O próximo ano promete ser de muito crescimento e grandes tendências para o segmento de Recrutamento e Seleção. Em tempos em que as empresas buscam recursos para superar a crise econômica e política e para se tornarem mais competitiva em um mercado acirrado e ditado pela digitalização, há uma profusão de novidades que visam tornar os seus processos mais alinhados com o negócio, mais lucrativos e dinâmicos. O mesmo deve ocorrer com os Recursos Humanos e com as suas divisões – como é o caso também do Recrutamento e Seleção.

Nas últimas décadas, os Recursos Humanos deixaram de ser um setor periférico e operacional nas empresas para ser um setor estratégico, com peso nas decisões de qualquer corporação, não apenas por ajudar o compor de uma estrutura orgânica, como é a cultura organizacional, e dar suporte a outras demandas de gestão de pessoas – como treinamento, plano de carreira, etc., mas também de desenvolver meios de captar os melhores talentos e de fazer a marca empregadora crescer no mercado.

Nesta perspectiva, todos os anos, surgem novidades, tendências, novas abordagens e recursos que otimizam o segmento de Recursos Humanos, dando mais condições às empresas de se diferenciarem e otimizarem os seus processos, uma vez que as ações de RH afetam todos os demais setores. Veja a seguir 10 tendências de Recursos Humanos que devem fazer sucesso em 2019 e prepare as suas estratégias!

1) Inteligência Artificial e Machine Learning

A inteligência artificial e as metodologias de Machine Learning (aprendizado da máquina) são tecnologias que compõem cada vez mais a rotina produtiva das empresas e têm alterado o comportamento das pessoas. Com o grande fluxo de informações ao qual as empresas se deparam atualmente – o que deve se intensificar ainda mais nos próximos anos – estas metodologias e tecnologias digitais de ponta ajudam o Recursos Humanos a tomar decisões mais assertivas.

Um exemplo de aplicação da inteligência artificial e Machine Learning no setor são as rotinas inteligentes de Recrutamento e Seleção, em que o software otimizado faz um cruzamento de dados mais adequado e uma mineração de dados com base no anúncio de vagas, currículos cadastrados e perfil profissional, apresentando as melhores indicações e resultados, seja para a empresa recrutadora ou para o candidato que busca vagas com o mesmo perfil.

O sistema com Inteligência Artificial como base pode ainda indicar melhorias e relacionar competências ou características para determinado perfil, ampliar as possibilidades da empresa a aprender com a própria dinâmica de Recrutamento e Seleção.

2) Perfil Comportamental

Os perfis comportamentais são uma ferramenta cada vez mais necessárias nos processos de Recrutamento e Seleção e são uma forte tendência para 2019. Há várias metodologias de composição de perfis comportamentais, aplicação e mensuração no mercado.

Cabe a empresa optar por testes de personalidade e perfis comportamentais cientificamente validados – destacando que nem todos o são. O perfil comportamental apresenta detalhes que muitas vezes em outras ferramentas de seleção não é possível obter e destaca aspectos que muitas vezes nem o candidato sabe sobre si.

Na EMPREGARE.com é utilizada uma ferramenta que é frequentemente atualizada e recalibrada. Recentemente o questionário foi recalibrado usando uma amostragem de 2.350.430 usuários em todo o mundo. Em apenas 11 minutos e com 128 questões, o questionário avalia 28 critérios que incluem 20 traços de personalidade, 8 motivações e traz uma combinação de avaliação que mostra como a pessoa é no trabalho em equipe, a iniciativa, o tipo de gerenciamento, a capacidade de lidar com pressão, o tipo de raciocínio, o estilo de comunicação e seu nível de flexibilidade para que você tenha em detalhes informação para decidir qual candidato é o melhor para a sua empresa.

Além disso, a EMPREGARE.com procurou uma ferramenta cientificamente validada e testada, sendo que as seguintes empresas foram selecionadas para este estudo:

    • Spring France (empresa de recrutamento, subsidiária do Grupo Adecco)
    • Total (Grupo francês CAC40 da indústria petroleira)
    • CNRS (“Centre National de Recherche Scientifique”, Instituto Francês para Pesquisa Científica)
    • EHPAD (“Établissement d’Hébergement pour Personnes Âgées Dépendantes”, umestabelecimento francês de saúde para idosos)
    • McDonald’s (Companhia norte americana de fast food)
    • Força Aérea dos EUA (Organização militar norte americana)

Também foram selecionados grupos de indivíduos em posições similares em diferentes companhias:

    • Engenheiros de Software no Google, Facebook e IBM
    • Engenheiros Automotivos na Tesla, Renault e PSA
    • Consultores na Ernst & Young, McKinsey e Total

Enquanto estes indivíduos têm certos aspectos em comum (posições similares), eles também apresentam diferenças significativas (culturas empresariais bem diferentes). Nós selecionamos, então, um grupo de 1.500 indivíduos aleatoriamente para confirmar os resultados obtidos.

3) Contratação on demand

O mercado de trabalho está cada vez mais diversificado em suas relações e possibilidades de otimização da rotina produtiva. Conceitos como trabalho remoto e jornada flexível fazem com que seja possível desenvolver diferentes relacionamento entre empresas e funcionários, muito mais dinâmicos e produtivos. É possível ainda fazer contratações on-demand, ainda mais em empresas que trabalham por projeto – tudo com prazo determinado e responsabilidades específicas, seja por trabalho remoto ou alocado na empresa.

A contratação on-demand pode reduzir os custos de Recursos Humanos, potencializar melhores resultados para demandas específicas e potencializar os times com a contratação de profissionais temporários, que podem acrescentar conhecimentos especializados aos projetos.

4) RH digital

O chamado RH digital é fruto de um fenômeno que vem ocorrendo em todo o mundo: a chamada transformação digital, da qual já falamos aqui no blog – clique no link. O uso constante de tecnologia para obter os melhores resultados em todas as divisões do Recrutamento e Seleção não é novidade, uma vez que nas duas últimas décadas houveram grandes avanços no segmento. Mas entre as tendências para 2019 está o uso ainda mais efetivo das tecnologias digitais.

tendências

Agora o setor conta com aplicativos móveis para controle de ponto e acesso, informações sobre o trabalhador e sua rotina, divulgação de dos anúncios de vagas por diferentes meios digitais e alto alcance, utiliza sistemas com integração de informações sobre a empresa e seus funcionários através da computação na nuvem – que dá acesso aos dados em tempo real aos responsáveis, possibilidade de comunicação direta com funcionário e candidatos por meio de chats, aplicativos de mensagem e outros dispositivos digitais, e muito mais.

O uso intenso de tecnologias digitais aplicadas ao contexto do Recursos humanos permite não apenas mais lucro, controle de informações e agilidade para a rotina de RH, como pretende garantir também uma experiência positiva para os seus especialistas, os funcionários da empresa e os candidatos que desejam fazer parte dela. Veja neste link quais os recursos digitais que o software de Recrutamento e Seleção Empregare tem a oferecer ao seu negócio.

5) Automação

Uma vez mencionado o RH Digital como uma tendência para o setor em 2019, é preciso dizer ainda que as rotinas de RH estão cada vez mais automatizada graças às tecnologias da informação. Há várias funções e rotinas, principalmente as de caráter operacional, que são automatizada por meio de softwares inteligentes, como é o caso do registro de ponto, folha de pagamento, gerenciamento do recrutamento e seleção, kpi´s de produtividade do recrutamento, divulgação de anúncio de vagas nos meios configurados, entre outras funções.

Isso indica que a empresa pode obter informações em tempo real para a melhor tomada de decisão, dedicar mais tempo com outras rotinas e demandas e controlar erros e falhas humanas, por exemplo. A automação de processo é uma realidade em vários setores e atividades produtivas e a tendência para 2019 é que isso se intensifique nos Recursos Humanos.

6) Gamification

O uso de jogos digitais e simulação está entre as tendências de Recursos Humanos 2019. O conceito visa estimular a competição saudável entre os funcionários e é usado como ferramenta de capacitação e aprendizagem corporativa em vários contextos. Pode ser utilizado ainda em testes seletivos, pois avalia competências e o comportamento de funcionários e candidatos. Pode ser uma forma de ressaltar aspectos da cultura organizacional que devem ser compreendidos. A gamificação pode ser utilizada em plataformas de treinamento on-line e off-line, quizzes e outros recursos.

7) Métodos ágeis em RH

O métodos ágeis estão entre as tendências para os Recursos Humanos 2019 mais necessárias. Estas metodologias são muito comuns nas áreas tecnológicas e agora chegam com força nos Recursos Humanos. É o caso do Scrum, um framework muito utilizado no gerenciamento de projetos de TI que pode ser usado no processo de desenvolvimento das rotinas do RH com mais agilidade, flexibilidade e responsividade, se adequando ainda às mudanças do mercado.  O modelo pode ser usado ainda no recrutamento de talentos mais adequados ao perfil desejado em processos de Recrutamento e Seleção mais dinâmicos.

8) Seleção às cegas

Entre as tendências de Recursos Humanos 2019 que mais se destacam fora do Brasil e que agora chega ao país é a seleção às cegas. Este método consiste em priorizar nos processos seletivos aspectos profissionais e humanos dos candidatos, independentemente de gênero, idade, classe social e outros aspectos que podem ser uma discriminação inconsciente do recrutador no processo inicial da contratação de talentos. O Empregare é o primeiro software de Recrutamento e Seleção do Brasil que oferece esta função. Veja nesta matéria uma definição desta tendência.

9) Experiência do colaborador entre as tendências para 2019

Assim como existe no marketing o customer experience, entre as tendências de RH para 2019 está a experiência do colaborador como um diferencial importante para o segmento. A ideia é facilitar e incentivar, através de estratégias específicas, o contato entre os funcionários e equipes, a aprendizagem multifocal para a geração de novos diferenciais, as interações com base na confiança e nos valores da empresa, na cultura organizacional baseada na diversidade e outros conceitos atuais.

10) Desenvolvimento de employer branding

Investir em employer branding é solidificar a empresa como marca empregadora. O termo está cada vez mais popularizado e ganha prioridade nas estratégias de Recursos Humanos das empresas brasileiras. O sistema Empregare possui funções para o desenvolvimento desta demanda em sua empresa. Veja mais sobre as melhores práticas de employer branding nesta matéria.

Veja também: 5 Dicas para Criar uma Divulgação de Vaga Atraente e Assertiva

O que achou das tendências 2019 para Recursos Humanos? Deixe um comentário a seguir! Compartilhe estas informações nas suas redes sociais! Siga a Empregare no Instagram!