Como promover o bem-estar dos colaboradores?

Bem-estar dos colaboradores

Sabia que se preocupar e gerar ações para promover o bem-estar dos colaboradores pode refletir no bem-estar na empresa?

Sim, pois funcionários satisfeitos se tornam mais motivados e engajados, o que aumenta a produtividade e reduz problemas como absenteísmo e turnover.

Além disso, para começar não é preciso investir muito dinheiro, pois por meio de ações simples é possível obter bons resultados.

Neste artigo você vai entender a importância de promover o bem-estar dos colaboradores.

Além de conferir quais ações pode tomar para colocar isso em prática e por fim, de que forma um processo seletivo assertivo pode ajudar.

Qual a importância de promover o bem-estar dos colaboradores?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o impacto financeiro que as doenças mentais causam no PIB global é de 1 trilhão de dólares.

Assim não promover o bem-estar dos funcionários pode resultar em prejuízo financeiro para as empresas que precisam custear licenças e tratamentos médicos para seus colaboradores.

Ao mesmo tempo de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Oracle (multinacional norte-americana especializada em tecnologia) 84% dos brasileiros pensam que os empregadores devem ajudar a promover a saúde mental dos funcionários.

Pois ao se sentirem bem os colaboradores ficam mais satisfeitos no ambiente de trabalho e se motivam mais em suas atividades.

Além disso, promover o bem-estar na empresa pode trazer outros benefícios como:

  • melhorar o clima organizacional;
  • aumentar a produtividade;
  • diminuir as faltas;
  • reduzir os custos dos colaboradores com saúde;
  • aumentar a motivação e engajamento;
  • melhorar a retenção de talentos;
  • diminuir o estresse;
  • proporcionar funcionários mais resilientes.

Quais ações tomar para promover o bem-estar na empresa?

Bem-estar dos colaboradores

Existem várias ações que sua empresa pode tomar para promover o bem-estar dos colaboradores, como fazer uma pesquisa de clima organizacional e entender se eles estão satisfeitos com o ambiente de trabalho.

Outra ação é promover intervalos e tempo de descanso para reduzir o estresse diário, estimular a colaboração e um bom relacionamento entre os colaboradores, entre outras.

A seguir você vai conferir quais são as principais ações que ajudam a promover o bem-estar dos colaboradores e entender como aplicá-las.

Fazer uma pesquisa de clima organizacional

A primeira ação que você deve tomar para entender como promover o bem-estar dos colaboradores é fazer uma pesquisa de clima.

Pois o clima organizacional ajuda a medir a satisfação dos funcionários e qual é sua visão a respeito do ambiente e da empresa que atuam.

Por isso é importante não só fazer a pesquisa de clima como entrevistas individuais que vão apontar o que incomoda os profissionais.

Assim como os problemas que eles têm que lidar no dia a dia e o que eles gostariam que melhorasse.

Dessa forma a equipe de Recursos Humanos pode analisar quais são os fatores que estão contribuindo para a piora do clima organizacional e levantar soluções para resolver os problemas.

No entanto também é preciso criar um canal de comunicação entre os funcionários para que eles possam ver os resultados da pesquisa e as soluções para os problemas apresentados.

Isso é importante para estabelecer uma relação de confiança entre a empresa e os colaboradores.

Promover a cultura organizacional

Bem-estar dos colaboradores

Uma segunda ação que a empresa deve tomar é fortalecer sua cultura organizacional.

 Ou seja, deixar claro para todos, tanto funcionários de baixo como alto escalão sobre as regras da organização, assim como sua história, missão, valores e visão.

Todos também devem entender tudo o que é feito pela empresa, além do funcionamento de seus processos.

Dessa forma todos vão se sentir como pertencentes a ela, gerando mais comprometimento e responsabilidade.

Oferecer feedbacks

Cabe também à empresa estabelecer uma cultura de feedbacks, onde os colaboradores possam entender em que pontos estão acertando e em quais estão errando.

Dessa forma podem se sentir reconhecidos por suas habilidades e acertos e entenderem como melhorar seus pontos fracos.

Por isso é preciso que os gestores saibam dar feedbacks construtivos e não que apenas tenham a intenção de “dar uma bronca” nos colaboradores pelos erros cometidos.

Pois é importante mencionar as qualidades de cada um e elogiar os trabalhos bem feitos, assim os funcionários se sentem mais motivados a melhorar sua performance.

Proporcionar um ambiente de trabalho com boa infraestrutura  

A empresa também deve se preocupar com a infraestrutura do ambiente de trabalho.

Pois é preciso que os equipamentos e móveis utilizados pelos profissionais sejam ergonômicos, ou seja, projetados para proporcionar o bem-estar.

Por isso é preciso investir em cadeiras e mesas melhores, equipamentos tecnológicos que funcionem bem e possam ser manuseados com facilidade.

Além disso, também é preciso se atentar à segurança, ventilação, iluminação, temperatura, assim como os locais de alimentação e descanso.

Investir em ambientes de descanso é uma boa forma de ajudar a aliviar o estresse do trabalho, além de promover uma boa convivência com os colegas.

Oferecer serviços para promover a saúde mental

Bem-estar dos colaboradores

A empresa também precisa se preocupar com a saúde mental de seus colaboradores.

Pois o funcionário deve ser visto como o bem mais valioso da empresa, sendo que sem ele a organização não funciona.

Por isso oferecer serviços de aconselhamento e atendimento psicológico gratuito podem ajudar a promover a saúde mental.

Com a saúde mental em dia, o colaborador saberá lidar melhor com o estresse do dia a dia e evitará problemas psicológicos como depressão, ansiedade, síndrome de burnout, entre outros que afetam a saúde física.

Além disso, o funcionário se sente mais motivado no ambiente de trabalho e consegue se focar mais e melhorar sua performance e produtividade.

Proporcionar flexibilidade no trabalho

A flexibilidade no trabalho tem sido muito valorizada pelos profissionais atuais, principalmente após a pandemia, onde muitas empresas foram obrigadas a adotar o home office.

Em um ambiente não estressante e fazendo seus próprios horários o colaborador é capaz de entregar a mesma qualidade de trabalho que tinha presencialmente, além de melhorar sua produtividade.

Por isso além do home office algumas empresas estão adotando jornadas flexíveis em que o funcionário pode escolher o horário que chega para trabalhar.

Dessa forma ele pode se organizar, de acordo com compromissos pessoais e investir mais tempo com a família e assim ter mais motivação para trabalhar.

Conscientizar os colaboradores sobre a importância de manter-se saudável

Oferecer palestras para conscientizar os funcionários sobre adotar e manter hábitos saudáveis também é uma ótima forma de promover o bem-estar na empresa.

Pois ao serem alertados sobre a importância de ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos.

Além de cuidar da saúde emocional e da segurança no trabalho os profissionais podem tomar medidas para se cuidarem e melhorarem sua saúde e qualidade de vida.

Outra forma de conscientizar os colaboradores é por meio de dinâmicas e oficinas que além de orientá-los vão melhorar o engajamento e o clima organizacional.

Incentivar a colaboração

Bem-estar dos colaboradores

Incentivar a colaboração no ambiente de trabalho pode ser muito benéfico para o bem-estar dos colaboradores.

Pois torna o ambiente de trabalho mais harmonioso, as equipes passam a se relacionar melhor e se tornam mais leais.

A melhora da relação entre os colegas de trabalho e gestores proporciona mais motivação, já que todos que atuam nesse ambiente de trabalho partilham de um mesmo objetivo e tem a vontade de crescer juntos.

No entanto é preciso que a equipe de Recursos Humanos esteja atenta ao surgimento de conflitos e atue para solucioná-los.

Além disso, deve tratar a todos da mesma maneira, independente de sua hierarquia na empresa.

Oferecer atividades físicas

Promover atividades físicas na empresa, ainda mais para setores em que os profissionais costumam trabalhar sentados o dia todo é uma boa forma de promover o bem-estar dos colaboradores.

A empresa pode oferecer essas atividades em suas próprias dependências como patrocinar ou organizar exercícios fora do horário de expediente.

Dessa forma os profissionais podem deixar de ser sedentários e melhorar sua saúde física.

Ajudar os funcionários a economizar

Com o aumento dos preços e do consumismo é comum ver pessoas ficarem endividadas.

Assim além de gerar uma tremenda dor de cabeça, as pessoas ficam estressadas e preocupadas, o que afeta seu bem-estar.

Para melhorar esse quadro é importante que além do salário a empresa ajude seus colaboradores a economizarem.

Isso pode ser feito por meio de informações que os instruam a gerenciar sua vida financeira e pague as despesas no home office, caso ofereça essa modalidade.

Além disso, a empresa também pode buscar parceria com contadores para ajudar os colaboradores a economizar.

Reconhecer o trabalho dos colaboradores

Bem-estar dos colaboradores

Uma boa forma de promover o bem-estar dos colaboradores é reconhecendo seu bom trabalho.

Isso pode ser feito por meio de recompensas por algum projeto que teve êxito ou pelo cumprimento de metas e objetivos.

Dessa forma os funcionários se sentirão mais valorizados e ficarão motivados a se empenharem para obter melhores resultados.

Assim tanto os profissionais como a empresa se sentirão satisfeitos, uma vez que no caso dos colaboradores terão seu valor reconhecido e no caso da empresa estará caminhando rumo ao seu desenvolvimento.

Incentive o desenvolvimento profissional dos colaboradores

A empresa também deve oferecer um plano de carreira para os colaboradores e os ajudarem a se desenvolverem profissionalmente.

Isso pode ser feito por meio do incentivo para propor novas ideias e soluções, assim como oferecer treinamento e auxílio financeiro para cursos de capacitação.

Além disso, a empresa pode incentivar promoções internas e pagar salários compatíveis com os valores do mercado.

Evitar o acúmulo de estresse no ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho estressante, com conflitos e rotinas desgastantes gera mal-estar nos colaboradores que podem vir a sofrer de doenças físicas e emocionais.

Assim é importante diminuir a pressão dentro do ambiente de trabalho para que os funcionários possam ter mais autonomia e usar sua criatividade.

Além disso, é preciso que o time de RH converse com os gestores e os instruam sobre os efeitos de cobranças excessivas e como elas aumentam as faltas e desanimam os colaboradores.

Esses efeitos podem prejudicar o andamento do trabalho e como consequência a obtenção de lucros da empresa.

Por isso é ideal não exigir demais dos profissionais, respeitando seus limites.

Ao invés disso é bom investir em treinamentos e capacitações para melhorar sua eficiência ao realizar os processos e a desenvolverem sua inteligência emocional.

Como um processo seletivo assertivo pode ajudar a promover o bem-estar nas empresas?

Bem-estar dos colaboradores

Ter a cultura organizacional bem definida e estruturada é ótimo para atrair talentos e identificar os colaboradores alinhados com a organização.

Por isso é bom estabelecer com clareza a missão, os valores e as regras que conduzem a empresa.

Assim a organização pode promover processos seletivos com a cultura bem estruturada e atrair profissionais alinhados com seus objetivos e valores.

Dessa forma é possível desde o começo promover uma sensação de pertencimento e trabalhar esses profissionais para que se mantenham motivados e engajados.

O Software de Recrutamento e Seleção da EMPREGARE pode ajudar sua empresa a promover processos seletivos assertivos.

Pois por meio dele você estabelece critérios de escolha e tem acesso aos profissionais mais alinhados com o perfil que a empresa está buscando.

Além disso, a EMPREGARE oferece testes de perfil comportamental que vão ajudar sua empresa a descobrir quem são os profissionais que mais se adéquam a ela.

Assim desde o começo é possível saber como a empresa pode contribuir para promover seu bem-estar.

Clique aqui e converse com um de nossos especialistas para obter maiores detalhes.

Conclusão

Como você viu promover o bem-estar dos colaboradores é essencial para motivá-los e aumentar seu engajamento e produtividade.

Por isso é preciso implementar algumas ações que melhorem o bem-estar dos funcionários, como:

  1. Fazer uma pesquisa de clima organizacional;
  2. Promover a cultura organizacional;
  3. Oferecer feedbacks;
  4. Proporcionar um ambiente de trabalho com boa infraestrutura;
  5. Oferecer serviços para promover a saúde mental;
  6. Proporcionar flexibilidade no trabalho;
  7. Conscientizar os colaboradores sobre a importância de manter-se saudável;
  8. Incentivar a colaboração;
  9. Oferecer atividades físicas;
  10. Ajudar os funcionários a economizar;
  11. Reconhecer o trabalho dos colaboradores;
  12. Evitar o acúmulo de estresse no ambiente de trabalho.

Dessa forma é possível deixar os colaboradores mais satisfeitos, reduzir casos de doenças emocionais e físicas, absenteísmo e presenteísmo.

Além de aumentar a retenção de talentos e ainda melhorar os lucros e promover uma imagem uma boa imagem para a empresa.

Síndrome de Burnout
Previous article O que é a Síndrome de Burnout e como evitar no ambiente de trabalho?
No newer article

Escreva um comentário

Close