Entrevista Online: dicas para uma entrevista assertiva

dicas para uma entrevista online assertiva

Em decorrência das inovações tecnológicas e de um mercado cada vez mais competitivo, o processo de recrutamento e seleção está cada vez mais inovador e, ao mesmo tempo, desafiador. Mas, será que a entrevista online é tão assertiva quanto a entrevista presencial? Descubra neste artigo a importância da entrevista online, bem como dicas para criar uma entrevista online assertiva.

O próprio processo seletivo já influencia no comportamento do candidato. E passar por uma entrevista online pode influenciar ainda mais, isto porque não só o ambiente é diferente, como também a preparação deve seguir os mesmos preceitos.

A preparação correta da entrevista online é um desafio, e deve ser bem realizada para que não influencie negativamente no resultado final do processo de recrutamento e seleção. Sendo assim, preste muita atenção nas dicas que te daremos hoje e boa leitura!

Mas, afinal, o que é uma entrevista online?

Como uma das consequências da transformação digital, o RH tem se transformado, buscando cada vez mais estratégias com o intuito de otimizar e melhorar os processos. Nesse sentido, as entrevistas online se tornaram, e estão cada dia mais comuns.

Antes de entender o que é a entrevista online, é preciso entender do que se trata o recrutamento online.

Desde a divulgação de vagas, até os testes de seleção, o processo de recrutamento e seleção online faz uso da internet para realizar todas as etapas – ou parte delas. Assim, tornando o processo mais ágil e mais barato. Muitas vezes o RH conta com a ajuda de softwares de recrutamento e seleção, que têm ganhado cada vez mais espaço no mercado.

Com isso, em algumas empresas os candidatos só comparecem na empresa para levar a documentação e começar a trabalhar. Afinal, estamos vivendo em uma era digital onde todos os processos são facilitados.

E dentre as etapas do recrutamento e seleção online está a entrevista online. Ela acontece de forma muito parecida da entrevista tradicional. O que a diferencia é os cuidados e o tipo de preparo para que tudo saia conforme o planejado, atendendo todas às regras da organização.

Em resumo, a entrevista online é uma solução de conversa entre empresa – gestores e/ou equipe de RH – e candidato, mesmo que esses estejam em cidades diferentes. Requer um aparato técnico que são as tecnologias de vídeo para realizar esta conversa. E todo o preparo, desde o agendamento até a finalização do processo devem ser cuidadosamente avisados aos candidatos, para evitar falhas de comunicação.

Confira no tópico seguinte qual é a importância em realizar a entrevista online.

Qual a importância da entrevista online?

O intuito em recorrer à tecnologia é o de reduzir custos, aumentar a eficiência, reduzir o tempo e trazer mais qualidade para os processos.

A etapa de entrevista é importante, e muitas empresas a utilizam como etapa final para seleção. Pois, este recurso permite uma análise mais aprofundada das competências e habilidades dos candidatos.

Além disso, a entrevista garante mais segurança à empresa que deseja acertar na contratação de novos talentos, permitindo um conhecimento mais aprofundado sobre os candidatos finalistas.

Outra vantagem importante é que as entrevistas podem ser feitas a qualquer dia e qualquer lugar, tornando os agendamentos mais flexíveis tanto para os gestores, como para os candidatos. Esta também é uma vantagem para os candidatos que não precisam se deslocar para participar da entrevista.

E ainda, a empresa pode selecionar candidatos de outras cidades, aumentando as chances de encontrar o profissional mais adequado para o cargo.

Por fim, na entrevista online, podemos destacar como vantagem a possibilidade de avaliar como o candidato lida com a tecnologia, já que ela está presente em praticamente todos os processos da empresa.

Como preparar uma entrevista online?

Apesar de parecer simples, fazer entrevista online requer planejamento, conhecimento, técnicas e alguns cuidados para que tudo saia conforme o esperado. Pensando nisto, preparamos um passo a passo para te ajudar a preparar a sua entrevista online.

1. Contato inicial e agendamento

Depois da triagem e dos testes de seleção, é hora de preparar a entrevista online. Este primeiro contato pode ser feito através de mensagem, ligação ou e-mail.

Aproveite o contato para falar sobre a vaga e questionar se o candidato realmente tem interesse na oportunidade.

Caso o candidato demonstre um interesse genuíno em continuar participando do processo, combine com ele em um horário e dia em que não tiver outros compromissos. Assim, você evita que o desempenho dele seja prejudicado.

Além disso, não se esqueça de dar um feedback aos outros candidatos que participaram das etapas anteriores e que, infelizmente, não passaram para a próxima etapa.

2. Reserve uma sala de reunião ou um local apropriado para a entrevista online

Tendo em visto os horários e dias que as entrevistas ocorrerão, certifique-se de agendar um local calmo, reservado e livre de interrupções, distrações ou ruídos.

Determine um tempo para cada entrevista. E tome o devido cuidado para agendar uma sala ou o local pelo tempo que precisará.

Nada de deixar para o momento da entrevista para encontrar um lugar. Você pode prejudicar não só o desempenho do profissional, como o seu desempenho como entrevistador, podendo esquecer questões importantes.

3. Prepare e siga um roteiro

Assim como a entrevista presencial, a entrevista online também precisa de um roteiro para otimizar o tempo e guiar a entrevista de forma mais objetiva possível.

Cada entrevista tem um roteiro diferente a depender do cargo e dos objetivos que a empresa e o recrutador possuem ao realizar as entrevistas.

Portanto, é preciso preparar o roteiro antes das entrevistas e seguir este roteiro a risca. Assim, você evita esquecer alguma questão importante.

Um roteiro eficiente pode extrair as melhores informações dos candidatos. Bem como avaliar se realmente ele ou aquele é o candidato ideal para o cargo.

4. Realize testes

As entrevistas online são realizadas em plataformas como, por exemplo, Skype, Google Meet, Microsoft Teams, ou softwares próprios de recrutamento e seleção. E independente do meio que você for utilizar para realizar a entrevista, ela deve ser testada antes para evitar problemas.

Portanto, antes de começar a entrevista, teste o programa que será utilizado. Isto é, verifique a iluminação, o ambiente, o som e o áudio. Afinal, não há nada pior do que conduzir uma entrevista online com a comunicação – visual ou auditiva – prejudicada.

No entanto, caso, no decorrer da entrevista vocês tenham problemas com o video, não se preocupe em continuar a entrevista somente por áudio. No primeiro momento você, certamente, conseguiu perceber aspectos como a postura, a imagem e o comportamento do candidato.

5. Tome todo o cuidado para tornar o clima agradável

As mudanças que ocorrem na entrevista online podem causar impactos psicológicos e afetar diretamente o comportamento do candidato. E é muito comum que o candidato demonstre ansiedade e nervosismo. Por isso, seja agradável com o intuito de minimizar estes impactos.

Tente tranquilizar os candidatos, falar de forma clara, objetiva e demonstre empatia. Respeite o espaço do candidato que está do outro lado da tela, dando liberdade para que ele expresse todo o seu potencial.

Além disso, tome cuidado com o delay. A tecnologia é incrível e pode oferecer inúmeras possibilidades. Em contrapartida, algumas falhas podem ocorrer, entre elas o delay.

Para evitar situações constrangedoras como o desencontro de áudio, fale calmamente. E dê tempo ao candidato para que responda com tranquilidade.

7. Anote tudo o que for relevante e dê feedback

Certamente a entrevista online ocorrerá com mais de um candidato. Para se certificar de que não irá esquecer nenhum aspecto importante na hora da decisão, anote todos os detalhes a serem considerados.

Opte por papel e caneta. Evite abrir um documento e digitar as respostas dos candidatos, por mais tentador que isto seja. Esta atitude pode distrair o candidato e prejudicar a entrevista.

Ao final da entrevista não se esqueça de avisar que o candidato será notificado positiva ou negativamente sobre o processo. E sempre dê feedbacks aos seus candidatos.

Um processo seletivo é uma via de mão dupla. Ou seja, um candidato pode se tornar um cliente, e se ele tiver uma má impressão do seu negócio internamente, poderá tirar conclusões de como o seu negócio funcional para os clientes.

Além disso, assim como o cliente deve passar uma boa imagem, a sua empresa também deve se portar como uma excelente marca empregadora.

Por fim, saber como fazer uma entrevista pela internet ajuda a economizar tempo, reduzir recursos e otimizar o processo. Esperamos que estas dicas tenham te ajudado a preparar um processo mais assertivo.

E se sentir a necessidade, convide os candidatos que mais são compatíveis com o cargo para visitar a empresa e fazer uma breve entrevista com os gestores.

Por fim, precisa de ajuda para encontrar profissionais qualificados? Conte com a EMPREGARE.com neste processo.

Clique aqui e agende uma demonstração.

Aproveite para nos seguir no Instagram! E acompanhar vídeos incríveis no canal do YouTube da EMPREGARE.com.

recrutamento e seleção - como recrutar melhor
Artigo anterior Recrutamento e seleção: 10 dicas para recrutar melhor
como criar uma cultura organizacional
Próximo artigo Cultura organizacional: aprenda agora mesmo como criar

Escreva um comentário

Fechar