5 passos para um RH estratégico

5 passos para um RH estratégico

Quem trabalha com Recursos Humanos, ou está frequentemente a par dos assuntos que rodeiam este setor já percebeu que a abordagem e a atuação da área mudou bastante nos últimos anos. Em outras palavras, cada vez mais é preciso implementar um modelo de RH estratégico para acompanhar o futuro dos negócios e estimular resultados ainda melhores.

Pensando nisto, nós organizamos neste artigo, um guia do que você precisa saber para tornar o RH da sua empresa mais estratégico. Veja a seguir o que você irá conferir neste artigo.

  • O que significa tornar o RH estratégico.
  • Importância em implementar as mudanças.
  • Bem como 5 passos para um RH estratégico.

Espero que aproveite ao máximo este material, e boa leitura!

RH estratégico: o que significa?

rh e gestão de pessoas

Como resultado de um mercado cada vez mais competitivo, e com a influência das inovações tecnológicas, o RH tem passado por mudanças significativas para os negócios. E aqueles que querem acompanhar este mercado devem investir nestas mudanças, e implementar o RH estratégico.

Em outras palavras, quando a empresa passa a enxergar o capital humano como parte fundamental para o sucesso da organização, e utiliza os profissionais como um verdadeiro recurso humano para alcançar seus resultados e aprimorar suas soluções, esta empresa já implementou o RH estratégico.

Mas, afinal, o que é o RH estratégico?

Podemos descrevê-lo como um modelo próprio de gestão de RH. Como o RH é responsável por recrutar, selecionar e manter os funcionários motivados, ele passa a contribuir para os resultados e as metas gerais da organização. Ou seja, transformando seus saberes e contribuições em elementos importantes para o sucesso da organização.

Diferente do RH tradicional, o RH estratético irá focar seus esforços principalmente nas questões estratégicas do negócio. E tarefas burocráticas – como gestão de pagamentos, controle de ponto, férias e benefícios – passam a ser automatizados com o apoio da tecnologia.

Veja a seguir quais são os principais objetivos do RH estratégico.

Objetivos principais

Para se tornar estratégico, o setor de Recursos Humanos apresenta os principais objetivos:

  • Participação da elaboração do planejamento da organização. E desenvolvimento de uma série de ações em cada processo de gestão. Assim, visando os objetivos da organização e o bem-estar dos profissionais ligados a esse planejamento.
  • Contribuir de maneira ativa para o alcance dos objetivos, da missão e das metas gerais da organização.
  • Fortalecer as transformações culturais, bem como a cultura organizacional.
  • Definir as habilidades e competências necessárias para acompanhar o mercado e proporcionar um futuro promissor para a organização.
  • Estimular o desenvolvimento dessas novas competência com os líderes, através de ações de Treinamento e Desenvolvimento.
  • Proporcionar mais competitividade para a empresa, para que assim a empresa defina um diferencial competitivo no mercado.
  • Encontrar, conquistar e ajudar a promover ações para retenção de talentos.
  • Gerenciar engajamento, auxiliar na avaliação de desempenho e motivar os colaboradores.
  • Indicar, desenvolver e proporcionar maior flexibilidade no ambiente de trabalho.
  • Encorajar o desenvolvimento e o crescimento de carreira de cada um, e muito mais.

Ao incorporar esses objetivos, o RH, além de se tornar mais estratégico, passa a contribuir de forma ativa e importante para os resultados dos negócios.

Mudanças no cenário e a importância em apostar no RH estratégico

Além de ser uma excelente forma de acompanhar as tendências do mercado, a mudança para o RH estratégico proporciona diversos benefícios. Confira a seguir os principais:

importância do RH estratégico

Aumento da produtividade da equipe

Como o foco do RH está centrado no capital humano, centralizando seus esforços no ambiente interno a fim de garantir que os funcionários fiquem motivados e satisfeitos com suas atividades, a produtividade tende a aumentar expressivamente. O que é excelente não só para o bem-estar geral dos colaboradores, como também para alavancar os resultados da organização.

Redução de custos

A redução de custos está diretamente ligada ao RH estratégico. Afinal, um RH mais estratégico foca não só em obter resultados incríveis para os negócios. Como também em motivar e reter talentos que irão fazer a diferença na organização. Isto é, reter e selecionar profissionais com perfis adequados e alinhados à organização

Além disso, com a adoção da tecnologia para automatizar e otimizar as diversas atividades do setor, há uma diminuição de erros manuais, e promove uma economia.

Outra questão está relacionada a diminuição de perdas por baixa produtividade por parte da equipe.

Otimização de processos

Como já vimos, um dos objetivos do RH estratégico é a adoção de recursos tecnológicos para otimizar os processos e trazer mais agilidade para o setor. Sendo assim, a otimização de processos também é um benefício expressivo da adoção dessas mudanças.

Afinal, as tarefas que antes eram o centro das atividades do setor, se tornam secundárias, e a sua execução passa a ser mais rápida e ágil, uma vez que são feitas por sistemas.

O RH estratégico também é uma maneira eficiente de alinhar os desejos dos colaboradores aos desejos da organização, uma vez que os profissionais passaram a ocupar uma parte da competitividade do mercado. Isto porque um time qualificado e engajado pode contribuir de forma mais eficiente para que as metas da organização sejam atingidas.

Tendo em vista todos esses benefícios, confira no próximo tópico os 5 passos para implementar um RH estratégico.

5 passos para um RH estratégico

Agora que você já sabe o que é o RH estratégico e quais são seus principais benefícios, você deve estar se perguntando: como sair do RH tradicional para torná-lo estratégico?

Dessa forma, confira a seguir 5 ações que você deve implementar para começar a investir neste modelo.

1. Entenda a gestão de RH como estratégia e promova a mudança no mindset da gestão

O primeiro passo para implementar as mudanças é começar a pensar e entender a gestão como estratégica. Ou seja, é importante alinhar as demandas dos colaboradores e dos líderes, com as demandas da organização.

Além disso, também é preciso mudar o mindset não só da sua equipe de RH, como também da administração e dos colaboradores da empresa. É preciso incluir essas mudanças na cultura, e fazer com que este novo papel do RH seja reconhecido por todos os setores da organização.

E por mindset entendemos o modelo mental. Ou seja, são os padrões de pensamentos e visão de mundo que influenciam diretamente a capacidade da sua equipe em fazer escolhas e tomar boas decisões para os negócios.

Caso essa mudança seja levada através da gestão de RH, é importante realizar um levantamento adequado que mostre como o setor pode impactar positivamente os resultados do negócio. Tais dados devem ser levados para a gestão, mostrando os objetivos da área. Bem como os resultados que podem ser alcançados através desta mudança de mindset.

Em resumo, este primeiro passo é a apresentação das mudanças e a definição de um planejamento de ações que irá transformar a organização. E todo esse planejamento envolve posicionar as pessoas estrategicamente, disponibilizando a sua equipe uma visão global sobre a empresa e sobre seus objetivos. Assim, as metas poderão ser atingidas.

Mas, atenção: a transformação pode gerar desafios como resistência por parte dos líderes, falta de sincronia entre os setores, entre outros. E para que o setor esteja preparado, é necessário conhecer esses desafios e estar preparado para todos eles.

2. Invista na automação de atividades repetitivas e terceirização de processos burocráticos

Para as empresas que buscam implementar o RH estratégico é preciso pensar em maneiras de terceirizar processos burocráticos que tomam tempo do setor, bem como contar com a ajuda da tecnologia para automação de atividades repetitivas.

Um exemplo que vem ajudado muitas empresas a ganhar tempo e agilidade é através da adoção de um sistema inteligente de recrutamento e seleção. Dessa forma, a equipe consegue utilizar seu tempo e seus recursos de forma apropriada, com o intuito em selecionar os melhores talentos para a empresa. Isto é, com um recurso eficiente, a equipe consegue focar em ações estratégicas para que as metas da organização sejam atingidas mais facilmente.

E o fato de automatizar estas atividades, não quer dizer que elas deixarão de ser feitas, ou serão executadas com menos qualidade e precisão, muito pelo contrário.

Nesse sentido, as tarefas que não podem ser terceirizadas, mas são repetitivas e tomam tempo da equipe devem ser automatizadas. E a equipe passa apenas a ser responsável pelo monitoramento e coleta de dados.

3. Passos para um RH estratégico: Utilize o People Analytics

Em resumo, o People Analytics é uma metodologia cujo objetivo é a coleta, a organização e a análise de dados. Aplicada à gestão de pessoas, trata-se de uma forma de implementar a visão mais estratégica do papel de cada colaborador dentro da empresa.

Muita coisa mudou, assim, o processo de tomada de decisões não deve ser mais baseada apenas em palpites. Mas, sim na análise de diversos dados sobre os funcionários. Esse processo serve para tornar o RH ainda mais eficaz, tendo um papel cada vez mais forte dentro da organização.

Além disso, esse processo é realizado por meio de softwares inteligentes de gestão, pesquisas ou até acompanhamento de métricas e relatórios.

Os dados coletados serão de grande serventia para a tomada de decisões e a implementação de novas capacitações. Bem como, para implementar ações de treinamento e desenvolvimento que visem atingir as metas da organização de forma eficaz.

Afinal, através de dados reais, estes softwares oferecem recursos para o acompanhamento de desempenho de funcionários, indicando pontos que necessitam melhorias.

4. Comece a implementar o novo modelo de gestão de RH estratégico

Com o planejamento em mente e o conceito em mãos é hora de começar a elaborar estratégias com base no perfil dos colaboradores da sua empresa, considerando suas demandas. Bem como a missão, os valores da organização e os dados coletados na terceira etapa deste processo.

Portanto, os processos internos devem começar a ser redesenhados com base nestas informações, visando investir no bem-estar da organização como um todo. Neste momento também é hora de definir quais serão os indicadores de performance utilizados para mensurar se as ações estão dando certo ou não.

5. Trabalhe com transparência e fique atento as novidades

Trabalhar com transparência deve ser uma das ações deste novo modelo de RH estratégico. Assim, a sua equipe irá contribuir para a construção de um clima de transparência e foco nos resultados.

Como, por exemplo, invista em um programa de apresentação dos principais indicadores de desempenho em murais ou painéis fixos dentro da organização. A ideia é que qualquer funcionário possa olhar e compreender quais foram os resultados alcançados. Bem como quais ainda precisam ser atingidos.

Neste painel você pode incluir taxas de turnover, absenteísmo, satisfação dos clientes, índice de reclamações entre outros. Outra ideia é incluir uma caixa sigilosa de reclamações e sugestões.  Assim, todos os funcionários podem se sentir parte do todo que é a organização.

Todas essas dicas são incríveis e podem ser implementadas na empresa de maneira simples, com o intuito em construir uma gestão de pessoas realmente estratégica. Nesse sentido, grandes e expressivos resultados poderão ser alcançados, e a organização poderá ser beneficiada em diversos níveis.

Além de todos esses passos, também é importante que a empresa fique atenta as novidades e se disponibilize para experimentar as novas tendências do mercado relacionadas ao setor de RH. Assim como os funcionários devem ser treinados para se adaptarem as mudanças e crescer com a empresa ao qual trabalham.

Em conclusão, essas ações também aumentam a satisfação dos funcionários, que se sentem mais valorizados, e fortalece a cultura organizacional. Bem como engrandece a marca da empresa como excelente empregadora ao investir na valorização e na qualidade de vida de seus funcionários. Todos só têm a ganhar com as mudanças.

O conhecimento não para por aqui

A EMPREGARE.com oferece conteúdo novo para você toda semana. Portanto, leia também:

Aproveite também para seguir a EMPREGARE.com no Instagram e no LinkedIn. E também para acompanhar mais conteúdos como este no canal do YouTube.

Por fim, o que você acha de fazer parte dessa mudança? Temos uma excelente oportunidade para que você possa dar um próximo passo e melhorar as suas contratações.  

A EMPREGARE.com oferece a melhor tecnologia do mercado em se tratando de software de Recrutamento e Seleção.    

O sistema é fácil, intuitivo e pensado exclusivamente para otimizar e agilizar os seus processos e sua rotina na empresa.

Clique aqui e agende uma demonstração com nossos especialistas!

sinais de que você precisa fortalecer a cultura organizacional
Artigo anterior Sinais de que sua empresa precisa fortalecer a cultura organizacional
como melhorar o relacionamento com os candidatos
Próximo artigo Entenda como o IDP melhorou o relacionamento com os candidatos através do sistema
  1. Boa noite sou estudante do curso de gestão em rh na UNIASSELVI. Tenho um trabalho acadêmico de suma importância, onde o assunto e processo recrutamento e seleção online. Estou em busca desse tempo em tempos da pandemia e também contextualizar como cresceu de 06 anos pra cá. encontro dificuldades com esse material.
    O site de vocês é muito rico de informações.
    Por gentileza , a ENMPREGARE disponibiliza algum material para divulgação desse tema?
    GRATIDAO

Escreva um comentário

Fechar