O que é Teste Palográfico e como usá-lo na entrevista?

processo seletivo inclusivo

Se você está pensando em incluir o teste palográfico na entrevista saiba que é uma ótima ferramenta para analisar o perfil comportamental dos candidatos.

Pois se trata de um teste de personalidade que ajudará a avaliar quais candidatos possuem o perfil ideal para a vaga ofertada e que também combinam mais com a cultura da empresa.

Neste artigo você vai entender melhor o que é teste palográfico, sua importância e como usá-lo na entrevista.

O que é teste palográfico?

O teste palográfico foi criado na Espanha por Salvador Escala Milá, é um teste de personalidade que avalia os participantes psicologicamente para reconhecer o perfil comportamental deles.

Por meio dele os recrutadores podem elaborar o perfil ideal para trabalhar na empresa e para determinada vaga e assim avaliar os candidatos nos processos de recrutamento e seleção.

Dessa forma é possível identificar as características mais expressivas dos selecionados e analisar se eles têm o perfil certo para atuar na vaga ofertada.

Como funciona o teste palográfico?

A execução do teste palográfico é bem simples, basta que o candidato faça em uma folha de papel com caneta ou lápis traços verticais e paralelos.

O psicólogo que avalia o teste observa o perfil comportamental do participante de acordo com a quantidade e formato dos riscos que foram feitos em um determinado período.

Assim eles podem observar diferentes características, como:

  • relacionamento interpessoal;
  • ritmo de trabalho;
  • concentração;
  • produtividade;
  • inteligência emocional;
  • iniciativa;
  • dinamismo;
  • adaptação;
  • organização;
  • segurança;
  • graus diferentes de agressividade;
  • aspectos emocionais;
  • problemas psicológicos.

A correção do teste é feita em duas partes, uma qualitativa e outra quantitativa, não havendo um padrão de resultado, a empresa que deverá analisar qual candidato possui o perfil ideal para o cargo em questão.

Qual a importância do teste palográfico?

É importante utilizar o teste palográfico no processo seletivo, pois ele ajuda a reconhecer os candidatos que possuem o perfil comportamental mais adequado à cultura da empresa.

Assim é possível diminuir os erros durante a contratação e consequentemente reduzir a rotatividade da empresa.

Pois permite empregar profissionais que realmente combinam com o cargo e a cultura organizacional.

Pois ele torna o processo seletivo mais objetivo, mostrando a personalidade do candidato de forma precisa.

Dessa forma o time de RH pode usá-lo em conjunto com outros testes para que o resultado faça sentido e o recrutador possa tomar uma decisão assertiva.

No entanto muitas vezes o resultado do teste pode ser insatisfatório para a empresa por causa de fatores momentâneos como estresse, uso de medicamento ou dor de cabeça do candidato.  

Por isso é bom usar mais de um teste para tomar uma decisão final e assim ter mais chances de contratar o profissional ideal.

O que o teste palográfico avalia?

entrevista remota

Esse teste avalia o perfil comportamental por meio dos traços paralelos, que permitem que o psicólogo responsável identifique algumas características como ritmo de trabalho.

Além de iniciativa, produtividade, relação interpessoal, problemas psicológicos, emocionais e neurológicos, entre outras.

 Dessa forma os recrutadores podem reconhecer os candidatos que se adaptam melhor à cultura organizacional da empresa e ao cargo ofertado.

Assim há uma probabilidade menor de errar com a contratação e escolher o profissional ideal para a empresa.

Portanto o teste palográfico juntamente com outras etapas do processo de recrutamento e seleção ajuda a tornar o processo mais assertivo.

Pois mostra a personalidade do candidato de maneira objetiva.

No entanto o time de RH não deve aplicá-lo como o único teste de personalidade do processo seletivo, é preciso haver um conjunto de testes para que os recrutadores tomem a melhor decisão

Quais os objetivos do teste palográfico?

O principal objetivo do teste palográfico é descobrir o perfil comportamental dos candidatos.

Isso é essencial tanto para os recrutadores como os próprios profissionais.

Pois em um mesmo processo de recrutamento e seleção há um grande número de candidatos com habilidades parecidas.

Por isso o teste palográfico, juntamente com outros tipos de testes, auxilia os recrutadores a selecionar o profissional com o perfil ideal.

Além disso, esse teste também pode ajudar o candidato em sua vida pessoal, pois mostra seus pontos fortes e pontos fracos pra que possa se focar em melhorar.

O teste palográfico ainda contribui para que o RH e a gestão elaborem estratégias para desenvolver seus colaboradores por meio de treinamentos e outras ações relacionadas.  

Quais os benefícios do teste palográfico para a empresa?

O teste palográfico pode trazer vários benefícios para e empresa. Vamos conhecê-los.

Encontrar candidatos alinhados com a cultura organizacional

teste palográfico

O primeiro benefício desse teste é encontrar o profissional que melhor se adaptará à empresa, avaliando qual candidato tem o perfil mais adequado.

Pois essa ferramenta mostra os pontos fortes e fracos dos candidatos.

Assim o recrutador pode entender quais são suas melhores características e reconhecer o que é necessário melhorar.

Compreender como o candidato se relaciona com as pessoas

O teste palográfico também permite que o recrutador identifique como serão as relações interpessoais dos candidatos, avaliando como se portará com seus futuros colegas de trabalho.

Dessa forma é possível entender se ele terá uma boa ou má relação dentro da empresa e ao mesmo tempo identificar se ele tem capacidade de se tornar um líder algum dia.

Assim o recrutador poderá avaliar qual candidato terá uma relação interpessoal melhor e poderá se adaptar mais facilmente à organização.

Realizar contratações mais assertivas

Com o teste palográfico a empresa pode identificar qual o candidato que tem mais potencial para atuar em sua empresa.

Pois descobrindo a personalidade dos candidatos ela pode avaliar qual profissional se adaptará melhor ao clima organizacional e possui as características necessárias para exercer o cargo em questão.

Diminuir a rotatividade

processo seletivo inclusivo

Contratando os profissionais corretos a empresa vai sofrer menos perdas e assim diminuir a rotatividade.

Pois tanto a demissão como a contratação são etapas custosas para a organização.

Além de que a perda de um bom profissional acaba atrapalhando a produtividade da equipe.

Reduz as despesas

O teste palográfico também diminui os gastos da empresa.

Pois com a redução da rotatividade ela não vai ter custos com demissões, processos trabalhistas e novos processos de recrutamento e seleção.

Dessa forma a organização economiza e pode investir em novas estratégias para alavancar o negócio e gerar mais lucros.

Identificação de lideranças

Outro benefício que o teste palográfico proporciona é ajudar a identificar no seu time de funcionários se há profissionais preparados para receber uma promoção e ocupar um cargo de liderança.

Pois o teste permite que o recrutador saiba qual colaborador tem capacidade de liderar pessoas e motivar os talentos a fim de melhorar sua produtividade e resultados.

Realocar profissionais em cargos mais assertivos

entrevista remota

Além disso, é possível que a empresa conheça melhor seus funcionários e possa avaliar em quais atividades eles se adaptam melhor.

E se for o caso trabalhar na realocação dos profissionais para áreas onde terá uma performance mais eficaz.

Assim o trabalho em equipe e a produtividade melhoram e os resultados são mais satisfatórios.

Como usar o teste palográfico na entrevista?

O time de RH pode usar o teste palográfico como uma ferramenta que ajuda a identificar o perfil comportamental dos candidatos.

Pois há casos em que há profissionais com os currículos parecidos, tendo a mesma formação e experiência similar.

Assim para decidir qual deles é o mais indicado para a vaga em questão a análise de seus aspectos comportamentais é essencial.

Isso acontece porque o teste palográfico permite que os recrutadores reconheçam os candidatos mais alinhados com a cultura organizacional e observem o ritmo de trabalho dos profissionais.

Além disso, podem verificar se eles atendem as necessidades do cargo, os avalia psicologicamente para entender se tem qualidades de relacionamento.

E também como os candidatos podem contribuir para a equipe e a manutenção de um clima organizacional mais positivo.

Por isso, o teste palográfico ajuda a reconhecer detalhes importantes para que os recrutadores escolham o candidato mais adequado à organização

Por que aplicar o teste palográfico como uma estratégia para retenção de talentos?

Porque o teste palográfico contribui de várias formas para reter talentos e diminuir a rotatividade.

Ele pode ajudar a identificar o perfil comportamental tanto de candidatos como colaboradores.

Assim é possível avaliar quais profissionais combinam melhor com cada cargo e realocar os colaboradores de acordo com suas habilidades.

Dessa forma os funcionários se sentirão mais satisfeitos, pois estarão usando suas habilidades e realizando atividades que gostam, o que os motivará a permanecer na empresa.

Além disso, o teste palográfico também ajuda a identificar se há necessidade de capacitar a equipe e assim investir no desenvolvimento profissional dos funcionários.

Para que o time tenha os conhecimentos necessários e possa melhorar sua performance e sua produtividade.

Com isso a empresa pode reduzir os custos com retrabalho e obter resultados mais satisfatórios.

Quem pode aplicar o teste palográfico?

A aplicação do teste palográfico só pode ser feito por um psicólogo que seja capacitado para fazer isso e tenha os conhecimentos teóricos necessários para analisar os resultados.

O psicólogo deve analisar cada perfil de forma detalhada e diferenciada, para que os resultados sejam mais assertivos.

Dessa forma a avaliação psicológica dos candidatos ou colaboradores poderá ser mais precisa e usada para a tomada de decisão na hora da contratação e realocação de funcionários.

Quais os resultados do teste palográfico?

medos

Os resultados se baseiam nas reações que os candidatos e funcionários podem tomar de acordo com diferentes situações.

Pois reconhecem as características comportamentais de cada um.

Assim o RH pode identificar as características ideais para ocupar o cargo ofertado e tornar o processo seletivo mais assertivo.

O teste palográfico reprova?

Não, pois o teste palográfico não serve para avaliar quem é mais ou menos capacitado para ocupar um determinado cargo, mas serve para ajudar a analisar a personalidade dos candidatos.

Ele tem como finalidade captar os profissionais que se adaptem melhor à vaga em questão.

Esse teste é capaz de identificar características comportamentais como insegurança, formas de lidar com a pressão, se o candidato é capaz de enfrentar problemas e mudanças, entre outros aspectos.

Por isso diferente dos testes de conhecimentos não existe uma resposta correta para o teste palográfico.

Mas sim a expressão do perfil comportamental de cada candidato que servirá para alocá-lo nos cargos e empresas alinhados com seu perfil.

Dessa forma não apenas os recrutadores, mas os próprios candidatos que passarem pela seleção se sentirão satisfeitos com os resultados.

Assim contribuirá para melhorar a retenção de talentos da organização, alinhamento das equipes, clima organizacional, produtividade e resultados.

Conclusão

Como você viu o teste palográfico é um teste psicológico que pode ser crucial na etapa de entrevista do processo de recrutamento e seleção.

Pois por meio de traços paralelos ele consegue mostrar o perfil comportamental dos candidatos, ajudando o recrutador a identificar seus pontos fortes e fracos e analisar quem é a escolha certa para o cargo em questão.

O teste é rápido e dinâmico e o time do RH pode usá-lo em processos seletivos individuais e coletivos, além de poder aplicá-lo em conjunto com outras ferramentas que ajudem a identificar a personalidade da pessoa.

Além disso, o teste palográfico também pode auxiliar em outros aspectos, porque pode contribuir para a identificação das habilidades e características comportamentais dos colaboradores da empresa.

Assim é possível identificar os profissionais que se alinham com cada função da organização e fazer a realocação de cargos.

Dessa forma a empresa pode reter mais talentos, diminuir a rotatividade, aumentar a produtividade das equipes, reduzir os custos e assim melhorar os resultados e trazer mais lucros para o negócio.

No entanto para que a aplicação do teste seja de forma correta ele deve ser feito por um profissional capacitado, um psicólogo que tenha conhecimento técnico para fazer a avaliação da forma correta.

Somente assim o resultado será satisfatório e o RH poderá utilizá-lo para contratar profissionais e elaborar estratégias para o desenvolvimento da equipe.

E se você quer ter mais assertividade no processo seletivo da sua empresa então vai gostar do Software de Recrutamento e Seleção da EMPREGARE.

Com ele é possível gerenciar todo o processo de forma automatizada e realizar as etapas de forma prática e rápida.

Acesse nosso site, fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.

colaboradores engajados
Previous article Turnover: Saiba como diminuir a Rotatividade da sua empresa
cultura de feedback
Next article Os 7 tipos de entrevistas – Como funcionam e quais usar?

Escreva um comentário

Close