Gestão de Talentos: confira as melhores práticas

gestão de talentos - melhores práticas

Com as transformações que estão acontecendo no mundo corporativo e no mercado de trabalho, não são poucos os desafios que os departamentos de Recursos Humanos (RH) encontram em sua rotina. Ou seja, os processos de RH também sofreram mudanças significativas. A gestão de talentos é uma parte importante de sua estratégia de negócio? É sobre isto que vamos discutir neste artigo.

Além da parte administrativa, os gestores precisam engajar, organizar as políticas, desenvolver estratégias de treinamento e desenvolvimento, e outras ações que mantenham os talentos alinhados com a empresa.

Nesse sentido, investir em práticas de gestão de talentos é uma ação essencial para atrair, treinar, reter e motivar os melhores colaboradores. Assim, eles alcançarão melhores desempenhos e, consequentemente, trarão benefícios significativos para a organização.

Pensando nisto, eis o que você irá encontrar neste artigo:

  • O que é gestão de talentos.
  • Qual a importância da gestão de talentos em uma empresa.
  • Quais são as melhores práticas de gestão de talentos para implementar em sua empresa.

Pegue papel e caneta, e boa leitura!

Entendendo o conceito de gestão de talentos

o que é Gestão de Talentos

Antes de conhecer quais são as melhores práticas de gestão de talentos, é preciso entender o seu conceito.

Em resumo, trata-se do conjunto de ações implementadas com o objetivo de contratar, treinar e reter os melhores talentos na empresa.

O capital humano é o recurso mais precioso de uma organização. E por talento, entendemos que são aqueles profissionais capazes de apresentar os mais altos níveis da empresa. Ou seja, os que assumem cargos de liderança e tomam decisões estratégicas.

Uma boa prática de gestão de talentos ajuda a criar um ambiente saudável e com colaboradores engajados, motivados e que contribuem para o crescimento do negócio. Além disso, também é uma forma de criar o compromisso de valorizar e desenvolver talentos que se identifiquem com os valores da empresa, e estão prontos para colaborar de forma positiva para atingir os objetivos gerais da organização.

O propósito principal da gestão de talentos é ajudar a empresa a atingir seus objetivos. Trata-se de um aspecto crucial do RH moderno.

Importância da gestão de talentos

A gestão de talentos vai muito além do que somente lapidar o trabalhador. Há uma preocupação em humanizar o capital humano. Isto é, o RH em conjunto com os gestores consideram as particularidades de cada profissional, bem como suas potencialidades que podem ser utilizadas a favor da empresa.

Além disso, as ações de gestão de talentos são planejadas a médio e a longo prazo e engloba a atração, o desenvolvimento e a manutenção de equipes de alta performance. Tudo isto alinhada a cultura da organização.

Logo, ao implementar esta estratégia, você garante, primeiramente, a atração dos talentos mais apropriados para as vagas oferecidas na sua empresa. E isto também garante um clima organizacional favorável. Caso contrário, com processos de recrutamento e seleção ineficientes, o tempo, os recursos e os esforços serão muito maiores.

Dessa forma, podemos dizer que a gestão de talentos garante uma eficiência nos processos, uma redução de recursos, custos e tempo, e maior engajamento entre as equipes. Consequentemente, há um aumento expressivo nos resultados da empresa.

No entanto, entendemos que pensar em ações e práticas para uma boa gestão não é uma tarefa fácil. Pensando nisto, separamos as melhores práticas na gestão de talentos para te ajudar a pensar e a começar a implementar esta estratégia como um diferencial competitivo para sua empresa.

Confira no tópico seguinte.

Melhores práticas na gestão de talentos

Para implementar a gestão de talentos é preciso investir em boas práticas para que os resultados sejam positivos. Veja seguir quais são as melhores práticas.

melhores práticas de gestão

Crie sistemas de reconhecimento e crescimento

Para que uma empresa consiga crescer e possa contar com grandes talentos é preciso investir em planos de desenvolvimento interno que permitam aos colaboradores avançarem e atingirem seus objetivos de carreira. Bem como é preciso investir em sistema de reconhecimento.

Afinal, se um profissional se sente preso na mesma posição ou não se sente valorizado pelo trabalho que exerce, é bem provável que ele comece a procurar por outras alternativas de crescimento, fora da sua empresa.

Portanto, é de extrema importância que os profissionais se sintam motivados por planos de desenvolvimento de carreira pessoal. Essa ação irá garantir que eles desenvolvam suas qualidades e habilidades. E com uma empresa que valoriza o seu potencial, ele estará motivado e engajado para buscar os melhores resultados.

Propor programas de treinamento e desenvolvimento, elogiar publicamente ou convidar para eventos específicos da organização, são formas de engajar, motivas e reconhecer o trabalho do colaborador.

Motive os seus colaboradores

Um dos fatores que sustenta a retenção de talentos é a motivação dos colaboradores. Isto porque garante que eles se encaixem no ambiente da empresa, e também que possam ser analisados e reconhecimento por realizarem um trabalho com êxito.

Entre as ações que podem aumentar a motivação dos seus talentos, estão:

  • Ouça a sua equipe e abra espaço para o diálogo mútuo.
  • Estimule a criatividade e as ideias inovadoras.
  • Celebre as pequenas e grandes conquistas da equipe.
  • Crie um sistema de feedbacks.
  • Defina metas realistas.
  • Crie desafios.
  • Estimule o trabalho em equipe através de dinâmicas.
  • Invista em Treinamento e Desenvolvimento, entre outras.

Otimize o processo de recrutamento e seleção

Uma das práticas mais importantes na gestão de talentos é desenvolver um processo de atração e seleção eficiente e inovador. Ou seja, investir na experiência do candidato, bem como em sua jornada enquanto colaborador, é uma ação eficaz para garantir a melhora no desempenho individual e da equipe.

Além disso, também melhora e fortalece a sua imagem como marca empregadora.

Portanto, planeje, monitore, mesure e analise os processos seletivos da sua empresa. Dessa forma, será possível encontrar oportunidades de melhoria e otimizar o processo.

Para tornar esta etapa mais estratégica, é importante investir em softwares inteligentes de recrutamento e seleção, isto irá garantir um processo mais ágil e mais assertivo.

Invista em um bom programa de onboarding

Em resumo, o programa de onboarding – ou programa de integração de novos funcionários –, é um processo de boas-vindas as novas contratações em relação aos aspectos sociais e de desempenho da empresa. Trata-se de integrar o novo colaborador à cultura, aos valores e aos objetivos da organização. Bem como, apresentá-lo a equipe e deixá-lo confortável para que desempenhe suas atividades de forma positiva.

Nesse sentido, oferecer um programa de onboarding é ideal para o fortalecimento da cultura, para aumentar o engajamento e a produtividade. Este processo começa assim que a vaga é anunciada, e é uma etapa essencial no processo de recrutamento e seleção.

Proporcione flexibilidade

Na atualidade, a flexibilidade tem a sua importância. Seja no sentido de liberdade criativa ou de expressão, seja no sentido de horário de trabalho, este é um aspecto importante que deve ser considerado.

Com problemas de mobilidade no trânsito, ou altas demandas com horários extras, por exemplo, investir na possibilidade de proporcionar ao seu time alguns dias de home office no mês é uma ação que fará diferença nos resultados.

Esta ação mostra que a organização não está apenas preocupada em conquistar os resultados, mas que também valoriza o bem-estar e a qualidade de vida de seus colaboradores.

Analise o desempenho dos colaboradores

Ligada ao sistema de reconhecimento, esta ação corresponde a etapa de observar e identificar talentos com potencial para serem promovidos, aqueles que precisam de feedback para melhorar o desempenho ou para valorizar suas atividades, entre outros.

Caso os talentos apresentem alto desempenho, a ação de reconhecimento e valorização deve ser considerada.

Ofereça bons benefícios

Atualmente, um talento busca mais do que um bom salário. Eles buscam qualidades de vida e o equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional. Dessa forma, é possível aumentar o poder aquisitivo dos colaboradores sem, necessariamente, aumentar ou modificar o salário. Por exemplo, forneça convênios para o colaborador e sua família, ou qualquer outro benefício que seja motivador para o profissional.

Uma forma de descobrir o que os seus colaboradores esperam é através de uma pesquisa. Após realizar esta pesquisa, se reúna com seus gestores (RH, financeiro, entre outros) para verificar quais ações são possíveis e quais não são.

Invista em capacitação de colaboradores e líderes

Uma verdadeira liderança é aquela que se preocupa com a trajetória profissional de seus colaboradores. Com gestores inflexíveis e rígidos, as chances de seus talentos pedirem demissão é alta.

Portanto, invista no progresso, no desenvolvimento e na capacitação não só dos colaboradores, como também dos gestores, para que entendam a importância em criar equipes fortes e engajadas.

Afinal, um líder estimula o melhor de seus colaboradores.

Em conclusão, fortalecer o clima organizacional e eliminar ambientes ou situações adversas é primordial para criar um ambiente de trabalho saudável e favorável, onde os seus talentos sintam-se felizes e motivados a trabalhar e a entregar sempre o melhor.

Investir na gestão de talentos faz toda diferença para o seu negócio.

O que você achou destas práticas? Deixe nos comentários se a sua empresa está um passo a frente para implementar uma gestão de talentos eficiente. E compartilhe o conteúdo com outras empresas e profissionais de RH.

O conhecimento não para por aqui

A EMPREGARE.com oferece conteúdo novo para você toda semana. Portanto, leia também:

Aproveite também para seguir a EMPREGARE.com no Instagram e no LinkedIn. E também para acompanhar mais conteúdos como este no canal do YouTube.

Por fim, o que você acha de dar um próximo passo e melhorar as suas contratações?    

A EMPREGARE.com oferece a melhor tecnologia do mercado em se tratando de software de Recrutamento e Seleção.    

O sistema é fácil, intuitivo e pensado exclusivamente para otimizar e agilizar os seus processos e sua rotina na empresa.

Clique aqui e agende uma demonstração com nossos especialistas!

como reduzir o tempo do processo seletivo
Artigo anterior Saiba como o Visão Hospital de Olhos reduziu em 90% o tempo do processo seletivo
sinais de que você precisa fortalecer a cultura organizacional
Próximo artigo Sinais de que sua empresa precisa fortalecer a cultura organizacional

Escreva um comentário

Fechar