Fit Cultural: entendendo o conceito

Entendendo o conceito de Fit Cultural

Você tem dificuldades em encontrar o candidato ideal para a sua empresa? Ou ainda, sua empresa apresenta um alto índice de rotatividade todos os anos? A avaliação do Fit Cultural em um processo de contratação pode promover melhorias na atração de talentos, bem como na retenção destes. Dessa forma, entenda o que é Fit Cultural, quais são seus principais benefícios e um passo a passo de como avaliar. 

Entendendo o conceito de Fit Cultural

O Fit Cultural é um conceito que vem crescendo cada vez mais. Mas, antes de entender seu conceito, é preciso entender o que é uma cultura organizacional. 

Em resumo, a cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de crenças, valores, padrões, hábitos e políticas. Aspectos estes que determinam a forma como a empresa conduz os seus negócios e até mesmo a forma como se relaciona internamente com seus colaboradores. 

Contratar pessoas com perfis ideais, capazes de se adaptarem e formarem uma cultura organizacional forte, tem sido cada vez mais desafiador.  

Não é para menos! Afinal, o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo. Empresas brigam diariamente pelos melhores talentos que farão parte do time de colaboradores, agregando valor a organização e trazendo resultados promissórios. 

E não basta ser um profissional qualificado, é preciso que seu perfil esteja alinhado aos objetivos, aos valores e à missão da organização. Dessa forma, o profissional será capaz de integrar a equipe harmonicamente, e se encaixar perfeitamente ao ambiente de trabalho.  

Logo, para que haja uma harmonia e um alinhamento perfeito, e para que o processo seletivo se torne mais assertivo, é necessário entender e analisar o Fit Cultural. 

Mas, afinal, o que é o Fit Cultural?  

entendendo o fit cultural

Em suma, trata-se deste alinhamento que o candidato tem com os valores da cultura. Além disso, envolve as habilidades, competências, traços comportamentais e de personalidade compatíveis com o ambiente organizacional. 

O Fit Cultural entra como uma estratégia para economizar recursos humanos e financeiros, reduzir custos, aumentar a produtividade e os lucros da empresa. Bem como, atrair e reter os melhores talentos.  

Ao considerar todos esses elementos, você consegue integrar em sua equipe os candidatos com maiores probabilidades de atingir resultados para a empresa, e com maior envolvimento e motivação para permanecer por mais tempo na organização. 

Benefícios em avaliar o Fit Cultural

O Fit cultural estabelece grande impacto no recrutamento. Isto é, ele pode influenciar de maneira positiva a atração e a retenção de talentos em sua empresa.  

Dessa forma, confira a seguir os benefícios principais em avaliar o Fit Cultural dos candidatos e dos colaboradores. 

1. Atração de talentos e assertividade nas contratações

Um processo de recrutamento e seleção leva um tempo considerável, e requer a utilização de recursos humanos e financeiros. Logo, contratar um profissional fora do perfil ideal pode trazer prejuízos consideráveis para a sua empresa.  

Portanto, ao avaliar adequadamente o Fit Cultural do candidato, sua empresa irá aumentar as possibilidades de contratar um profissional qualificado e que atenda aos requisitos da oportunidade. 

E com uma contratação assertiva, o profissional terá uma chance maior de se adaptar aos processos e ao ambiente da empresa, contribuindo para o sucesso da organização de forma geral. 

Além disso, um time de colaboradores alinhados proporciona experiências positivas para toda a equipe.

2. Aumento da produtividade e do desempenho dos colaboradores

O profissional que possui um Fit Cultural alinhado aos valores principais da empresa, se adapta mais facilmente, tem mais motivação para trazer bons resultados e se sente orgulhoso de fazer parte da equipe. 

Nesse sentido, esse sentimento de pertencer aumenta a produtividade e, consequentemente, o desempenho dos profissionais. Afinal, com objetivos similares, o profissional estará mais preocupado em alcançar os resultados e atingir as metas definidas pela organização. 

3. Redução do Turnover

É de extrema importância que o colaborador se sinta à vontade e conectado com o ambiente empresarial. Quando maior sua satisfação e motivação, maior será o tempo de sua permanência na organização.  

Logo, a avaliação eficiente do Fit Cultural no processo de contratação pode aumentar os índices de retenção de colaboradores na empresa.  

Em outras palavras, a possibilidade de um profissional ficar em uma empresa ao qual se identifica é muito maior. Além disso, facilita o desenvolvimento das equipes, a diminuição de faltas e atrasos, reduz gastos em decorrência de novas contratações e processo de demissão, e os resultados para a empresa serão sempre positivos. 

4. Melhora o engajamento entre os colaboradores

trabalho em equipe

Quando as crenças, os valores e os objetivos dos seus colaboradores estão em sintonia com a empresa, é provável que características como: envolvimento, entusiasmo, comprometimento, engajamento e pertencimento fiquem em evidência, e como resultado o colaborador irá entregar resultados mais satisfatórios para a empresa.  

Esse nível de envolvimento que fica em evidência é fundamental para o sucesso da empresa. 

5. Aumento na capacidade de resolução de problemas

Este benefício é consequência no benefício anterior. Pois, o aumento do engajamento do colaborador irá fortalecer a equipe. Consequentemente, você terá em sua empresa uma equipe madura e apta a solucionar problemas de maneira mais estratégica e inteligente.  

Em síntese, todos esses benefícios são consequências de uma avaliação adequada do Fit Cultural. 

Passo a passo do Fit Cultural

Para garantir mais aderência e para um processo seletivo mais assertivo, preparamos um passo a passo do Fit Cultural.  

Primeiro passo

Antes mesmo de divulgar a vaga, é preciso focar no desenvolvimento de uma cultura organizacional que atraia os melhores talentos. 

Isto é, a partir de uma cultura fortalecida que você dará o próximo passo que é integrar em seu time de colaboradores os melhores talentos. 

Portanto, faça o seguinte exercício e pergunte: quais são os valores da sua empresa, a missão, as crenças, os comportamentos que a sua companhia apresenta no momento atual?   

Se as respostas forem claras, você poderá passar para o próximo passo.   

Caso contrário, você precisar ter uma compreensão melhor dessa cultura antes de realizar o Fit Cultural.  

De que maneira faço isso?   

  1. Examine os principais atributos da organização, tais como liderança, tomada de decisões, comunicação interna, aprendizado e desenvolvimento, abertura à inovação e a mudanças, entre outros.   
  2. Estabeleça quais são os valores que a sua organização deseja alcançar.  
  3. Mapeie, identifique lacunas e promova melhorias na cultura.  
  4. Documente sua cultura, isto é, descreva em um documento todas as práticas da cultura organizacional, contendo a missão, os valores fundamentais, tradições e crenças, entre outros. Esse documento pode ser de qualquer formato, desde que esclareça exatamente os pontos mais importantes da cultura organizacional.  
  5. Implemente e reforce os novos valores para que as mudanças se tornem realidade e para que toda a equipe possa colaborar.  

Feito isso, é só seguir para o próximo passo.

Segundo passo

Com sua cultura organizacional já estabelecida e bem definida, chegou a hora de trabalhar o Fit Cultural na atração de talentos para a sua empresa.   

Primeiramente, você irá trabalhar na divulgação dessa cultura na página de carreiras da empresa, ou na famosa aba “trabalhe conosco”.   

Essa página será a sua maior conexão com os candidatos. Além disso, é nela que o interesse pelo talento começa a ser construído. Portanto, capriche nesta estratégia!   

Para que essa etapa se torne assertiva, dedique-se ao máximo nesta página e demonstre seu potencial como marca empregadora. Pois, a partir desse primeiro contato que o talento irá verificar se está alinhado ou não aos valores da empresa.   

Você pode compartilhar a cultura através de vídeos, depoimentos ou qualquer outro conteúdo que expresse exatamente aquilo que a empresa deseja passar ao candidato.  

Terceiro passo

Em terceiro lugar, você irá descrever a vaga nos mínimos detalhes. Ou seja, a compatibilidade do perfil dos candidatos deve ser trabalhada nesta descrição.  

Portanto, descreva adequadamente e com riquezas de detalhes:   

  • Quais são as habilidades e competências comportamentais requeridas para o cargo;  
  • Liste quais são os valores essenciais;  
  • Bem como uma descrição com exemplos para que, ao ler, o candidato possa ou não se identificar com o perfil almejado pela empresa e então se candidatar.  
  • E não se esqueça de incluir o salário, benefícios, as funções do cargo, entre outras informações importantes. 

Quarto passo  

recrutamento e seleção

Nesta etapa será preciso testar o perfil comportamental do candidato. Além disso, você irá identificar de forma precisa quais são seus valores e objetivos, bem como suas competências técnicas.  

Pode ser realizada de maneira online, e servirá como um primeiro filtro para selecionar realmente aqueles que demonstraram uma compatibilidade com a vaga e com a cultura organizacional.  

Logo, com o resultado em mãos, será possível escolher quais são os candidatos aptos a passar para a próxima etapa, de acordo com a demanda da organização.  

Quinto passo

Por fim, a melhor forma de identificar e testar as características e motivações dos candidatos é através de uma entrevista comportamental, ou a chamada entrevista com foco em competências 

Nesta entrevista serão avaliados os três pilares da competência: conhecimento, habilidade e atitude.   

Portanto, faça perguntas de acordo com as competências necessárias para o cargo. O candidato com tais competências, será capaz de desenvolver atividades relacionadas a elas. Além disso, poderá demonstrar comportamentos que deixem a competência buscada em evidência.  

Diversidade gera produtividade

diversidade é de extrema importância em uma estratégia organizacional. Afinal, ela pode trazer benefícios significativos para a empresa.   

Trata-se de incluir em sua equipe de colaboradores pessoas de diferentes histórias, condições sociais, gênero, orientação ideológica, características físicas e assim por diante.   

Além disso, esse conceito alcança novas possibilidades de desenvolvimento. Pois, você terá em sua equipe mentes que pensam diferente, trabalhando em prol de um único objetivo, em um ambiente de trabalho com um clima organizacional agradável.  

Para ficar ainda mais claro, listamos os benefícios em implantar uma cultura de diversidade como parte estratégica da sua empresa, confira:  

  • Aumento da criatividade;  
  • Inovação;  
  • Redução de conflitos baseada em uma empresa que respeita a diversidade;  
  • Melhoria da visibilidade do negócio, característica importante para uma marca empregadora forte;  
  • Aumento da produtividade e alcance de melhores resultados, entre outros.  

diversidade gera produtividade

E onde entra o Fit Cultural?

Quando falamos em atração e retenção de profissionais que se identifiquem com os valores da empresa, isso não significa que a sua equipe deve ser composta por pessoas com perfis iguais.   

Bem como, não significa que você deve ignorar os valores pessoais dos candidatos. Pois, isso pode embasar um conjunto de estereótipos que poderá prejudicar o seu negócio.   

Em contrapartida, quando falamos em atrair profissionais alinhados a cultura organizacional, queremos dizer que você deve atrair candidatos com perfis diferentes para a sua empresa. Assim, estimulando a diversidade.   

Também queremos dizer que você deve tomar todo o cuidado ao realizar o Fit Cultural, ou você irá acabar colocando pessoas dentro de caixas e moldes. E isso não é o ideal para os seus negócios.  

Portanto, é de extrema necessidade que você saiba quais são as características que merecem importância. E quais devem ser tratadas com irrelevância em sua cultural organizacional.  

E lembre-se: a diversidade é geradora de produtividade, engajamento e inovação. E deve ser construída de forma gradativa, com base na transparência e na comunicação interna. 

Em conclusão, analisar o Fit Cultural é uma estratégia que tem muito a acrescentar positivamente na produtividade e nos resultados da sua empresa. Além disso, é uma garantia de crescimento e desenvolvimento contínuo. 

Por fim, o que você acha de dar um próximo passo e melhorar as suas contratações?    

A EMPREGARE.com oferece a melhor tecnologia do mercado em se tratando de software de Recrutamento e Seleção.    

O sistema é fácil, intuitivo e pensado exclusivamente para otimizar e agilizar os seus processos e o seu dia a dia na empresa.

Clique aqui, conheça o sistema e economize 80% do seu tempo.

Além disso, aproveite para acompanhar mais conteúdos incríveis no nosso canal no Youtube. E para seguir a EMPREGARE.com no Instagram.

como construir uma proposta de valor
Artigo anterior Employer Branding: como fazer uma proposta de valor
programa de trainee
Próximo artigo Tudo o que você precisa saber sobre Trainee

Escreva um comentário

Fechar