Ícone do site Blog do RH

Como conectar os funcionários aos objetivos da sua empresa

A cultura organizacional pode ser a chave na diferenciação e sucesso empresarial

Você já notou como a produtividade e o engajamento dos funcionários aumentam quando eles estão conectados à missão da empresa? Sem uma direção clara, há muitos obstáculos—cargas de trabalho pesadas, comunicações pouco claras, falta de visibilidade—que podem impedir seus colaboradores e, em última instância, sua empresa de avançar.

 

A importância de conectar os funcionários aos objetivos da empresa

A maioria dos funcionários deseja mais do que apenas completar uma lista de tarefas. Eles querem estar ligados a uma missão mais ampla da empresa e desempenhar um papel nesse sucesso. Mas mesmo os seus melhores funcionários, com forte orgulho pela empresa, precisam saber para onde ir.

Desenvolvendo a missão da empresa

Sua missão é o propósito da sua empresa. É por que você faz o que faz. E deve resistir ao teste do tempo. Mas isso não significa que precisa ser entediante ou básica. Na verdade, as melhores declarações de missão são inspiradoras e ajudam a reunir os funcionários em torno de um bem comum.

Ao desenvolver sua declaração de missão, considere o que torna sua empresa única. É a qualidade do seu produto ou serviço? Comunicação? Justiça? Envolvimento com a comunidade? Quando você incorpora esses elementos na sua missão, indica onde sua organização coloca valor em todas as abordagens ao mercado.

Considere a declaração de missão da Starbucks: “Inspirar e nutrir o espírito humano—uma pessoa, uma xícara e um bairro de cada vez.” Note que sua missão não é apenas vender café ou mesmo fazer o melhor café—é mais ambiciosa do que isso. Em vez disso, sua missão é desenvolver uma conexão humana com os clientes por meio do café. E isso é algo que seus funcionários podem apoiar.

Os funcionários sempre farão o que acham que é melhor de acordo com o que pensam que os líderes querem ou precisam. Se você lhes disser o que deseja, isso direciona o comportamento deles conforme pretendido. No caso da Starbucks, a declaração de missão ajuda a focar os funcionários em criar uma ótima experiência para o cliente—acima de tudo.

Criando uma visão clara e estratégica

As declarações de visão e missão são frequentemente confundidas. Enquanto a missão é ampla e ambiciosa, a visão a estreita. Considere:

Uma declaração de visão é como você alcançará a missão. É mensurável.

Por exemplo, “A Toyota liderará o caminho para o futuro da mobilidade, enriquecendo vidas ao redor do mundo com as formas mais seguras e responsáveis de mover as pessoas.”

Sua visão deve facilitar a explicação das decisões de negócios aos funcionários. No caso da Toyota, a visão pode ajudar a esclarecer por que estão fazendo um produto de determinada maneira (para mantê-lo seguro e ser responsável) ou por que é necessária uma resposta rápida (para liderar o caminho em sua indústria).

Entenda, porém, que, ao contrário da missão, uma visão pode mudar ao longo do tempo. Os líderes devem revisá-la continuamente para garantir que ainda faça sentido.

Estabelecendo valores culturais

Assim como a visão apoia a missão, os valores culturais ajudam você a alcançar sua visão.

Por exemplo, um bom valor cultural pode ser: “É ok discordar. Não é ok ser desagradável.” Esse tipo de valor diz aos funcionários que você valoriza e precisa da opinião deles, mas também espera que sejam respeitosos.

Valores culturais concretos definem expectativas comportamentais. Eles explicam como a empresa espera que cada funcionário trabalhe.

Com os valores da sua empresa como bússola, os funcionários naturalmente trabalharão em direção à missão e visão da organização. Com o tempo, desenvolverão métodos saudáveis e produtivos para alcançar suas metas individuais.

Alinhando os funcionários com os objetivos

Você já viu uma banda marcial se apresentar? A banda olha para o maestro agitando a batuta, o que ajuda todos a se moverem na direção certa e a criarem a formação desejada no campo.

Sua missão, visão e valores são a batuta da sua empresa. Enquanto os funcionários puderem ver essa orientação, eles podem marchar na mesma direção e se organizar conforme planejado.

Se uma empresa não se alinha com sua missão, alguns funcionários trabalharão em uma direção enquanto outros seguem um caminho diferente. Por exemplo, a equipe de manufatura pode investir em uma máquina cara para um novo produto, enquanto a missão e a visão estão focadas em um produto existente. Esse desalinhamento pode levar a perdas significativas—tanto em produtividade quanto em recursos financeiros.

Os líderes seniores são os guardiões dessa orientação. Eles devem garantir que o trabalho dos funcionários continue apoiando a missão e a visão diariamente. Cada equipe, seja de contabilidade ou de atendimento ao cliente, precisa saber qual é sua parte e por que é importante, para que possam tomar decisões apropriadas.

Mantendo a conexão viva

Depois de implementar sua missão, visão e valores, como mantê-los em destaque? Aqui estão algumas estratégias a considerar:

Conectar os funcionários aos objetivos da empresa é fundamental para o sucesso organizacional. Quando essa conexão é estabelecida, os funcionários entendem seu papel no panorama geral e trabalham com mais engajamento e produtividade.

Lembre-se: sua missão, visão e valores não são apenas palavras no papel. Eles são ferramentas poderosas para inspirar e guiar sua equipe. Mantenha esses conceitos vivos em todas as decisões e interações diárias.

Se você ainda não implementou essas práticas em sua empresa, agora é o momento. Alinhe seus funcionários com os objetivos da organização e observe como essa mudança pode transformar o ambiente de trabalho e os resultados do negócio.

Quer saber mais sobre como aumentar o engajamento da sua equipe e alinhar seus funcionários com os objetivos da empresa? Inscreva-se na nossa newsletter e receba as melhores dicas diretamente no seu e-mail!

Sair da versão mobile