Clima organizacional: o que é, e qual a sua importância?

Clima Organizacional_o que é e como melhorá-lo

Um ambiente de trabalho agradável é aquele em que as pessoas são felizes e se sentem satisfeitos por estarem ali. Isto é, um ambiente agradável proporciona crescimento profissional e um bom relacionamento entre todos. Para que isso aconteça, o clima organizacional precisa ser bom. E esse aspecto deve começar logo no início, por iniciativa da empresa.

Pensando nisso, separamos aqui neste artigo o que é clima organizacional, bem como é possível fortalecê-lo. Então, fica conosco até o fim, e boa leitura!  

O que é clima organizacional?

O mercado de trabalho passou décadas focado apenas na produtividade absoluta de seus funcionários. E ainda hoje não é incomum encontrar empresas e profissionais que afirmam que neglicenciou outras áreas de sua vida, graças a sua rotina profissional. E o clima organizacional se refere exatamente a isso: a mensuração e o equilíbrio sobre a qualidade do ambiente. É preciso que as empresas se preocupem em criar um ambiente de trabalho agradável. Afinal, trata-se de nosso principal meio de convivência, passamos mais tempo trabalhando do que com nossas famílias, por exemplo. 

Nesse sentido, o clima organizacional pode ser definido a partir de uma percepção coletiva sobre a empresa, que afeta diretamente a qualidade do ambiente e, consequentemente, a satisfação, a produtividade e o engajamento dos colaboradores. Ou seja, a partir de diversas experiências, o colaborador cria uma impressão que pode – ou não – favorecer o clima do ambiente compartilhado.  

o que é clima organizacional
Entenda o conceito de clima organizacional. | Foto: pixabay.com

Quando a empresa passa a tomar consciência desses aspectos, ela estimula o contentamento dos seus colaboradores com o trabalho. Assim, elevando sua entrega e qualificando o desempenho da equipe. Em outras palavras, quando a recompensa não é – necessariamente – monetária, e vem como forma de satisfação com o espaço de trabalho, podemos dizer que a empresa possui um bom clima organizacional. 

Dessa forma, seu conceito consiste em um indicador de satisfação dos colaboradores, em relação a diferentes aspectos que compõe a cultura organizacional.

Conceito subjetivo

Chiavenato descreve o clima organizacional como um “conjunto de propriedades mensuráveis presentes no ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.”.

A partir dessa definição, é interessante ressaltar alguns fatores sobre o clima organizacional, e que são marcantes: 

  • trata-se de uma atmosfera psicológica;
  • pode ser um retrato momentâneo da relação entre a empresa e seus colaboradores;
  • está relacionado com a qualidade do ambiente;
  • tem a ver com o apoio e a valorização que os funcionários sentem que recebem da empresa;
  • a estrutura da organização pode influenciar diretamente no clima;
  • ele é um reflexo do nível de motivação dos colaboradores;
  • pode ter efeitos positivos e negativos sobre o comportamento das pessoas no local de trabalho, entre outros fatores. 

Sem dúvidas, determinar o que é o clima não é uma tarefa simples. Pois, trata-se de algo muito subjetivo. Afinal, cada empresa possui um clima organizacional diferente, e que pode ser percebido de diferentes formas. 

Com as ferramentas certas, como a pesquisa de clima organizacional, por exemplo, é possível identificar as principais características que definem a atmosfera da empresa. Assim, podendo analisar qual é o tipo de clima, bem como melhorá-lo, se for o caso. 

Tipos de clima organizacional

Para simplificar e exemplificar o conceito de clima organizacional, vamos apresentá-lo em três níveis:

  • Clima organizacional bom ou alto: trata-se do estado emocional onde o funcionário se sente feliz no ambiente de trabalho, e se envolve mais nas ações e projetos da empresa. Um clima organizacional alto tem processo claro e bem definidos, que são norteados pelos valores, objetivos e crenças nas quais todos acreditam. Em outras palavras, uma empresa com um clima bom é capaz de estimular a criatividade e a alta produtividade, além de possuir engajamento nos objetivos gerais da organização. 
  • Clima organizacional ruim ou baixo: muito desfavorável para a empresa, pois, pode prejudicar vários aspectos como a perda de talentos, altos índices de absenteísmo e turnover, queda na produtividade e motivação, entre outros malefícios. Trata-se de um clima onde não há engajamento, os colaboradores não se identificam com a missão ou os valores da organização, e não se sentem satisfeitos com o ambiente onde trabalham. 
  • Clima organizacional neutro: o meio-termo também faz parte do diagnóstico de clima organizacional, e pode apresentar não só os pontos positivos e que devem ser mantidos, como também as falhas que precisam ser administradas. Aqui, o colaborador alterna momentos em que se sente valorizado e importante, e em outros se sente apenas como mais um.  

Fatores que podem influenciar o clima organizacional

Como vimos, o clima organizacional é subjetivo, pois, depende do ambiente da empresa para sua definição. No entanto, ele é formado a partir da soma de um conjunto de fatores positivos e negativos que estimulam – ou não – os seus colaboradores. 

Esses fatores podem incluir não só os aspectos internos em uma organização, como o relacionamento da equipe, por exemplo. Mas, também os elementos da vida do colaborador que são externo, como a convivência familiar. 

Confira a seguir os principais fatores internos:

  • Motivação no trabalho e para realizar as atividades.
  • Confiança na liderança e relacionamento com os líderes e com os outros colaboradores.
  • Identificação e autonomia na função.
  • Estabilidade no emprego.
  • Estrutura e regras organizacionais.
  • Possibilidade de crescimento e desenvolvimento profissional.
  • Identificação com a cultural organizacional (fit cultural).
  • Reconhecimento e valorização.
  • Eficácia e qualidade da comunicação interna.
  • Transporte ao trabalho e para casa.
  • Satisfação com a remuneração e benefícios, entre outros valores.

E dentre os fatores externos, podemos citar: 

  • Saúde física e emocional.
  • Vida social.
  • Convivência familiar.
  • Situação e organização financeira, entre outros. 

Todos esses fatores citados são exemplos de percepções que podem ser manifestadas pelas pessoas, quando a empresa se propõe a avaliar o clima organizacional. A seguir entenda quais são os benefícios em aplicar o conceito de clima em sua empresa. 

Benefícios do clima organizacional

Quando bem aplicado, o clima organizacional pode trazer benefícios expressivos para o seu negócio. Para enriquecer o seu entendimento, separamos aqui os principais. Confira: 

Benefícios do clima organizacional
Principais benefícios do clima organizacional. | Foto: pixabay.com

Reduzir o absenteísmo

Quando a empresa entende o que é o clima organizacional e passa a investir em ações para tornar o clima agradável, como resultado, atinge uma estrutura mais saudável, assim, diminuindo as faltas e atrasos dos colaboradores. Como consequência disso, passa a perceber um aumento considerável na produtividade e na motivação.  

Sem dúvidas, investir nas pessoas e nos seus colaboradores, é uma excelente forma de potencializar os ganhos e aumentar a competitividade.

Melhorar a comunicação

A comunicação pode ser o principal agente transformador do clima organizacional, tanto positivamente, quanto negativamente. A partir de uma comunicação clara, objetiva e saudável, as ações são realizadas de maneira mais rápida e compreensível, assim, favorecendo para um bom clima organizacional.

Por isso, o ideal é investir nos veículos de comunicação mais apropriados para a sua empresa: jornais, redes sociais, e-mail, murais, entre outras. 

Clima organizacional e comunicação
Comunicação é um dos pilares do clima organizacional. | Foto: pixabay.com

Favorecer o feedback e aumentar a confiança

Um clima organizacional bom é aquele que valoriza a força de trabalho da empresa. Portanto, implementar uma cultura de feedback na organização tem um papel fundamental. 

Quanto mais os líderes participarem do processo, ou seja, forem transparentes e se proponham a motivar a equipe, mais o funcionário poderá desenvolver um senso de pertencimento, respeito, confiança e valorização. Assim, aumentando o clima organizacional e o engajamento.  

A relação entre líderes e liderados é fundamental para o sucesso da empresa, e a confiança mútua, a partir de uma boa cultura de feedback poderá trazer grandes resultados para a empresa. 

Estimular uma competição saudável

Equilibrar a competição entre seus colaboradores pode favorecer um clima organizacional bom. Para isso, a gestão precisa incentivar os trabalhos dos colaboradores, tanto os que estão apresentando uma boa performance, quanto os que não estão indo tão bem quanto o esperado. 

Melhorar o trabalho em equipe

Por fim, com um clima organizacional favorável para o desenvolvimento dos funcionários, elas tendem a pensar de forma coletiva e passam a se enxergam como parte de um todo. 

Esse senso de pertencimento é refletida nos resultados positivos de produtividade, além de aumentar a qualidade no que é entregue. 

Quais as principais ações para melhorar o clima organizacional?

Sem dúvidas, o primeiro passo que uma empresa deve dar quando busca a melhoria do clima organizacional, é fazer uma pesquisa de clima. Só assim, será possível mensurar e analisar a percepção dos colaboradores a respeito do ambiente. 

Mas, não só a pesquisa é importante. Outros fatores e ações também devem ser implementadas para que a sua equipe possa promover mudanças e melhorias nos processos, a fim de melhorar o clima. Confira quais são as 5 principais ações: 

01. Realize pesquisas de clima organizacional

pesquisa de clima organizacional
Primeiro passo: pesquisa de clima organizacional. | Foto: pixabay.com

De forma geral, a pesquisa de clima irá ajudar a sua empresa num primeiro momento. Isto é, elas são fundamentais para identificar quais aspectos e questões que incomodam os seus funcionários e, assim, é possível fazer ações corretivas. 

A pesquisa de clima organizacional é ideal para fazer avaliações de relacionamentos, além de reconhecer pontos fortes e de melhoria da empresa, como a produtividade ou a motivação, por exemplo. Ela também ajudará a entender como a cultura organizacional atual está apoiando ou prejudicando o ambiente de trabalho. 

Além disso, essa pesquisa pode ser aplicada no início, para avaliar o clima e perceber pontos de melhoria. E o ideal é que ela seja reaplicada depois de um tempo. Só assim será possível avaliar se as ações estão surtindo efeitos positivos ou não.  

02. Cuide do ambiente de trabalho

Em segundo lugar, o ambiente organizacional é essencial para a gestão do conceito de clima. Não adianta os colaboradores serem competentes e terem um bom relacionamento entre si, se não puderem contar com recursos e ferramentas para um trabalho bem feito e de qualidade.

Cuidar do ambiente, também inclui oferecer um ambiente limpo e organizado para um bem-estar físico e emocional. Todos os pontos de melhorias podem ser observados a partir de uma pesquisa de clima ou até mesmo feedbacks pontuais e periódicos dos funcionários acerca do ambiente de trabalho. 

03. Ofereça programas de recompensas e benefícios

Recompensar os colaboradores que se destacam é uma excelente maneira de motivar, engajar e valorizar. Além de despertar o interesse da equipe em atingir as metas gerais da organização. 

Nem sempre o benefício precisa ser em dinheiro. Pode ser:

  • um dia de folga no dia do aniversário;
  • a redução de expediente nos dias que as metas foram efetivamente cumpridas antes do prazo;
  • e até mesmo ampliar o tempo de férias.

Se certifique de pesquisar o que seus colabores desejam para oferecer recompensas e benefícios que façam sentido para eles e que os estimule a melhorar sempre. 

04. Estabeleça metas reais e alcançáveis

Por falar em metas, não se esqueça de estabelecer objetivos reais e atingíveis. Afinal, poucas coisas são tão desanimadoras quanto metas inalcançáveis. Se uma meta está sendo prorrogada há um tempo, une a equipe de RH e gestores para analisar os possíveis motivos. 

O que está impedindo os seus colaboradores de atingi-las, e ainda, em que momento eles atingem com mais facilidade? Muitas vezes o próprio clima organizacional pode estar influenciando neste aspectos.  

05. Treine a equipe com foco em excelência

Profissionais satisfeitos e produtivos são aqueles que são estimulados, desafiados e que recebem oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Em contrapartida, profissionais despreparados não vão trazer os resultados que a empresa precisa.

É preciso entender que as pessoas são fundamentais para o sucesso do negócio. Isto, pois, investir nas pessoas é tão fundamental quanto investir em ferramentas e na atualização de equipamentos para o desempenho das mais diferentes funções. 

Portanto, invista em treinamento e desenvolvimento e estimule a equipe a trabalhar com foco em excelência. Desenvolva não só as competências técnicas, como também as emocionais através de cursos e palestras eficazes, e você verá grandes resultados em termos de produtividade, valores e clima organizacional.  

Conclusão 

Como você pôde observar ao longo desse artigo, o conceito de clima é uma aplicação essencial para promover resultados lucrativos e expressivos em sua empresa. O intuito é melhorar a qualidade do ambiente organizacional para que os funcionários se sintam cada vez mais felizes, engajados, comprometidos e alinhados aos objetivos, missão, e valores da empresa.  

Esperamos que este guia tenha ajudado a despertar seu interesse para esse ponto tão fundamental para o sucesso da sua empresa. 

Por fim, o que você achou desse conteúdo? Deixe um comentário para sabermos a sua opinião. E não se esqueça de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

Além disso, aproveite para seguir a EMPREGARE.com no Instagram, e se inscrever no canal do YouTube para ter acesso a mais conteúdo como este.

E se você quer ter resultados positivos em seus processos seletivos, conte com o sistema inteligente da EMPREGARE.com. E tenha até 80% de economia de tempo e de recursos em seus processos de recrutamento e seleção. Se interessou? Então, clique aqui e agende uma demonstração com um de nossos consultores!

Direitos do empregador - deveres e direitos que toda empresa precisa conhecer
Artigo anterior Direitos do empregador: deveres e direitos que toda empresa precisa conhecer
Tendências de recrutamento e seleção e de gestão de pessoas para 2021.
Próximo artigo Tendências de recrutamento e seleção e de gestão de pessoas para 2021

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close