
  • Oportunidades de desenvolvimento: plano de carreira, feedback, avaliação de desempenho; 
  • Ambiente de trabalho agradável; 
  • Promoção da qualidade de vida e bemestar dos colaboradores; 
  • Condições de tralhado e recursos necessários para o desenvolvimento de um bom trabalho; 
  • Reputação adequada e imagem da empresa no mercado; 
  • Cultura organizacional: relação entre as equipes, isto é, se o propósito e os objetivos da equipe são compatíveis com o da empresa, se existe harmonia entre os valores dos colaboradores e os da empresa, entre outros. 

Por que investir em uma proposta de valor? 

Quando você investe na construção de uma proposta de valor, a sua empresa só tem a ganhar. E isso significa:  

  • Distinguir a sua organização de outros competidores; 
  • Aumentar a visibilidade da sua marca, informando ao mercado que a sua empresa é um ótimo lugar para trabalhar; 
  • Atrair candidatos comprometidos e que se identifiquem com os valores da empresa; 
  • Reter e engajar funcionários comprometidos com a empresa e motivados a trazer resultados positivos; 
  • Reduzir custos e oferecer outros valores além do salário como: desenvolvimento de carreira e compensação financeira, entre outros. 

Por fim, confira a seguir como construir uma proposta de valor eficiente para conseguir aproveitar de todos os benefícios citados acima. 

Passo a passo para construir uma proposta de valor eficiente 

Agora que você já sabe o que Employer Branding, quais são seus principais benefícios. E ainda, compreende o que é uma proposta de valor, confira a seguir um passo a passo de como construir uma proposta de valor.

como construir uma marca empregadora forte

1. Avalie e compreenda o que motiva os seus funcionários e os candidatos

Primeiramente, para construir uma proposta de valor, você precisa avaliar e entender quais são os valores e os benefícios que tornam a sua empresa única.  

Portanto, você precisa compreender o que motiva os seus funcionários. Para facilitar questione: 

Qual é a percepção atual de seus funcionários a respeito da empresa em que trabalham? E quais são suas expectativas de melhorias e de mudanças?  

Para captar as respostas, você pode utilizar os seguintes recursos:  

  • Realizar entrevistas ou aplicar formulários; 
  • Fazer pesquisa com candidatos que aceitaram a oferta para entender seus motivos; 
  • E fazer pesquisa com candidatos que recusaram a oferta, para promover melhorias, entre outros.

2. Analise os valores de seus funcionários e projete uma proposta de valor significativa

Em segundo lugar, ao obter um bom número de respostas por parte de funcionários, ex-funcionários e candidatos, você terá uma noção clara e mais próxima do que é uma proposta de valor compatível com a realidade da empresa. 

Portanto, analise as respostas e alinhe os elementos de acordo com a visão, a missão e os valores da empresa. Isso não só irá melhorar a cultura organizacional, como também oferecer um ambiente ao qual o funcionário tenha a oportunidade de crescimento que deseja. Além disso, a possibilidade de trabalhar em uma equipe com uma boa performance para obter os resultados. 

A estabilidade também é algo comumente buscado por profissionais.  

Projete uma proposta de valor única, para que as pessoas conheçam a sua empresa como uma empresa segura e que se importa com seus funcionários.  

Assim, é justamente nesta etapa que você irá listar todas as estratégias para promover melhorias na qualidade de vida dos seus colaboradores e fortalecer a sua marca empregadora. 

3. Comunique as mudanças

Neste momento, você irá comunicar a sua proposta de valor. O objetivo é alcançar não só os colaboradores como também aos candidatos, e o público de forma geral.  

Para isso, você precisa saber em que canais se encontram os candidatos que você deseja atrair. Dessa forma, o marketing digital pode ser um grande aliado para a divulgação da sua estratégia. 

Você pode fazer isso através de canais internos da empresa. Mas, lembre-se: tome o devido cuidado para que chegue até todos, e não se perca entre outras prioridades da empresa.  

E para divulgar externamente, você pode usar os seguintes canais: 

  • No site e na página de carreiras da empresa; 
  • Manter as redes sociais da empresa sempre atualizada e divulgar as informações de mudanças por esse canal; 
  • Usar o marketing de conteúdo para divulgar materiais sobre a marca empregadora e educar o público sobre os produtos e os serviços que a empresa oferece;
  • Promover e participar de feiras e eventos, entre outros canais. 

4. Faça da sua proposta de valor uma estratégia contínua da organização

Não adianta você criar a estratégia e esquecê-la depois de meses ou anos. Portanto, construa e transforme a sua proposta de valor em uma estratégia contínua na empresa.  

Estabeleça um período para verificar se as estratégias estão funcionando. Além disso, revise para ter certeza de que o programa está de acordo com a sua estratégia organizacional atual. 

Isto é, não é como uma receita de bolo que você segue um passo a passo e coloca para assar.  

É preciso criar uma proposta de valor baseada nos valores da empresa. Para isso, precisa estudar o que funciona e quais são benefícios e os valores que mais chamam a atenção.

Em conclusão, reter e atrair talentos é um dos maiores desafios para uma empresa, em especial para o departamento de recursos humanos. 

Portanto, investir em estratégias e criar uma excelente proposta de valor pode atrair os melhores candidatos para a sua empresa. Nesse sentido, eles terão a oportunidade para que se tornem excelentes colaboradores.

Uma proposta para melhorar suas contratações

Por fim, o que você acha de dar o próximo passo e melhorar as suas contratações?   

A EMPREGARE.com oferece a melhor tecnologia do mercado em se tratando de software de Recrutamento e Seleção.  

O sistema é intuitivo e pensado exclusivamente para otimizar e agilizar os seus processos e a sua rotina na empresa. 

Enfim, conheça o sistema e economize 80% do seu tempo.    

Clique aqui para conhecer.  

Além disso, aproveite também para acompanhar mais conteúdos incríveis no nosso canal no Youtube.

 

testes nos processos seletivos
Artigo anterior Cuidados com a utilização de testes nos processos seletivos
Entendendo o conceito de Fit Cultural
Próximo artigo Fit Cultural: entendendo o conceito

Escreva um comentário

Fechar