Contratar novos talentos é uma das maiores missões do setor de Recursos Humanos (RH). Para garantir assertividade, é preciso estar atento a alguns detalhes. Sua equipe está com dificuldades na hora de recrutar os talentos ideais para as vagas em aberto? Um dos problemas pode estar relacionado ao anúncio da vaga. Pensando nisso, preparamos nesse artigo algumas dicas de como fazer o anúncio de vaga assertivo e atrair os melhores talentos. Portanto, continue conosco até o fim para conferir as dicas. Boa leitura! 

O que torna um anúncio de vaga perfeito?

Com um mercado cada vez mais competitivo e exigente, está cada vez mais difícil contratar o profissional ideal para as vagas em aberto nas organizações. Nesse sentido, o planejamento apropriado de todas as etapas que envolvem o processo de recrutamento e seleção é fundamental. Entre essas etapas está em como a vaga será anunciada. Para que a sua equipe de RH consiga investir em um anúncio de vaga assertivo, ela deve considerar alguns pontos importantes que falaremos mais adiante. Mas, o que torna o anúncio perfeito é quando ele consegue passar a mensagem de forma adequada e objetiva.

como fazer um anúncio de vaga assertivo_o que torna o job description perfeito
Como fazer um anúncio de vaga assertivo: o que torna o job description perfeito? | Foto: Freepik

Mas, o que isso significa? 

Em suma, é ideal que o candidato sinta-se desejado e que terá o espaço para fazer a diferença e se desenvolver dentro da empresa. E não apenas isso! O seu anúncio de vaga deve conter os elementos fundamentais para que não só atraia, como também passe uma boa imagem do seu negócio enquanto marca empregadora. Afinal, o anúncio de vaga é o primeiro grande contato entre o candidato e a sua empresa. Por isso, quando bem-planejado, pode solucionar alguns problemas a curto, médio e a longo prazo. 

Nessa etapa de divulgação, os candidatos precisam ter informações essenciais sobre a empresa e sobre a oportunidade da qual estão pensando em se candidatar. Eles precisam entender muito bem quais serão suas responsabilidades, e qual é o perfil desejado pela empresa. Assim, decidindo se há um alinhamento desse perfil ou não – fit cultural. 

Quanto mais detalhado for o anúncio, mais atraente ele fica, e evita cadastros de quem não se encaixa no perfil desejado pelo cargo e pela empresa. Não adianta uma elaboração totalmente meticulosa das etapas do processo de recrutamento, se a sua equipe não conseguir criar um anúncio de vaga que atraia os melhores talentos. E é por isso que essa etapa de divulgação é tão importante para o sucesso e a assertividade de um processo seletivo.

Anúncio de vagas assertivo: 4 dicas para atrair os melhores talentos

Contratar talentos é a missão do RH, e não é de hoje. As redes sociais mudaram a maneira como interagimos no ambiente profissional. Com pouca oferta e a alta demanda, a forma como a empresa faz a divulgação de suas vagas, e comunica uma oportunidade de emprego faz toda a diferença na hora de selecionar os profissionais mais qualificados.

Para garantir a assertividade no processo de recrutamento, é preciso se atentar a uma série de detalhes. Pensando nisso, separamos a seguir uma série de dicas para te ajudar a criar um anúncio de vaga assertivo. Continue a leitura para conferir as dicas!

1. Planejamento é o primeiro grande passo para criar o anúncio de vaga ideal

Em primeiro lugar, é importante definir e alinhar qual é o perfil do profissional que será contratado. Reúna a sua equipe e entenda qual é a necessidade, e faça a descrição do cargo:

  • defina o cargo;
  • liste quais são as principais funções;
  • descreva também quais são os desafios da função;
  • quais são as exigências: conhecimentos técnicos, comportamentais e experiências necessárias; 
  • certifique-se de que todos da equipe entendem a necessidade do cargo, bem como suas principais características.

É de fundamental importância que essa descrição seja elaborada por toda equipe de RH e gestor da área que o colaborador irá atuar. Afinal, o gestor tem uma visão mais detalhada sobre as dificuldades e necessidades da rotina, enquanto o RH pode contribuir na hora de construir a melhor linguagem para alcançar esse talento. 

Além disso, evite buscar super-heróis. Ou seja, tente alinhar as expectativas à realidade do mercado, e aquilo que a empresa pode oferecer no momento. Contratações assertivas dizem respeito ao potencial de crescimento do candidato. Uma das grandes responsabilidades da empresa é justamente oferecer um espaço para que o profissional possa crescer e se desenvolver. 

Informações como: o tempo do processo, etapas necessárias e recursos envolvidos também devem ser definidas e fazem parte de um bom planejamento. Portanto, não se esqueça de organizar quais serão as etapas, o que será feito em cada uma delas, bem como quais pessoas são responsáveis por executar as atividades de cada etapa. Assim, a sua equipe evita confusões, perder tempo em etapas desnecessárias, além de agilizar e otimizar o processo. 

2. Escreva o anúncio de vaga

Com todo o seu planejamento em mãos, está na hora de colocar a mão na massa e escrever o anúncio de vaga ideal, que irá atrair os melhores talentos para a sua empresa.

Como montar um job description perfeito?
Como montar um job description perfeito? | Foto: Freepik

Sendo assim, em segundo lugar, para que uma pessoa que está buscando emprego entenda se ela é um potencial candidato para o cargo, ela precisa saber exatamente o que a organização procura. Com isso, o anúncio de vaga deve ser objetivo, claro, e conter todas as informações de modo a atrair os candidatos certos. Para tanto, confira as principais informações que o seu anúncio de vaga deve conter:  

Um título chamativo

Títulos compridos e desinteressantes podem afastar os melhores talentos. O título é o primeiro contato do candidato. É onde ele irá decidir se quer abrir a oportunidade e ler a descrição, portanto, deve ser atraente. O ideal é que o título do seu anúncio de vaga seja curto e descreva, com precisão, o cargo a ser ocupado.

Faça uma pesquisa no mercado para entender qual nome estão usando para descrever exatamente as funções que esse colaborador irá desempenhar. Tome cuidado para incluir o cargo no título que seja condizente com a realidade.   

Seu anúncio de vaga deve ter um propósito bem definido

Muito bem! Você criou o título atraente, e os candidatos estão na descrição da vaga. Nesse momento, o seu anúncio de vaga deve ser chamativo e explicar resumidamente as atividades que o profissional irá desempenhar. Se a lista for muito extensa, o candidato pode ter receio de se candidatar, afinal, a sobrecarga de funções pode afastá-lo.

Então, defina um propósito do seu anúncio, e tome cuidado com o excesso de informações. Entendemos que você quer descrever todas as funções, mas um resumo apropriado pode não só atrair o candidato, como também fazer com que ele se sinta confortável em optar por se candidatar.  

Não se esqueça de listar os requisitos e as responsabilidades fundamentais para um bom desempenho da função

Nessa etapa você precisa pontuar as características e qualificações fundamentais, e que irão diferenciar o candidato ideal dos demais. Os requisitos devem ser descritos para que o profissional avalie se realmente os possui e se tem interesse no cargo. Alguns itens são obrigatórios, então, cabe listar:

  • formação/educação necessária;
  • conhecimentos técnicos;
  • conhecimentos de ferramentas e recursos específicos de determinada área, por exemplo;
  • as certificações;
  • habilidades fundamentais para o cargo;
  • experiência na área exigida. 

Honestidade ao falar da remuneração e dos benefícios é fundamental

O anúncio de vaga que especifica a faixa salarial do cargo, ajudam as empresas a se destacarem na competição por candidatos mais qualificados. Além, é claro, de ser uma forma de pré-seleção de talentos. Sendo assim, a honestidade nesse momento é fundamental. Afinal, esse ponto pode ser negociado no momento da entrevista final.

Ao incluir no anúncio qual é a faixa, bem como quais são os benefícios que a empresa oferece, são formas de atração. Pois, esse ponto também é fundamental para que o profissional possa avaliar se vale a pena passar pelo processo de recrutamento de acordo com aquilo que ele terá de retorno, caso seja aprovado.

Além disso, são os benefícios que fazem brilhar os olhos dos candidatos. Cabe informar no anúncio de vaga:

  • benefícios tradicionais: vale-transporte, refeição, alimentação, entre outros;
  • benefícios não tradicionais ou benefícios que serão tidos como os diferenciais da empresa: horário de trabalho flexível, creche no local, folga no dia do aniversário, bonificações, entre outros.

Evite incluir no anúncio frases como “benefícios ou salário a combinar”. Pois, por mais que o candidato goste das atividades ou do cargo, ele não poderá avaliar se tem interesse sem ter uma noção do que vai receber caso seja escolhido para o cargo.    

Evidencie o local de trabalho e os horários

Incluir no anúncio de vaga o endereço do local de trabalho é fundamental, visto que o candidato irá avaliar se vale a pena o trajeto de sua casa para o local ou não. Se a empresa tem mais de um endereço, deixe claro onde o colaborador irá passar a maior parte do tempo. 

Informações sobre possibilidade de trabalho home office ou a necessidade de viagem devem ser incluídas nessa etapa da descrição. Não se esqueça de evidenciar também qual é o horário de trabalho, bem como qual é a carga horária semanal. Se o cargo está sempre se submetendo ao horário extra, é importante fazer uma nota para que a pessoa realmente decida se a oportunidade é compatível com a sua realidade ou não.  

Não se esqueça de descrever o perfil da empresa 

Uma etapa importante do anúncio de vaga diz respeito à descrição do perfil da empresa. Destacar os valores da empresa ajuda o candidato a identificar se ele realmente tem o perfil compatível com a sua organização. Use esse momento também para fazer a propaganda da sua empresa. Nessa etapa, você pode incluir:

  • histórico da organização;
  • uma breve descrição da cultura;
  • informações sobre a missão, a visão e os valores;
  • informações sobre o clima organizacional;
  • quem são os principais clientes da empresa;
  • seus objetivos e principais dificuldades;
  • vale também colocar qual é o perfil do profissional ideal para a empresa, podendo gerar identificação por parte do candidato – ou não.

Se possível, inclua também nessa etapa uma breve descrição sobre como é trabalhar na sua empresa. Além disso, explique a importância de fazer parte da equipe para o crescimento pessoal e geral da empresa.

Deixe claro quais são as formas de candidatura

Por fim, mas não menos importante, deixe claro as instruções sobre como o candidato deve enviar o seu currículo. Se é por algum site, se ele deve submeter na própria plataforma onde está lendo o anúncio de vaga, ou ainda, se há algum e-mail específico. 

3. Monte o anúncio de vaga de maneira eficiente

Agora que você já sabe exatamente o que incluir no anúncio de vaga, vamos para a montagem. Dois pontos são fundamentais para que a sua equipe possa escrever um anúncio assertivo e que irá atrair os profissionais mais qualificados para o cargo. São eles: 

Conheça o seu público

Na hora de montar o anúncio de vaga, a sua equipe de RH precisa saber o que quer atingir com ele. Ou seja, quais são os profissionais, onde poderá encontrá-los, e que tipo de linguagem poderá ser utilizada para alcançar esse objetivo. Criar uma persona irá ajudar a entender qual é o perfil do candidato ideal. 

Não se esqueça de valorizar a oportunidade oferecida

Em segundo lugar, não se esqueça de vender a sua história nas vagas. A etapa da descrição do perfil da empresa é uma grande oportunidade de gerar visibilidade para a sua instituição. Portanto, use as palavras a seu favor, e mostre que a vaga é imperdível. Sinalize quais são os pontos fortes da empresa, e mostre o porquê vale a pena trabalhar em um ambiente único e que valoriza os recursos humanos. 

4. Divulgue o anúncio de vaga nos meios adequados

Por fim, nessa última etapa, vamos mostrar onde você poderá publicar o seu anúncio de vaga, de acordo com o objetivo que deseja alcançar. Escolher os meios adequados ajuda a evitar o desperdício de tempo com a triagem, além de otimizar os resultados do processo. Então, confiras os principais meios de divulgação:

Site da Empresa

Sem dúvidas, esse deve ser o primeiro lugar para a divulgação da vaga. Pois, a partir do anúncio no site da empresa, os que forem realizados em outros lugares, podem ser direcionados a ele, a partir de um link. Com a pessoa dentro do site da empresa, fica mais fácil conhecê-la com mais detalhes, e entender se existe o fit cultural. Ou seja, um alinhamento do perfil do candidato com o da empresa. 

Redes Sociais

O mundo está cada vez mais digital, com isso, o número de pessoas que procuram empregos por meios impressos ou agência físicas tem caído consideravelmente nos últimos anos. Dessa forma, utilizar as redes sociais para a divulgação das vagas é quase uma etapa obrigatória para que o seu público seja atingido.

Mas, para conseguir o resultado esperado, é importante que a equipe:

  • Publique a oportunidade na página oficial da empresa nas redes, como: Facebook, LinkedIn, e até mesmo Instagram. Dessa forma, os colaboradores podem compartilhar a notícia.  
  • Compartilhe com grupos de profissionais da área de interesse, dessa forma, a sua estratégia irá ter um maior alcance. 

Sites de vagas de emprego e softwares de recrutamento

Plataformas de compartilhamento de vagas contém milhares de assinantes, sendo elas gratuitas ou não. Sendo assim, construir uma parceria para o anúncio de suas oportunidades é importante para aumentar a visibilidade da sua empresa. Além disso, ajuda a gerar um alcance significativo das vagas.

Utilize a tecnologia para filtrar e encontrar candidatos ideais

Em conclusão, aqui vai uma dica extra e essencial: use a tecnologia ao favor da sua equipe para filtrar e encontrar os profissionais mais qualificados para o cargo. Atualmente, não há nada melhor para aperfeiçoar, otimizar e acelerar as etapas de recrutamento e seleção do que contar com o apoio de um software de recrutamento e seleção seguro e eficiente.

use a tecnologia para criar o anúncio de vaga perfeito
Use a tecnologia para criar o anúncio de vaga perfeito. | Foto: Freepik

Com certeza, contratar uma ferramenta poderá trazer maior assertividade ao processo, com ganhos a curto, médio e longo prazo. Por isso que a EMPREGARE.com oferece o melhor em termos de tecnologia, para te ajudar não só a aumentar o sucesso em suas contratações, como também reduzir em até 80% do tempo dos seus processos. Que tal conhecer o nosso software de recrutamento e seleção? Basta agendar uma demonstração com um de nossos consultores!  

Por fim, você percebeu como estratégias bem definidas, uma boa descrição, e uma publicação direcionada podem fazer a diferença na hora de divulgar vagas? Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você. E não se esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. 

Além disso, aproveite para seguir a EMPREGARE.com no Instagram, e se inscrever no canal do YouTube para ter acesso a mais conteúdo como este. Até a próxima!