Motivação no Trabalho: Importância e Dicas Para Manter

motivação no trabalho

Sabia que a motivação no trabalho é a chave para melhorar a produtividade e o clima organizacional da sua empresa?

Sim, pois se trata do combustível que move o funcionário a realizar suas tarefas e assim manter a empresa funcionando.

Por isso é algo essencial e que precisa ser estimulado diariamente.

Neste artigo você vai entender melhor o que é motivação no trabalho, sua importância e dicas para mantê-la na sua empresa.

O que é motivação no trabalho?

A motivação no trabalho é o sentimento que move o colaborador em suas ações no ambiente de trabalho e está relacionada à sua vontade de se manter no emprego. Ela engloba o desejo de alcançar os objetivos estipulados e trazer bons resultados.

A motivação é uma ferramenta importante e que pode influenciar o clima organizacional, pois ela interfere no comportamento do profissional em sua atuação, tendo relação com o comprometimento do mesmo com o trabalho.

Assim quanto mais um funcionário estiver motivado, mais ele apresentará um desempenho melhor em suas funções e aumentará sua produtividade, influenciando diretamente nos resultados da empresa.

Qual a importância da motivação no trabalho?

A motivação é essencial em qualquer ambiente de trabalho, pois é ela que incentiva os colaboradores a realizarem suas tarefas com mais afinco e dedicação.

A motivação no trabalho pode beneficiar tanto os funcionários como a própria empresa, pois por meio dela:

  • eleva a autoestima dos colaboradores: pois eles começam a pensar de forma mais positiva e se sentem mais satisfeitos consigo mesmos, o que reflete em um clima organizacional melhor, aumento da produtividade e melhora no desempenho;
  • melhora o rendimento: com os funcionários motivados o trabalho flui mais rapidamente e com melhor qualidade, dessa forma melhora o rendimento e o tempo não é desperdiçado. Isso além de economizar recursos, ainda melhora a qualidade de vida dos colaboradores que ficam menos estressados;
  • desenvolvimento profissional: quando os funcionários estão mais motivados eles passam a ter mais confiança em seu trabalho e podem se desenvolver melhor profissionalmente. Assim eles também ajudam a empresa a crescer;
  • melhora o relacionamento com os colegas: a motivação também faz com que os funcionários se sintam bem em seu ambiente de trabalho, o que permite que se relacionem melhor com seus colegas de equipe. Dessa forma o clima organizacional melhora e o ambiente de trabalho se torna mais saudável;
  • otimiza o trabalho em equipe: com a melhora do relacionamento entre colegas o ambiente se torna mais colaborativo e assim otimiza o trabalho em equipe, o que faz com que todos produzam mais e melhor, e reduza as fofocas e os conflitos;
  • mais produtividade e resultados: todos esses benefícios resultam no aumento da produtividade das equipes e, consequentemente, proporcionam melhores resultados para a empresa.

O que pode causar a desmotivação no trabalho?

Antes de conhecer as maneiras de manter a motivação no trabalho é essencial entender quais ações podem causar a desmotivação.

Muitos funcionários se sentem desmotivados em seus empregos e isso é causado principalmente pelas ações dos líderes e gestores, assim como um clima organizacional hostil, além do mau gerenciamento da equipe de RH.

Saiba o que pode causar a desmotivação no trabalho.

Salários muito baixos

A maioria dos brasileiros conta com salários inferiores ao que gostaria de ganhar ou ao que seria justo receber

Isso acaba tirando a motivação no trabalho e assim os funcionários passam a não se dedicar com afinco às suas funções, atrasando entregas e, até mesmo faltarem ao trabalho.

Por isso incentivos como bônus no final do mês por metas alcançadas é uma boa forma de motivar os profissionais.

Liderança ruim

Você já deve ter visto casos em que funcionários não se dão bem com seus chefes, não é mesmo?

Quando um líder não apoia sua equipe e dá feedbacks rudes e que não são construtivos pode gerar sentimentos de raiva e insatisfação.

Além disso, a equipe passa a não acreditar no trabalho que desempenha e nem na palavra do líder, assim ficando desorientada e sem vontade de realizar suas tarefas.

Por isso é importante que o líder crie um relacionamento saudável com sua equipe e assim os motive no trabalho para que desenvolvam suas funções com mais empenho.

Falta de reconhecimento

Não há nada pior do que se dedicar e fazer um bom trabalho e no final não ser reconhecido.

Isso pode acabar desmotivando o profissional e assim ele passar a piorar seu desempenho.

Por isso quando os membros de sua equipe realizam um trabalho bem feito é importante elogiá-los e reconhecer seus esforços por meio de bonificações.

Excesso de trabalho

Uma demanda razoável é saudável para manter a motivação e a boa produtividade na empresa.

Mas quando o trabalho é demandado em excesso pode acabar esgotando os funcionários, diminuindo seu rendimento e assim resultando em processos mal feitos e retrabalho.

Assim gera desmotivação e frustração. Por isso é importante dar uma carga de trabalho razoável e oferecer intervalos para que os colaboradores possam descansar.

Ambiente de trabalho ruim

Outro motivo que causa a desmotivação é um ambiente de trabalho ruim.

Onde a própria empresa trata o funcionário como apenas um número, demandando tarefas em excesso sem se preocupar com sua qualidade de vida.

Dessa forma os colaboradores passam a ter uma visão péssima da empresa, o que pode influenciar em baixa produtividade e mau desempenho.

Por isso é essencial que a empresa trate seus funcionários com respeito e transparência, investindo na motivação no trabalho para incentivá-los a trabalhar melhor.

Como manter a motivação no trabalho?

Vamos conhecer algumas práticas que a empresa pode adotar para manter a motivação no trabalho e estimular seus funcionários.

Saiba o que motiva seus funcionários

A primeira coisa que você deve fazer é entender o que motiva seus colaboradores, pois a motivação é diferente para cada um.

Para isso, analise a situação de cada funcionário e avalie como a empresa pode fazer para motivá-los.

Trate todos igual

Saiba que nenhuma pessoa é igual à outra, mas todos somos seres humanos e gostamos de ser respeitados.

Assim todos os funcionários devem ser tratados da mesma forma, independente de seu cargo ou função.

Por isso é bom sempre manter uma relação agradável com todos, isso aumentará o sentimento de pertencimento e consequentemente o comprometimento no trabalho.

Reconheça o valor de todos

Todos os funcionários de uma empresa são importantes, desde o faxineiro ao presidente, pois todos contribuem para o bom andamento da empresa.

Por isso que quando um colaborador fizer um bom trabalho é importante que ele seja reconhecido e elogiado.

Cabe ao líder, principalmente, orientar e reconhecer o trabalho de sua equipe.

Dessa forma os funcionários se sentem mais motivados e assim podem se comprometer mais em seu trabalho e melhorar seus resultados.

Trace meta

Também é importante que sejam estipuladas metas no trabalho, que gera mais motivação para que os objetivos sejam alcançados.

Você deve traçar metas de curto e longo prazo e que sejam possíveis de serem atingidas.

Além disso, é bom estimular que os funcionários estipulem suas próprias metas, tanto profissionais como pessoais e que poderão ser alcançadas com a ajuda de seu trabalho, como por exemplo, a compra de um carro, realização de um curso profissionalizante, uma viagem, entre outros.

Desenvolva um plano de carreira

Muitos funcionários desejam crescer em suas carreiras e ser promovidos no trabalho.

Por isso é bom que a empresa estabeleça as regras para que essa promoção aconteça.

Ou seja, o tempo mínimo necessário para permanecer em um cargo para poder ser promovido e os requisitos necessários para exercer cada função.

Isso será um estímulo para os colaboradores se empenharem para alcançar esse objetivo.

Dê feedbacks frequentes

O feedback é uma ferramenta importante para o desenvolvimento da empresa, pois ele motiva os funcionários e auxilia na melhora do trabalho.

Por isso o feedback deve ser sincero e construtivo para que o colaborador entenda o que está fazendo certo e o que precisa melhorar.

Dessa forma ele se sente mais motivado e tem uma direção para seguir e melhorar seu desempenho.

Invista na capacitação de seus funcionários

Nós sempre devemos buscar o conhecimento, pois ele ajuda a melhorar o trabalho, além de motivar quem está aprendendo algo novo.

Por isso você deve investir na capacitação de seus funcionários por meio de treinamentos e cursos que os ajudem a se desenvolver profissionalmente.

Isso vai ajudar não só a melhorar seu desempenho como seus resultados.

Estimule a criatividade

Quando os profissionais se sentem livres para opinar e propor ideias se sentem mais motivados e confiantes.

Além disso, por meio dessas ideias é possível inovar nos processos, produtos e serviços da empresa, podendo apresentar uma qualidade melhor.

Por isso é bom adotar processos flexíveis que deem mais liberdade para que os funcionários possam participar dos projetos.

Invista no bem-estar financeiro

É essencial que a empresa invista no bem-estar financeiro de seus funcionários, pois o dinheiro é uma das maiores motivações de um trabalhador.

Por isso é importante que os salários sejam capazes de suprir as necessidades dos seus colaboradores.

Uma forma de ajudar a diminuir as dívidas é o salário sob demanda que permite que os funcionários recebam pelas horas trabalhadas, que ainda não foram pagas.

Dessa forma podem organizar melhor suas finanças e evitar atrasos no pagamento de contas.

Coloque as pessoas certas nos cargos

Quando um funcionário exerce uma função que não tem nada a ver com suas habilidades e aptidões tende a se sentir desmotivado.

Por isso é importante dar liberdade para que os colaboradores deem feedbacks sobre as funções que exercem.

Assim você pode entender em quais cargos eles se encaixam melhor e realizar as mudanças necessárias.

Dessa forma os profissionais se sentirão mais motivados e melhorarão seu desempenho e produtividade.

Ofereça canais de comunicação abertos e transparentes

É bom dar liberdade para que os funcionários se comuniquem com a liderança e informem qualquer incidente que ocorrer.

Por isso o líder deve aceitar receber e-mails ou até mesmo mensagens em um chat da empresa.

Dessa forma ele poderá agir com rapidez para solucionar os problemas sem prejudicar o bom andamento do trabalho.

Tenha uma boa relação com sua equipe

O líder também deve investir em um bom relacionamento com os membros de sua equipe.

Dessa forma ele pode conquistar a confiança de seus liderados e assim delegar tarefas com mais facilidade.

Pois os funcionários se sentem mais comprometidos ao seguir as orientações de um líder em quem confiam.

Por isso é bom que você mantenha um diálogo aberto e reconheça cada membro de sua equipe.

Mas é bom saber dosar isso para que não perca sua autoridade como líder.

Estimule seus colaboradores

Outra ação essencial é estimular seus colaboradores, mostrando a eles como o trabalho que exercem é importante para a empresa.

Dessa forma eles se sentirão mais motivados e comprometidos em suas funções.

Além disso, você deve abrir espaço para que os funcionários proponham ideias e deem sua opinião.

É bom fazer reuniões para que as metas sejam estabelecidas em equipe.

Isso faz os colaboradores se sentirem mais motivados para atingi-las.

Crie um ambiente agradável

Nada melhor do que trabalhar em um ambiente agradável em que nos sentimentos bem, não é mesmo?

O trabalho se torna menos pesado e nos sentimos mais motivados a melhorar nosso desempenho.

Por isso é bom fazer com que seus colaboradores se sintam confortáveis, oferecendo equipamentos adequados e um ambiente hospitaleiro.

Isso ajudará a aumentar a motivação no trabalho.

Melhore a interação da equipe

Por meio de atividades em grupo fora da empresa é possível fortalecer os laços entre os funcionários.

Pois fora do ambiente de trabalho eles se sentem mais livres e sem o stress do dia a dia.

Por isso oferecer um almoço, comemorar um aniversário, fazer um happy hour ou mesmo uma atividade em equipe ajuda a sair um pouco da rotina.

Isso vai deixar os colaboradores mais abertos a construir um relacionamento saudável com os outros membros.

Dessa forma é possível melhorar o trabalho em equipe e os resultados.

Conclusão

Como você viu a motivação no trabalho é essencial para que os funcionários se sintam mais satisfeitos e assim melhorem seu desempenho dentro da empresa.

Por isso é importante evitar ações que os desmotivem e investir em ações que aumentem a motivação.

Assim proporcionarão um clima organizacional melhor e uma boa qualidade de vida para os colaboradores.

Isso se refletirá diretamente no aumento da produção e no alcance de resultados melhores para a organização.

Como Implementar a Gestão por Competência
Artigo anterior Como Implementar a Gestão por Competência?
pesquisa de clima organizacional
Próximo artigo Pesquisa de Clima Organizacional: um passo a passo

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close