Equipe Multidisciplinar: O que é e como montar

equipe multidisciplinar

Montar uma equipe multidisciplinar na sua empresa traz pontos de vista diferentes de um mesmo objetivo, permitindo que o trabalho seja realizado com mais eficiência e traga resultados melhores.

Pois se trata da união de profissionais de diferentes áreas que trabalham em conjunto para um mesmo projeto ou desenvolvimento de um produto.

Dessa forma a equipe se torna mais eficiente e trabalha de forma mais assertiva.

Neste artigo você vai entender melhor o que é equipe multidisciplinar, sua importância, benefícios e como montá-la.

O que é equipe multidisciplinar?

Uma equipe multidisciplinar ou equipe multiprofissional é um grupo de profissionais de áreas diferentes com conhecimentos e perfis comportamentais que completam.

Isso é muito comum na área de saúde onde uma equipe multidisciplinar em saúde, com médicos de diferentes especializações e enfermeiros se unem para tratar dos pacientes.

No entanto as empresas também estão aderindo a essa mesma ideia para trabalhar em projetos e desenvolvimento de produtos.

Pois cada profissional contribui partilhando seus conhecimentos com os outros e interagindo de forma harmônica, trabalhando em conjunto em prol de um mesmo objetivo.

Por que montar uma equipe multidisciplinar é importante?

Porque o mercado tem passado por mudanças constantes, principalmente no que se refere à implementação de novas tecnologias.

Assim investir em equipes multidisciplinares permite que a organização enxergue perspectivas diferentes, o que tem sido muito valorizado uma vez que a sociedade possui uma grande diversidade tanto de etnias e culturas como de opiniões e vida social.

Dessa forma as organizações podem elaborar estratégias mais assertivas para satisfazer os consumidores e continuar competitiva no mercado.

Quais os benefícios da equipe multidisciplinar?

A formação de equipes multidisciplinares pode contribuir e muito com os resultados que a empresa obtém.

Por isso proporciona muitos benefícios para a organização.

Vamos conferir quais são eles a seguir.

Criação de um time focado em um projeto

equipe multidisciplinar

A equipe multidisciplinar diferente de colaboradores que trabalham em uma mesma área fica focada em elaborar e implementar um projeto.

Por isso ela tem total autonomia para tomar decisões, não sendo necessário passar por aprovações de outros setores ou superiores.

Dessa forma a troca de informações é mais eficaz e é possível realizar um projeto com mais facilidade.

Pois quando esse mesmo trabalho é feito por setores diferentes (que possuem profissionais da mesma área e trabalham em apenas uma parte do projeto) não é possível conectar as funções envolvidas.

Dessa forma o projeto é mais demorado, além de ser mais propenso a erros e falhas.  

Unir profissionais de diferentes áreas

A equipe multidisciplinar permite a união de profissionais de diferentes áreas, assim é possível tornar o trabalho mais dinâmico.

Pois é possível encontrar pessoas com o preparo necessário para que possíveis obstáculos e problemas sejam vencidos.

Assim por exemplo, se o objetivo é fazer melhorar as campanhas de marketing, enquanto um profissional de marketing cuida da elaboração das campanhas outro de finanças pode avaliar os custos financeiros da mesma e evitar desperdícios.

Dessa forma o trabalho se torna mais eficiente.

Experiências diferentes em um mesmo grupo

Outro benefício da equipe multidisciplinar é que os profissionais além de serem de áreas diferentes apresentam vivências únicas e que podem contribuir para a elaboração e o desenvolvimento do projeto.

Afinal os desafios e problemas pelos quais essas pessoas passaram são diferentes uns dos outros e por isso podem ser cruciais para o sucesso do trabalho.

Aumenta a produtividade do time

equipe multidisciplinar

Quando há a formação de uma equipe multidisciplinar a produtividade aumenta, pois profissionais de áreas diferentes tendem a identificar erros mais facilmente.

Dessa forma acabam realizando o trabalho de forma mais ágil e evitando gastos com o retrabalho.

Melhora o trabalho em equipe

Pontos de vista e vivências diferentes acabam enriquecendo o trabalho em equipe.

Pois assim os membros conseguem analisar os desafios e erros com perspectivas diferentes, podendo trabalhar juntos para que todos consigam alcançar um objetivo em comum.

Proporciona bons resultados

Com a melhora da equipe, aumento da produtividade e diminuição dos erros os resultados são mais satisfatórios.

Assim não apenas a empresa é capaz de se desenvolver, mas os próprios colaboradores que acabam se tornando mais colaborativos e proativos e assim passam a apresentar uma performance melhor.

Como montar uma equipe multidisciplinar?  

Para montar uma equipe multidisciplinar é preciso de um bom planejamento para que ela contenha todos os profissionais necessários para o projeto e possa trazer bons resultados.

Confira o passo a passo a seguir.

Passo 1 – Defina um objetivo

equipe multidisciplinar

Primeiramente você deve pensar em qual é seu objetivo ao montar uma equipe multidisciplinar.

Pois dependendo de qual for seu objetivo (elaboração e desenvolvimento de um projeto ou criação de um produto) os profissionais escolhidos para a montagem do time podem ser diferentes.

Assim você poderá organizar a equipe da melhor forma possível e motivá-los desde o início.

Passo 2 – Escolha as especialidades

O segundo passo é escolher quais especialidades serão necessárias para desenvolver o trabalho.

Por isso uma dica é analisar o objetivo do projeto e fazer uma lista com as habilidades técnicas, sociais e perfis comportamentais que são mais indicados para o alcance de bons resultados.

Passo 3 – Selecione os profissionais certos

Você pode buscar pessoas na sua própria empresa para fazer parte da equipe multidisciplinar.

É possível selecionar pessoas que se interessarem pelo objetivo, uma boa ideia é deixar os profissionais manifestarem seu interesse em participar do projeto e se voluntariem por conta própria.

Pois assim eles estarão mais motivados e darão seu melhor durante o trabalho.

Outra maneira de fazer isso é realizando testes de perfil comportamental para definir quais são as personalidades que serão cruciais para complementar o grupo.

Dessa forma é possível definir qual a posição que cada membro se sairá melhor.

E se quiser selecionar candidatos de fora para fazer parte de sua equipe de forma mais assertiva então use a plataforma da EMPREGARE, com ela você pode fazer o processo seletivo com mais eficácia e agilidade.

Passo 4 – Monte uma equipe pequena

estágio

O ideal é que sua equipe não tenha muitos membros, devendo ter no máximo oito profissionais.

Pois um grupo pequeno é capaz de manter uma comunicação melhor e mais eficiente do que uma equipe grande.

Caso precise de mais pessoas você pode montar outra equipe e dividir o projeto em tarefas para que cada time realize a sua.  

Passo 5 – Seja claro ao determinar os papéis

Para que todos trabalhem de forma mais organizada é preciso que cada membro da equipe saiba exatamente seu papel no projeto.

Por isso é preciso estruturar bem o trabalho e distribuir os papéis com clareza.

Dessa forma cada um saberá o que precisa fazer e assim evitará problemas no relacionamento profissional e pessoal dos funcionários.

Passo 6 – Inclua um moderador

É importante incluir na equipe multidisciplinar um profissional que tenha o perfil de moderador, ou seja, que seja imparcial e tenha habilidade para negociar e ajudar o time a compreender os objetivos e planejamentos.

Além disso, o moderador também ajuda a gerenciar conflitos para que não haja problemas no relacionamento entre colaboradores e assim prejudique o andamento do projeto.

Como fazer a gestão de uma equipe multidisciplinar?

Não basta montar a equipe multidisciplinar e distribuir os papéis é preciso acompanhá-la para avaliar seu trabalho e orientá-la.

Portanto você deve colocar em prática algumas ações.

Vamos conhecê-las.

Conheça a equipe

Primeiramente você deve conhecer todos os integrantes do time, por isso converse com cada um e saiba quais são suas opiniões, ideias e problemas na rotina de trabalho.

Assim você saberá como orientar cada um e ajudá-los a entregar bons resultados.  

Reconheça a capacidade de cada um

É importante valorizar as habilidades e pontos positivos de cada membro da equipe, pois assim eles se sentirão mais motivados.

Por isso é bom fazer os profissionais se sentirem úteis e reconhecer seus esforços, assim eles se sentirão mais engajados e até mesmo poderão melhorar seu desempenho e produtividade.

Ofereça feedbacks

Para que os profissionais tenham uma direção de qual caminho devem seguir na composição de seu trabalho é importante dar feedbacks constantes.

Por isso quando o profissional acertar e entregar um bom trabalho o ideal é dar um feedback positivo, pois isso o motivará a continuar melhorando cada vez mais.

Já quando seu trabalho precisar de correção dê um feedback negativo mostrando onde ele falhou e o incentivando a melhorar.

Estimule o trabalho em equipe

equipe multidisciplinar

Você também deve estimular o trabalho em equipe para que todos os membros do time trabalhem em conjunto e harmonia, isso é essencial para o sucesso do projeto.

Uma forma de fazer isso é organizando atividades para que todos possam dar suas opiniões e se expressar.

Além do mais, você deve estar preparado para intervir caso seja necessário e dar oportunidade para que todos possam falar.

Dessa forma todos vão compreender que o ponto de vista de cada um importa na execução do projeto.

Comunique-se abertamente com a equipe

Uma boa prática é se manter aberto para que sua equipe possa te procurar caso tenha alguma dúvida ou precise de ajuda.

Por isso é bom reservar um tempo para conversar com seus colaboradores pessoalmente ou por outros meios como Whatsapp, e-mail e caixa de sugestões.

Dessa forma você poderá ficar mais próximo da equipe e entender as dificuldades diárias do trabalho.

Priorize o interesse coletivo

Ainda que cada membro do time tenha opiniões e ideias diferentes, na tomada de decisão o que deve prevalecer é a opinião da maioria.

Por isso você precisa fazer um planejamento estratégico e mostrar que independente da decisão tomada todas as opiniões são importantes.

Saiba gerenciar conflitos

Em um grupo de pessoas com pensamentos e ideias diferentes é normal surgir algum conflito uma hora ou outra.

Mas é preciso saber lidar com eles da melhor forma para não prejudicar o trabalho da equipe.

Por isso você deve ajudar os membros da equipe a entrarem em um acordo para conviverem bem.

Também é preciso reconhecer e acolher emoções que são desconfortáveis.

Na hora de dar feedbacks negativos faça de uma forma positiva, incentivando os colaboradores e não os diminuindo.

Além disso, se há algum conflito você deve reconhecer se aconteceu realmente algum fato ou se é apenas um julgamento.

Fique atento também a quais demandas não estão sendo cumpridas e saiba que o importante é encontrar a solução do conflito e não ter razão.

Estabeleça limites

Você como gestor também deve saber estabelecer limites e saber dizer não quando necessário.

Pois se o ambiente de trabalho for liberal demais vai ficar uma bagunça e assim a equipe não apresentará uma boa performance nem resultados satisfatórios.

Por isso busque formas democráticas de estabelecer limites, assim você acaba ajudando a evitar conflitos por poder e ajuda a melhorar a relação entre os membros do time.

Quais são os desafios das equipes multidisciplinares?

Mesmo as equipes multidisciplinares sendo benéficas para a empresa há alguns desafios que devem ser enfrentados.

Entre esses desafios estão:

  • Perda do foco nas atividades devido às diferentes opiniões e ideias;  
  • Necessidade de desenvolver a confiança entre os membros da equipe para que as decisões sejam tomadas.

Por isso é preciso que o gestor seja uma figura que todos respeitem, mas que saiba cobrar o trabalho quando necessário.

Além disso, ele deve elaborar estratégias para desenvolver a confiança e segurança de todos do time.

Conclusão

Como você viu a equipe multidisciplinar é formada por profissionais de áreas diferentes em prol de um mesmo objetivo, como a criação de um novo produto, por exemplo.

Esse grupo proporciona vários benefícios para a empresa como mais agilidade para realizar o trabalho, já que conta com opiniões distintas e que se complementam, o que aumenta a produtividade e melhora a performance do time.

Mas para montar essa equipe é preciso seguir um passo a passo para que o dêem bons resultados.

Entre esses passos estão:

  1. Defina um objetivo
  2. Escolha as especialidades
  3. Selecione os profissionais certos
  4. Monte uma equipe pequena
  5. Seja claro ao determinar os papéis
  6. Inclua um moderador

Seguindo esses passos e tendo consciência dos desafios que terá de enfrentar com a equipe multidisciplinar com certeza você conseguirá montar um grupo capaz.

Dessa forma conseguirá obter bons resultados que vão contribuir não só com o sucesso da empresa, mas também dos colaboradores que estão participando do time.

cultura de feedback
Previous article Os 7 tipos de entrevistas – Como funcionam e quais usar?
Síndrome de Burnout
Next article O que é a Síndrome de Burnout e como evitar no ambiente de trabalho?

Escreva um comentário

Close