Turnover: Saiba como diminuir a Rotatividade da sua empresa

colaboradores engajados

Empresas que sofrem com alta rotatividade ou turnover podem se prejudicar devido à perda de talentos.

Além disso, as empresas com alto índice de turnover podem ter prejuízos financeiros devido aos gastos com rescisões e novas contratações.

Para solucionar o problema é preciso que as organizações estejam dispostas a melhorar seu clima organizacional, a investir no desenvolvimento de seus colaboradores e oferecer benefícios melhores.

Neste artigo vamos mostrar o significado de turnover, o que é de fato a rotatividade de funcionários, por que pode aumentar e quais medidas tomar para reduzi-la.

Turnover: qual o significado?

Turnover é uma palavra em inglês que significa “renovação” ou “virada”, mas adaptando para a língua portuguesa o sentido correto seria rotatividade.

A taxa de rotatividade mede o número de funcionários de uma empresa que são desligados, ou seja, pedem demissão ou são demitidos.

O que é rotatividade de funcionários?

A rotatividade é a movimentação de entrada e saída dos colaboradores de uma empresa.

O turnover pode ocorrer de 4 formas diferentes:

  • voluntário: quando o próprio colaborador pede demissão, isso pode acontecer por: receber uma proposta melhor, se sentir infeliz no ambiente de trabalho ou não ter perspectivas de crescimento;
  • involuntário: acontece quando a empresa demite o funcionário, o que pode acontecer por: não apresentar uma boa performance, não se alinhar com a cultura da organização, se comportar fora da ética profissional, quebra de contrato ou pela empresa estar numa situação financeira difícil;
  • funcional: ocorre quando o funcionário pede demissão por estar infeliz com seu próprio desempenho, o que pode não ser ruim para a empresa que pode contratar um colaborador com qualificação melhor;
  • disfuncional: acontece quando um funcionário pede demissão, mas possui um bom desempenho e tem o perfil alinhado com a organização, isso pode acontecer por problemas internos que a companhia precisa rever e melhorar.

Por que o turnover de funcionários pode aumentar?

Na pesquisa Employee Experience realizada em 2020 com 150 mil colaboradores de trezentas empresas brasileiras os 3 principais motivos que levam os profissionais a pedirem demissão são:

  • não obter reconhecimento profissional;
  • falta de ética na empresa;
  • sem possibilidade de equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Além disso, há outras razões que levam o aumento do turnover nas empresas.

Vamos conhecê-los.

Clima organizacional negativo

Bem-estar dos colaboradores

Um dos principais motivos que levam ao desligamento de um colaborador nas empresas é um ambiente de trabalho negativo.

Pois quando o profissional tem uma percepção ruim sobre o local em que trabalha, convivendo em meio a conflitos, fofocas e até mesmo humilhações ele se sente desmotivado.

Dessa forma sua produtividade e sua performance caem e ele pode ou correr o risco de ser demitido ou não agüentar mais o clima organizacional e pedir demissão.

Falta de motivação para o desenvolvimento profissional

Os profissionais mais jovens das gerações Y e Z buscam em uma empresa não apenas bons salários, mas incentivo para o desenvolvimento profissional.

Por isso quando uma empresa não apresenta um plano de carreira bem estruturado e nem oferece treinamento ou ajuda em cursos para o desenvolvimento do colaborador ele se sente desmotivado.

Pois assim além de não ter expectativas de crescimento na organização ele também notará que lhe faltam habilidades para exercer as tarefas diárias.

Falta de flexibilidade na empresa

A flexibilidade no trabalho é um recurso que está se tornando cada vez mais comum, principalmente nas empresas que envolvem tecnologia.

Por isso quando a empresa não oferece esse recurso o colaborador pode se sentir sobrecarregado.

Pois não consegue conciliar sua vida profissional com a pessoal, o que pode levar a um pedido de demissão.  

Salários abaixo da média

tipos de avaliação de desempenho

Quando a empresa oferece um salário bem abaixo da média salarial do mercado o profissional também pode não se sentir satisfeito com a organização.

O mesmo vale em questão dos benefícios, pois se não forem atrativos para os colaboradores da sua empresa poderão gerar insatisfação.

Assim os colaboradores por sua vez podem ser atraídos para outras organizações com propostas melhores.

Liderança ineficiente

Quando as pessoas que se encontram na liderança não apresentam uma boa postura perante seus liderados.

Pois são autoritárias, entram em conflitos e não tem um bom relacionamento com a equipe pode contribuir para o surgimento de pedidos de demissão.

Quais as consequências da alta rotatividade para a empresa?

Quando o turnover da empresa está alto a empresa sente as consequências principalmente em seu bolso.

Pois precisa custear a rescisão, pagamento dos dias trabalhados, multas, aviso prévio, ente outros.

Ela também sente o prejuízo com os custos de novas contratações e treinamento dos novatos.

Além disso, há outras consequências para a empresa, vamos conhecê-las.

Baixa produtividade

Quando um colaborador deixa a companhia e ingressa um novo, leva um tempo até que ele se adapte à produção das demandas rotineiras.

Por isso a empresa pode sofrer com baixa produtividade durante o tempo que o novo funcionário levará para se adequar.

Isso pode prejudicar o atendimento das demandas da organização e levar a perda de lucros.

Mudanças no clima organizacional

Bem-estar dos colaboradores

Outra consequência do turnover é que o comportamento da equipe pode mudar, pois os outros colaboradores podem ficar apreensivos pensando que podem ser os próximos a serem demitidos.

Além disso, devido à necessidade do novo funcionário se adaptar o antigos podem ficar sobrecarregados de trabalho e se sentir mais cansados e estressados.

Perda de talentos e investimentos

Geralmente as empresas investem em seus colaboradores, assim quando ocorre um desligamento elas acabam perdendo o investimento que fizeram com treinamentos e capacitação.

Além disso, ao perder um bom talento é difícil obter um novo colaborador com as mesmas habilidades técnicas e comportamentais do que foi desligado.

Má fama para a marca empregadora

Se a organização tem um alto índice de turnover sua marca empregadora pode ficar com má fama no mercado.

Pois os profissionais podem acabar concluindo que a empresa não é um bom lugar para trabalhar e assim ela não atrai novos talentos.

Como medir o índice de turnover?

reuniões online

Para medir o índice de turnover é preciso fazer o cálculo de turnover.

Para isso basta fazer a soma do número de colaboradores que foram contratados e os que foram demitidos e dividir o resultado por dois.

Então você deve dividir o resultado pelo número total de funcionários da empresa e multiplicar por 100 para dar a porcentagem do índice de turnover.

A porcentagem ideal de turnover é diferente de uma empresa para outra e também depende do número de funcionários, mas em geral o ideal é que seja menos de 10% a cada 12 meses e 1% ao mês.

Quais medidas tomar para diminuir a rotatividade de pessoal?

Como você viu o alto índice de rotatividade pode trazer péssimas consequências para a empresa, principalmente financeiras, o que pode ser muito prejudicial para ela.

Por isso é preciso tomar algumas medidas para reverter a situação e diminuir o turnover.

Vamos conferir quais são essas medidas e como elas podem ajudar.

Questione os funcionários que se demitiram seus motivos

Primeiramente você deve tentar entender por que os funcionários que se demitiram tomaram essa atitude.

Assim você deve aplicar a pesquisa demissional e questionar os ex-funcionários.

Sabendo os motivos você pode criar um banco de dados com as informações que obteve dessa pesquisa e avaliar as respostas que se repetem.

Dessa forma é possível identificar os problemas que estão acontecendo dentro da organização e elaborar ações para solucioná-los.

Desligue os profissionais com perfil desalinhado ao da empresa

Uma segunda atitude é identificar os colaboradores que estão insatisfeitos trabalhando dentro da empresa e que podem reclamar pelos corredores.

Assim poderá desligá-los e dar-lhes a oportunidade de encontrar um trabalho que se abique melhor ao seu perfil.

Dessa maneira é possível melhorar o clima organizacional e colocar as outras medidas em prática tendo mais segurança em colher bons resultados.

Desenvolva um plano de carreira para os colaboradores

reuniões online

Mencionamos no artigo que a falta de um plano de carreira pode desmotivar os colaboradores.

Por isso é preciso que a organização estruture um plano de carreira e mostre aos funcionários desde a contratação de que maneira ele pode crescer dentro da empresa.

Assim ele vai saber o que precisa fazer e estudar para alcançar seus objetivos e ficará mais satisfeito e motivado.

Instrua e treine os líderes

Um mau relacionamento com o gestor imediato é outro motivo que leva ao aumento do turnover nas empresas.

Por isso se faz necessário instruir e treinar os líderes, guiando-os para se tornarem gestores melhores e possam motivar seus liderados e ajudá-los a se desenvolver profissionalmente.

Assim se faz necessário investir em um treinamento para líderes, para que se tornem gestores melhores e saibam ter um relacionamento leve, imparcial e justo com sua equipe.

Estabeleça uma boa comunicação interna

Uma boa comunicação é a chave para a melhora do clima organizacional.

 Pois quando há um diálogo saudável entre colegas de trabalho é possível compartilhar os objetivos da empresa e os resultados obtidos.

Dessa forma as opiniões, ideias e feedbacks são transmitidos da melhor forma possível, o que contribui para um ambiente harmônico e focado.

Ofereça o salário sob demanda

clima organizacional

Uma medida que pode ser atrativa para seus colaboradores é oferecer salário sob demanda, ou seja, pagá-los pelas horas trabalhadas, mas que ainda não foram pagas.

Dessa forma os funcionários podem receber em datas diferentes do dia do pagamento e se organizar melhor para pagar suas contas.

Pois muitas das vezes acabam ficando com dívidas por não ter o dinheiro em mãos no dia do vencimento das contas.

Incentive a criatividade e inovação

Você também deve incentivar a criatividade e inovação na empresa por meio de reuniões ou caixa de sugestões.

Dessa forma os funcionários se sentirão mais motivados a apresentarem ideias para melhorar processos, o que pode gerar bons resultados e ainda diminuir o turnover.

Para incentivar essa medida você deve estruturar o processo para transformar as ideias em resultados, oferecer recompensas aos funcionários e mostrar que eles não precisam ter medo de errar.

Reconheça o esforço dos colaboradores

Todo mundo gosta de sentir que está sendo valorizado e reconhecido pelo trabalho que está realizando, não é mesmo?

Por isso reconhecer quando um funcionário realizou um bom trabalho é muito benéfico tanto para ele como para a empresa.

Assim você deve estabelecer as recompensas que podem ser financeiras, em forma de viagem, jantar com a família, folga remunerada ou premiações.

Dessa forma o colaborador se sentirá mais satisfeito e motivado a não só permanecer na empresa como apresentar bons resultados.

Desenvolva uma cultura de feedback

turnover

Outra forma de diminuir o turnover é desenvolver uma cultura de feedback.

Nela os gestores devem aplicar avaliações de desempenho e passar aos colaboradores onde estão acertando e estão errando.

Dessa forma os funcionários poderão conhecer seus pontos positivos e saber o que precisarão fazer para melhorar os negativos.

Isso evita incertezas e ansiedade, dando mais tranquilidade e confiança aos colaboradores.

Ofereça bons benefícios

Oferecer bons benefícios também contribui para que os funcionários se sintam mais satisfeitos dentro da empresa.

Alguns benefícios podem até superar o aumento do salário, pois proporcionam mais satisfação, bem-estar e qualidade de vida.

Entre esses benefícios estão:

  • flexibilidade da jornada de trabalho;
  • vale-compra;
  • dias de folga;
  • viagens;
  • licença maternidade e paternidade estendida;
  • descontos em atividades de lazer e esporte;
  • jantar com a família.

Contrate profissionais alinhados à empresa

Uma medida essencial e que pode evitar o aumento do turnover é realizar uma contratação assertiva desde o início.

Pois ao escolher profissionais alinhados com a cultura da organização e com perfil profissional desejável a empresa evita problemas com insatisfação, mau relacionamento e baixo desempenho.

Uma boa forma de fazer isso é utilizando um Software de Recrutamento e Seleção que ajudará a divulgar as vagas e selecionar os candidatos de forma automática.

Dessa forma apenas irão para a triagem os currículos que contiverem os dados condizentes com os requisitos do cargo em questão.

É exatamente isso que a plataforma da EMPREGARE proporciona.

Pois de forma prática e ágil você pode realizar o processo seletivo com mais assertividade e selecionar apenas os candidatos que mais tem a ver com a vaga ofertada.

Acesse nosso site e fale com um de nossos especialistas para que você possa conhecer a plataforma.

Conclusão

Como você viu para reduzir o turnover da sua empresa é preciso tomar algumas medidas para melhorar a satisfação de seus funcionários.

Entre essas medidas estão:

  1. Questione os motivos dos funcionários que se demitiram;
  2. Desligue os profissionais com perfil desalinhado ao da empresa;
  3. Desenvolva um plano de carreira para os colaboradores;
  4. Instrua e treine os líderes;
  5. Estabeleça uma boa comunicação interna;
  6. Ofereça o salário sob demanda;
  7. Incentive a criatividade e inovação;
  8. Reconheça o esforço dos colaboradores;
  9. Desenvolva uma cultura de feedback;
  10. Ofereça bons benefícios;
  11. Contrate profissionais alinhados à empresa.

Dessa forma os colaboradores estarão mais motivados a continuar na organização e continuarão se empenhando para oferecer bons resultados.

Previous article Os 10 Indicadores Fundamentais de RH Para Você Conhecer e Usar
processo seletivo inclusivo
Next article O que é Teste Palográfico e como usá-lo na entrevista?

Escreva um comentário

Close