A entrevista é considerada umas das etapas mais importantes em um processo seletivo. Isso porque quando bem conduzida, pode ajudar os recrutadores a encontrar o candidato ideal e mais adequado para o cargo, assim, garantindo sucesso para ambas as partes. Com isso, existem diversos tipos de entrevista de emprego, cada uma com um roteiro e objetivos bem definidos. Esses formatos variam muito de acordo com a empresa e com as metas a serem atingidas. 

Portanto, confira nesse artigo quais são os tipos de entrevista de emprego, bem como quais são os seus principais objetivos. Boa leitura!

Entrevista de emprego

Todo mundo sabe que a entrevista de emprego é uma das etapas mais fundamentais de um processo seletivo. Pois, garante a contratação de profissionais adequados ao cargo, e que também possuem aderência ao fit cultural da empresa. 

Nessa entrevista é possível fazer tanto uma triagem inicial com os candidatos, quanto uma análise mais aprofundada de seu perfil comportamental. Para alcançar diversos benefícios existem vários tipos de entrevista de emprego e diferentes objetivos. 

Pensando nisso, separamos nos próximos tópicos os tipos de entrevista, sendo separadas em estruturadas, semi-estruturadas e não estruturadas. E também os principais objetivos tais como: entrevista técnica, comportamental, em grupo, de vídeo, entre outras. Portanto, continue lendo para conferir. 

Tipos de entrevista de emprego

tipos de entrevista de emprego
Tipos de entrevista de emprego. | Foto: pixabay.com

O tipo de entrevista de emprego ideal vai depender muito dos recursos que a empresa possui e também das especificidades da vaga em aberto. 

É interessante selecionar apenas um modelo de acordo com os objetivos. Além disso, essa definição deve ser feita antes mesmo de iniciar o processo de recrutamento e seleção, e mantê-la ao longo do processo, assim, evitando prejudicar o desempenho do candidato. Confira os 3 principais tipos de entrevista:

1. Entrevista estruturada

Aqui, um roteiro com questões previamente estabelecidas irá guiar o recrutador durante toda a entrevista, destacando as principais perguntas que deverão ser feitas aos candidatos.

Além disso, esse modelo garante uma entrevista mais uniforme para todos os entrevistados, ficando mais fácil avaliar as respostas. Também é ideal para quando o recrutador quer obter o máximo de informações possíveis, sem acrescentar tantas perguntas, tornando o diálogo exaustivo. Veja alguns exemplos de perguntas:

  • Qual foi a situação mais desafiadora que você enfrentou, e como saiu dela? 
  • Você possui algum hobby atualmente?
  • Quais são seus objetivos em curto e longo prazo? 
  • Porque você escolheu essa carreira/área?

2. Entrevista não estruturada

A entrevista não estruturada é o oposto da primeira. Aqui o profissional tem mais autonomia para realizar as principais perguntas, respeitando as especificidades do cargo, mas também adaptando à cada situação.

No entanto, mesmo que esse modelo seja mais flexível, é preciso estabelecer alguns pontos de interesse, ou seja, alguns objetivos principais. É possível avaliar os seguintes aspectos: 

  • Conhecimento/experiência técnica;
  • Formação acadêmica;
  • Interesses pessoais;
  • Experiência com liderança, entre outros. 

No decorrer da entrevista o recrutador consegue se aprofundar em cada um desses aspectos, da forma que achar mais conveniente e necessário para avaliar o candidato. 

Aqui o cuidado é dobrado, pois, é necessário que o entrevistador faça perguntas abertas. Evitando respostas monossilábicas com um “sim” ou “não, por exemplo. 

Além disso, o único ponto negativo nesse modelo é que o recrutador pode se esquecer de fazer alguma pergunta importante, assim, dificultando a avaliação.  

3. Entrevista semiestruturada

Por fim, a entrevista semiestruturada é o modelo mais utilizado entre os profissionais de RH. Isso porque ela envolve os dois primeiros tipos de entrevista de emprego.

Em resumo, ela é caracterizada por um conjunto de perguntas previamente estabelecidas. Porém, também permite que o entrevistador inclua algumas questões ao decorrer da entrevista, de acordo com o andamento da mesma, e com a necessidade de obter mais informações. É ideal quando o recrutador fica com dúvidas sobre algum aspecto importante para o cargo. 

Sendo assim, apesar de ser um modelo mais focado e dirigido, também possui certa flexibilidade. 

Principais objetivos das entrevistas de emprego

Agora que você já conheceu os principais tipos de entrevista de emprego, entenda cada um dos objetivos. Só assim a equipe será capaz de planejar a melhor entrevista possível para obter resultados positivos. Confira:

Entrevista de triagem 

entrevista de emprego
Tipos de entrevista de emprego: entrevista de triagem. | Foto: pixabay.com

Primeiramente, essa entrevista serve como uma forma de pré-seleção dos candidatos. Geralmente são utilizadas entrevistas estruturadas para facilitar a avaliação, e dispensar os profissionais que não concordam com o perfil desejado. Ou seja, essa entrevista é utilizada para analisar se os candidatos possuem os requisitos básicos para exercer as funções do cargo. 

Essa etapa pode ser feita por telefone, pessoalmente ou até mesmo através de um software inteligente de recrutamento e seleção. Além disso, a maioria das informações são oferecidas pelos candidatos por meio de um formulário de candidatura, mais objetivo que o currículo. 

Entrevista de emprego técnica

Como o próprio nome indica, é aquela que propõe avaliar os conhecimentos técnicos e específicos dos candidatos, de acordo com o cargo. Geralmente é conduzida pelo gestor da área que está sendo contratada. 

Além disso, no mesmo dia geralmente são aplicados testes e provas para testar os conhecimentos e os níveis das habilidades. 

Comportamental ou por competências

Esse modelo de entrevista de emprego está cada vez mais sendo utilizado nos processos seletivos atuais. O objetivo principal é avaliar a personalidade e as habilidades comportamentais do candidato, e verificar se o profissional possui afinidade com a posição e com a cultura organizacional.  

É muito comum que o entrevistador pergunte sobre as experiências do profissional, conhecimentos, bem como a forma com que ele agiu em determinadas situações. Assim, o recrutador consegue ter uma noção de como o profissional agiria no dia a dia da empresa.

perguntas comportamentais


São avaliados aspectos como:

  • relacionamento;
  • comunicação interpessoal;
  • capacidade de adaptação;
  • habilidades de liderança; 
  • trabalho em equipe, entre outros.  

Além disso, é esperado que o candidato exponha quais foram as suas decisões, e qual é a linha de raciocínio utilizada para chegar a essa conclusão. Esse tipo de entrevista de emprego, nos leva ao próximo. 

Entrevista com estudo de caso 

Trata-se da entrevista cujo objetivo é avaliar a capacidade analítica e de resolução de problemas do candidato. Sendo assim, o entrevistador irá solicitar ao profissional que faça a análise de um caso de mercado e que contenha um problema específico daquela empresa. E claro, ao final, apresentar uma solução de forma estratégica. 

Essa entrevista pode ser oral ou escrita. Quando escrita, permite avaliar mais essa habilidade do profissional.

Simulada ou prévia

Em resumo, essa é uma entrevista intermediária usada para avaliar a desenvoltura do candidato e conduzi-lo até a entrevista final e definitiva. Nesse modelo é observada a capacidade que o profissional tem de se apresentar e gerar uma impressão positiva sobre si mesmo.  

Ao final, o candidato irá receber um feedback de sua performance. Essa é uma excelente forma do candidato se preparar para a entrevista de seleção.

Entrevista em grupo ou coletiva

entrevista coletiva
Tipos de entrevista de emprego: coletiva. | Foto: pixabay.com

Trata-se da entrevista que avalia vários profissionais em simultâneo. Elas são ideais para quando o conhecimento técnico e as habilidades dos profissionais são muito parecidos. Afinal, quando colocados em uma sala, fica mais fácil descobrir qual deles se destacam a partir de seus diferenciais. Por isso, elas são frequentemente usadas em seleção para trainee, ou cargos para profissionais em início de carreira.

Além disso, também é possível avaliar aspectos como:

  • trabalho em equipe;
  • colaboração;
  • empatia;
  • competitividade;
  • comunicação, entre outros. 

Para facilitar na hora de avaliar, muitas empresas optam por aplicar dinâmicas, jogos e atividades que permitem uma maior interação entre os candidatos. 

Entrevista-painel

A entrevista-painel serve para avaliar um candidato sob várias perspectivas. Geralmente, mais de um gestor participa dessa entrevista, e abordam questões relacionadas à sua realidade específica. Ou seja, tratam-se de avaliadores de diversas áreas da empresa, mas que se relacionam com o cargo em questão. A intenção nesse tipo de entrevista é ter uma avaliação mais abrangente. Bem como, avaliar o potencial do candidato diante de questões relacionadas ao setor e ao dia a dia da equipe, de forma geral.

Entrevista por telefone 

Geralmente, esse é o primeiro contato com o profissional, por isso, a forma como ele atende e interage com o avaliador é muito importante. Essa entrevista é ideal para coletar informações básicas, ou para testar alguma habilidade específica, como o nível de conhecimento em algum idioma, por exemplo. 

Esse modelo também é ideal para filtrar candidatos, principalmente quando existe uma grande quantidade de profissionais inscritos para poucas oportunidades. Assim, é feita uma pré-seleção por telefone para averiguar quem continua no processo e quem, infelizmente, está eliminado. 

Entrevista de emprego por vídeo 

entrevista de emprego por vídeo
Entrevista de emprego por vídeo. | Foto: pixabay.com

Como consequência do crescente avanço das tecnologias, esse modelo de entrevista por vídeo está cada vez mais sendo implementado pelas empresas. Principalmente quando a sede da organização fica distante da filial e da residência dos candidatos entrevistados.

Esse modelo pode atingir diversos objetivos, principalmente pode ser usada para avaliar a fluência em outro idioma. 

Além disso, otimiza o processo de seleção, agiliza o tempo empregado nas etapas para atração e contratação de talentos. E é uma excelente alternativa de redução de custos, tanto para a empresa, quanto para os candidatos. 

Essas entrevistas por vídeo podem ser online, como também podem ser feitas por meio de gravações. Nesse segundo exemplo, a equipe de RH envia aos candidatos um roteiro com questões importantes, bem como as instruções com limite máximo e mínimo de tempo, e a forma de envio.

A entrevista por vídeo não substitui o encontro presencial, mas funciona muito bem para analisar quais candidatos são mais adequados para o cargo.   

Entrevista de campo

Esse é um dos tipos de entrevista de emprego menos utilizados pelas empresas brasileiras, pois demandam mais tempo e recursos. No entanto, também possui seus benefícios. 

Na entrevista de campo as empresas vão até às universidades para entrevistar estudantes que se destacam em sala de aula. Sendo assim, é ideal para vagas de estágio ou de trainee. 

Além disso, oferece um grande potencial competitivo para as empresas, do ponto de vista da aquisição de talentos. Ou seja, se bem realizada, essa entrevista pode passar uma primeira boa impressão a respeito da empresa, como excelente marca empregadora

Entrevista de estresse

Por fim, apesar de não ser muito utilizada pelas empresas, esse modelo é ideal para verificar como os candidatos se comportam frente a situações estressantes. Um exemplo dos testes que são aplicados nesse modelo de entrevista é realizar várias perguntas ao candidato em um ritmo mais acelerado, fazendo com que ele seja obrigado a pensar em respostas rapidamente. 

Dessa forma, o recrutador consegue avaliar como o profissional se comporta diante de situações que necessitam de pouco tempo para a sua solução, como cargos de urgência e emergência, por exemplo.  

Novas tecnologias e tendências no RH

Com o avanço crescente da tecnologia, estão surgindo inúmeras soluções para simplificar ainda mais os processos do dia a dia do setor, e o processo seletivo não pode ficar de fora disso.

Nesse sentido, a EMPREGARE.com surge com a proposta de aproximar empresas aos melhores candidatos, favorecendo o relacionamento, e com isso, trazendo maior assertividade aos processos seletivos da sua empresa.

Tudo isso através de um software inteligente de recrutamento e seleção que oferece as melhores ferramentas, assim, garantindo até 80% de economia de tempo em seus processos.

Ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre essa solução? Então, clique aqui e solicite uma demonstração com um de nossos consultores! 

Além disso, aproveite para nos acompanhar nas redes sociais. A EMPREGARE.com está no LinkedIn, no Instagram e tem um canal no YouTube com muito conteúdo enriquecedor e de graça para você e para a sua empresa.

Perfil comportamental_ como pode aumentar os resultados da empresa
Artigo anterior Perfil comportamental: como pode aumentar os resultados da empresa?
Melhores estratégias para retenção de profissionais de TI
Próximo artigo Melhores estratégias para retenção de profissionais de TI

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close