Recrutamento e seleção: como uma empresa pode recrutar melhor?

Recrutamento e Seleção: como uma empresa pode recrutar melhor?

O setor mais conhecido por efetuar contratações em uma empresa é a área de Recrutamento e Seleção. Porém, muitas empresas não dispõem do setor de Recursos Humanos, muito menos da área de Recrutamento.

Hoje em dia, os avanços tecnológicos fizeram com que fossem criados softwares de recrutamento e seleção. Eles facilitam muito o processo de contratação economizando tempo, dinheiro e melhorando a assertividade da contratação.

Como o recrutamento e seleção acontecem?

Qualquer ação inicia-se através de uma necessidade. No Recrutamento e Seleção não é diferente. Os gestores sinalizam a sua necessidade através da Requisição de Vagas e, após a aprovação, o Recrutamento e Seleção inicie o processo.

A principal atividade do Recrutador e Selecionador neste momento é entender qual é a real necessidade do gestor e da empresa para selecionar uma pessoa que realmente possa ser útil dentro da necessidade deste meio.

Para se ter um bom recrutamento e seleção é importante o profissional de recrutamento e seleção fazer o levantamento de alguns itens:

  • Qual é a cultura atual da empresa e qual é a cultura desejada que pretende criar.
  • Qual é a visão da empresa, onde ela está e onde quer chegar.
  • Quais são suas metas de crescimento para 6 meses, 1 ano, 5 anos e em diante.
  • Qual o impacto deste cargo e a importância dele para estes objetivos?

Pense no recrutamento e seleção como um funil de vendas, no topo precisa entrar vários candidatos para serem avaliados e no final do funil conter os mais compatíveis com a vaga.

Quais são as formas de recrutamento e seleção?

Basicamente existem 2 tipos de recrutamento: Recrutamento e Seleção Offline e o Recrutamento e Seleção Online

Recrutamento e Seleção Offline:

Nesta etapa do processo o RH analisa tanto os candidatos que estão dentro da corporação e têm interesse em mudar de função quanto os que estão fora dela. 

Faz parte desta etapa e que também é muito importante:

  • Entrevista presencial, ninguém irá substituir o feeling e o sentir do ser humano.
  • Realização de Dinâmicas de Grupo

Estas são atividades offline que consomem tempo e são de extrema importância para a assertividade do processo seletivo.

Recrutamento e Seleção Online:

Neste tipo de recrutamento, que se popularizou rapidamente entre as empresas, o software faz as partes mais trabalhosas. 

Graças aos avanços da tecnologia todo o recrutamento pode ser feito online desde a divulgação das vagas até a entrevista de seleção. Isso gera conforto, agilidade e flexibilidade. 

Testes online que ajudam a entender mais o perfil do candidato também são feitos por meio do software. Após as respostas serem enviadas pelos candidatos, ele cruza os dados obtidos e oferece relatórios completos sobre os candidatos. A agilização do processo de seleção e o uso do software fazem com que a probabilidade de acerto seja maior. 

Se você ainda não tem o Software da Empregare, não perca mais tempo, entre em contato conosco e facilite o processo de recrutamento e seleção da sua empresa. Você pode economizar tempo e dinheiro e acelerar as contratações para 2020 hoje mesmo. 

Nos acompanhe pelo Linkedin, Instagram e Facebook.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA CULTURA DE FEEDBACK
Artigo anterior Cultura de Feedback: qual a importância?
Viés inconsciente no processo seletivo
Próximo artigo Viés Inconsciente no processo seletivo: o que é?

Escreva um comentário

Fechar