Teste de Perfil Comportamental: como escolher a melhor ferramenta

tipos de teste de perfil comportamental

O teste de perfil comportamental é ideal para que o recrutador identifique as tendências comportamentais dos candidatos. Eles também são excelentes estratégias para a gestão de pessoas, e têm sido cada vez mais comuns nas organizações. Dessa forma, confira neste artigo o que são os testes de perfil comportamental e seus benefícios. Além disso, conheça como escolher as melhores ferramentas para atender a demanda da sua empresa.

Entenda o que é um teste de perfil comportamental

teste de perfil comportamental

O comportamento pode ser definido como um conjunto de reações de um ser humano às interações propiciadas pelo meio onde ele está envolvido. E entendemos que cada pessoa age e reage de maneira diferente em decorrência de uma combinação de sua personalidade, história de vida e experiências.

Dessa forma, o teste de perfil comportamental é uma estratégia destinada a mapear as tendências comportamentais (soft skills) de quem o responde, podem ser os candidatos a uma vaga ou os colaboradores de uma empresa.

Além disso, o teste propõe avaliar não só os perfis comportamentais dominantes, como também informações sobre o estilo de liderança, áreas de atuação coerentes com o perfil de uma pessoa, bem como suas competências.

Em resumo, é a forma que a empresa encontra para entender e identificar qual será a reação do colaborador ou do candidato diante de uma situação específica, geralmente alguma situação que faz parte da rotina organizacional.

Toda empresa possui diferentes tipos de perfis profissionais, e há diversas formas de identificar e entender as principais características de cada um. No entanto, confira abaixo os principais perfis que já foram identificados:

  • Perfil Planejador;
  • Perfil Comunicador;
  • Perfil Executor;
  • Perfil Analista;
  • Perfil Procrastinador;
  • Perfil Explosivo;
  • Perfil Competitivo.

Importância em realizar teste de perfil comportamental

tipos de perfis comportamentais

Em uma empresa, há quem trabalhe melhor sob pressão, enquanto há outro que prefere fazer tudo com calma. Existem pessoas que possui pouca inteligência emocional para lidar com críticas e feedbacks. No entanto, há aqueles que utilizam a crítica para melhorar sempre. Algumas já são mais criativas e menos organizadas. Outras são mais analíticas e organizadas.

Todos os perfis comportamentais têm os seus devidos valores. E para cada perfil é preciso saber trabalhar para que possa extrair seu potencial máximo.

Daí uma das importâncias em aplicar um teste de perfil comportamental em seus colaboradores ou nos candidatos a uma vaga de emprego. Afinal, o perfil comportamental influencia diretamente na forma como este trabalhador irá desenvolver suas atividades.

Em um processo seletivo, o teste de perfil comportamental deve ser inserido como uma das etapas. Pois, ao identificar corretamente o perfil, será mais fácil encontrar o candidato ideal para sua empresa. Isso também evitará que o candidato seja colocado em um ambiente diferente daquele ao qual pode desenvolver suas principais habilidades de forma eficiente. Podendo evitar também, como resultado, a falta de motivação e a dificuldade de adaptação ao clima organizacional.

Em resumo, a análise adequada e correta do perfil comportamental é um passo importante para formar uma equipe engajada e de alto desempenho.

Benefícios em aplicar o teste de perfil comportamental

Você já entendeu o que é o perfil comportamental e qual a importância em aplicar teste para identificar os diferentes perfis. Mas, afinal, quais são os benefícios em aplicar o teste de perfil comportamental?

Confira a seguir quais são os principais benefícios desta ferramenta.

Redução dos índices de turnover

Ao realizar o teste de perfil comportamental, você consegue encontrar pessoas compatíveis a executarem determinadas funções. E com um colaborador satisfeito em realizar atividades que se alinham as suas principais habilidades, as taxas de rotatividade de colaboradores irão diminuir.

Aumento da produtividade

Este benefício é complementar ao anterior. Com colaboradores satisfeitos e motivados, suas atividades podem ser desempenhadas com mais agilidade e eficiência. Consequentemente, você terá em sua empresa uma equipe de colaboradores mais produtiva.

Formação de equipes de alta performance

Quando você reúne perfis que se complementam e se integram, o resultado só pode ser positivo. Ao realizar o teste de perfil comportamental em seus colaboradores e futuros colaboradores, você tem a possibilidade de criar equipes fortes e integradas.

Assertividade no processo de recrutamento de talentos

Ao incluir o teste de perfil comportamental no processo seletivo, a chance de encontrar o talento mais apropriado para determina função aumenta. Com isso, você terá mais profissionais alinhados à cultura organizacional.

Afinal, as informações dos testes são precisas, trazendo maior agilidade ao processo seletivo. Além disso, o candidato consegue responder o teste em casa, o que reduz não só os custos como também o tempo de cada processo.

Os testes podem ser utilizados para analisar o desempenho, o desenvolvimento de lideranças, treinamentos, pesquisa de clima, gestão de conflitos e facilitar na tomada de decisão. No entanto, não deve ser utilizado como método único para seleção de candidatos. E sim como uma estratégia complementar.

Alerta e sinalização de áreas que necessitam capacitações e treinamentos

O perfil comportamental pode sofrer mudanças de acordo com o meio. Ao aplicar o teste em seus colaboradores você será capaz de analisar  com seus gestores a necessidade de implementar capacitações e treinamentos em áreas específicas, objetivando a potencialização dos resultados ao focar no desenvolvimento de seus colaboradores.

Conheça alguns métodos de avaliação de perfil comportamental

Alguns métodos de avaliação do perfil comportamental são comumente escolhidos pelas empresas. Confira abaixo quais são.

o que é perfil comportamental

Teste de perfil comportamental: Método STAR

Esse método é ideal para avaliar competência e questões comportamentais, e é destinado a analisar como o indivíduo reage em situações reais de sua experiência através de questões em uma entrevista como “conte sobre um momento em que…”, ou “cite um exemplo de uma situação onde…”.

As vantagens são inúmeras ao aplicar este método. Afinal, o candidato tem espaço para detalhar sua experiência e deixar em evidência suas capacidades. Além disso, você consegue analisar como o candidato se expressa e se comunica em diferentes situações.

Entenda o que significa sua nomenclatura:

Situação: o candidato entrevistado deve descrever especificamente como realizou um trabalho ou enfrentou um desafio.

Tarefa: o candidato deve expor sobre sua responsabilidade nessa situação.

Ação: o candidato irá descrever como concluiu a tarefa ou como reagiu para enfrentar um desafio.

Resultado: em conclusão, o candidato irá descrever os resultados pela ação realizada, relatando o que aprendeu com a situação.

Inventário de Aderência Cultural (IAC)

Este teste é destinado a realizar uma análise comportamental do candidato a partir de 84 questões, cujo objetivo principal é identificar traços culturais e se o candidato está alinhado a cultura da organização. O método é dividido em seis dimensões, sendo elas:

  1. Orientação a resultados X Processos
  2. Orientação a trabalho X Colaborador
  3. Cultura profissional X Paroquial
  4. Sistema fechado X Aberto
  5. Controle rígido X Fraco
  6. Cultura pragmática X Normativa

Por meio deste método você consegue descobrir o fit cultural, isto é, se o candidato tem o perfil alinhado aos valores da empresa.

Teste de Dominância Cerebral

O teste de dominância cerebral é baseado em uma teoria que propõe que o cérebro humano é dividido em quatro quadrantes com diferentes características, e que uma sempre é sempre dominante. Esse teste foi criado por Ned Herrmann com a intenção de ilustrar os diferentes estilos de aprendizagem e pensamento.

Trata-se de um teste simples e é um excelente método para avaliar como os candidatos se comunicam e processam as informações.

Entenda na imagem abaixo o que cada quadrante representa:

Teste de Dominância Cerebral

Metodologia Big Five

O teste de metodologia Big Five consegue detectar cinco dimensões de personalidade, que são resumidos em:

  1. Necessidade de estabilidade ou neuroticismo.
  2. Extroversão.
  3. Originalidade
  4. Consolidação.
  5. Acomodação.

E como escolher o teste mais adequado?

Antes de escolher o teste de perfil comportamental mais adequado para avaliar os candidatos ou os colaboradores da sua empresa, é preciso:

  • Definir qual é o perfil profissional que você deseja identificar e selecionar.
  • Testar, com antecedência, os métodos escolhidos para garantir que funcionem conforme o desejado.
  • Descrever o que se propõe investigar a partir dos testes.
  • Identificar os perfis que já existem para realizar um processo de contratação mais direcionado.
  • Oferecer subsídios que possam contribuir para que os colaboradores extraiam o melhor de seus potenciais, podendo escolher futuros colaboradores que irão somar e agregar valor à organização.

Os testes são essenciais para aumentar a assertividade e a agilidade dos processos seletivos, montar equipes produtivas e com bom desempenho e manter um clima organizacional agradável.

Em conclusão, o perfil comportamental deve ser apenas um dos critérios de seleção de candidatos, mas não o único. E os testes devem ser escolhidos com cautela a fim de alcançar os objetivos da empresa e aumentar os resultados.

Conte com a EMPREGARE.com neste processo de escolha. Nós oferecemos um sistema inteligente que irá mapear o perfil comportamental dos seus candidatos e colaboradores.

Tenha acesso aos exemplos de relatórios completo e resumido. E agende uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas.

Além disso, aproveite para acompanhar mais conteúdos incríveis no nosso canal no Youtube. E para seguir a EMPREGARE.com no Instagram.

como funciona a contratação temporária
Artigo anterior Contratação temporária: entenda como funciona
recrutamento e seleção - como recrutar melhor
Próximo artigo Recrutamento e seleção: 10 dicas para recrutar melhor

Escreva um comentário

Fechar