Investir em colaboradores engajados em sua empresa significa trazer benefícios expressivos para ambos, não importando o porte ou o ramo que atua. No entanto, conquistar o engajamento profissional é uma tarefa que requer planejamento, atenção e objetivos bem definidos. Dedicar-se ao engajamento requer o mesmo tratamento que a empresa dedica em uma estratégia de marketing, por exemplo. Pensando nisso, trouxemos aqui nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre engajamento profissional. 

Qual o significado de engajamento profissional? 

Ter colaboradores engajados é a resposta de como otimizar o desempenho geral e individual em uma empresa. Afinal, profissionais comprometidos com o seu trabalho, ficam mais satisfeitos. Assim, diminuindo as chances de deixarem a empresa e aumentando a produtividade. 

Porém, antes de pensar em como melhorar o engajamento profissional, é preciso que você entenda o que ele é, de fato. 

O que é engajamento profissional
O que é engajamento profissional? | Foto: unsplash.com

Esse conceito não descreve apenas o quanto os profissionais trabalham, nem a quantidade de horas extras que eles estão dispostos a investir para alcançar os resultados desejados. 

O engajamento é a capacidade de estar focado, presente e energizado em um propósito. Na prática, trata-se de um comportamento desempenhando pelos funcionários que identificam nos objetivos da empresa, uma relação com os seus próprios. Assim, dedicam-se à organização, pois ao alcançar os objetivos da empresa estarão, em simultâneo, realizando seus próprios objetivos. Isso leva a um comprometimento e desejo maiores de atingir as metas estabelecidas. 

Pessoas mais engajadas vão além daquilo que está sendo esperado delas, porque se sentem partes de um propósito muito maior do que elas mesmas. Para tanto, é preciso ter uma finalidade organizacional muito bem definida, sendo esse o elemento essencial que transforma uma empresa em engajada. O primeiro passo é criar e manter uma cultura organizacional forte

Em outras palavras, profissionais mais engajados entendem a missão da organização e investem nela, até que o objetivo da empresa e os seus próprios objetivos estejam alinhados. Para que isso aconteça, é preciso investir neles. A seguir, entenda a importância do engajamento profissional. 

Importância do engajamento profissional

O engajamento no trabalho é um dos indicadores de Recursos Humanos mais importantes, já que ele permite que a organização obtenha um desempenho e uma vantagem competitiva maiores. Funcionários engajados produzem mais e tendem a ser mais criativos. 

Além disso, investir no engajamento profissional aumenta as taxas de retenção e diminui as taxas de absenteísmo. Nesse sentido, entenda um pouco mais sobre as principais vantagens do engajamento profissional, a seguir:

Importância do engajamento profissional
Importância do engajamento profissional. | Foto: unsplash.com

Aumentar a produtividade 

Quanto maior o engajamento, mais motivada e produtiva a equipe se torna. Isso, pois, quando um funcionário acredita nas atividades que desempenha, o seu cargo traz maior satisfação, assim, aumentando a produtividade e gerando excelentes resultados para o negócio.  

Outro fato é que colaboradores satisfeitos sentem menos desgastes mental na rotina de trabalho, o que facilita o aumento na qualidade de vida. A satisfação no trabalho está diretamente ligada ao engajamento profissional. Este, por sua fez, influenciam diretamente na produtividade.

Melhorar o clima organizacional

Profissionais engajados contagiam positivamente os colegas no ambiente de trabalho, dessa forma, melhorando o clima. Essa atitude, somada a uma cultura forte, faz com que o relacionamento em equipe melhore e, consequentemente, a satisfação aumente. 

Além disso, a imagem criada a partir da relação entre clientes e parceiros, também é potencializada quando você investe em equipe engajada. Afinal, são os funcionários os responsáveis principais por todos os contatos e atendimentos prestados pela organização. 

Sendo assim, se o colaborador estiver feliz, o seu discurso estará alinhado aos propósitos da empresa, e a qualidade desses atendimentos será ainda maior. 

Diminuir o absenteísmo e aumentar a retenção

Índices elevados de turnover ou absenteísmo significa que algo não está indo bem na empresa, e o engajamento profissional está entre os principais motivos. 

Os processos de admissão e demissão envolve muito recurso financeiro, portanto, investir em engajamento é uma das melhores formas de reter e aumentar a satisfação dos seus funcionários. Esse fato, nos leva ao último e um dos principais benefícios de se investir no engajamento: 

Potencializar a marca empregadora

Quando você investe em engajamento profissional, você mantém colaboradores satisfeitos e verdadeiros embaixadores da sua marca. E isso é importante para quem está do lado de fora: ver que a sua empresa se importa com as pessoas e move esforço para tornar a empresa cada vez mais humanizada. São atitudes que fortalecem a marca empregadora

Como melhorar o engajamento profissional?

O engajamento profissional é um dos ingredientes principais que estimulam a pró-atividade, reduz falhas e desperdícios e ainda aumenta o potencial inovador do seu negócio.

A ideia de investir no engajamento é gerar condições certas para que todos os colaboradores possam dar o seu melhor. Portanto, confira algumas dicas de como você consegue implementar esse conceito em sua empresa. 

Como aumentar o engajamento no trabalho
Como aumentar o engajamento no trabalho? | Foto: unsplash.com

1. Explicite os objetivos 

Com o objetivo de alinhar as metas da empresa, aos objetivos dos profissionais, o primeiro passo é deixar claro para todos os envolvidos quais são os propósitos e os valores da empresa. Sem isso, os seus funcionários não saberão o que fazer para suprir aquilo que se espera deles. 

É importante ter um documento de fácil acesso a todos. Nele deve conter não só todas as funções, como também a missão, os valores e os objetivos organizacionais. Lembre-se de reforçar sobre a existência desse documento nos treinamentos, e no processo de onboarding (falaremos mais sobre esse último mais para frente). 

Além disso, também é importante mostrar que o engajamento profissional é um foco permanente, e não apenas uma tendência passageira. Isto é, deixe claro aos seus funcionários sobre o compromisso que a empresa tem em melhorar o engajamento e apoiar o bem-estar dos profissionais.  

2. Trabalhe a comunicação e fortaleça a cultura de feedback

Um e-mail ou um quadro na parede com avisos importantes não é o suficiente para engajar funcionários. Criar um plano de comunicação interna, além de fortalecer a cultura de feedback em sua empresa são tarefas fundamentais. 

Além disso, manter uma boa comunicação sobre as rotinas, irá aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços. Pois os seus funcionários sempre saberão onde estão falhando, bem como onde estão acertando. Assim, podendo promover as melhorias necessárias nos processos empresariais para atingir os objetivos. 

Dar feedback ajuda a manter a equipe engajada. Portanto, faça o possível para promover reuniões periódicas para fornecer palavras de apoio e dicas de melhorias. Não se esqueça de ouvir as opiniões dos seus funcionários também. E isso nos levar à próxima dica. 

3. Valorize seus funcionários e dê autonomia às equipes

Cada funcionário traz consigo uma bagagem única, com experiências que podem agregar valor aos processos produtivos. Portanto, valorize essas experiências e conhecimentos, e dê autonomia para que sua equipe possa tomar decisões. Uma equipe engajada em atingir metas comuns, contribui para resultados melhores, principalmente se estão envolvidos no processo de definição dessas metas.   

Essa participação irá gerar uma sensação de pertencimento, e como resultado, a equipe passa a trabalhar proativamente, sempre buscando o melhor resultado possível. 

4. Promova o desenvolvimento profissional e o crescimento pessoal

Para que seus funcionários possam continuar sempre inovando e acompanhando as constantes mudanças no mercado de trabalho, é preciso que a sua empresa invista neles. 

Mas, como? A resposta é simples: através de um treinamento e desenvolvimento contínuo. Isso também envolve promover o plano de desenvolvimento individual, para que seus funcionários cresçam com a empresa. 

Além disso, a equipe é sempre o espelho dos seus líderes, portanto, investir no aprimoramento contínuo de líderes é fundamental para manter funcionários sempre engajados.

Incentivar o aprendizado e encorajar para que os profissionais sejam protagonistas de sua própria carreira torna o ambiente de trabalho mais alegre. Como consequência, ao criar essa cultura de crescimento pessoal, os resultados da sua empresa tendem a crescer com as pessoas.  

5. Desenvolva um ambiente de trabalho agradável 

Muito mais do que um espaço físico bonito e confortável, um ambiente de trabalho requer oferecer todo o apoio que sua empresa precisa. Esse apoio vai desde os recursos necessários para que eles possam desenvolver um trabalho de qualidade, até melhorar a satisfação e a qualidade de vida no trabalho. 

Isso envolve o cuidado não só com treinamento e capacitação, como também a prática de atividades físicas regulares, a busca por apoio psicológico quando necessário e a promoção de atividades sociais (como o Happy Hour, por exemplo). Afinal, o ser humano é biopsicossocial, e todos esses fatores influenciam não só no engajamento, como também na produtividade. 

6. Implemente um processo de onboarding eficaz

Chegamos ao processo de onborading mencionado na primeira dica. 

Importância do Onboarding para engajar funcionários.
Importância do Onboarding para engajar funcionários. | Foto: unsplash.com

Em suma, criar um programa de integração para novos funcionários demonstra que eles são valorizados. E, de quebra, ainda facilita o engajamento entre novos e antigos funcionários. Ou seja, ao perceber que a empresa se preocupa com eles através de ferramentas eficazes de boas-vindas, isso faz com que se sintam motivados a participar dos resultados da organização. 

7. Reconheça o esforço de seus colaboradores

Sem reconhecer o trabalho dos talentos, não há como conseguir o engajamento profissional que a empresa deseja. Você pode fazer isso de diversas formas:

  • Por meio de feedbacks (público e/ou particulares);
  • Através da meritocracia, oferecendo prêmio e brindes aos funcionários com bom desempenho;
  • Premiações por meta atingida na empresa, como um churrasco coletivo, por exemplo;
  • Ou até mesmo um café da manhã como agradecimento pelo esforço de seus funcionários. 

Pense naquilo que os seus funcionários desejam. Em seguida, tente – nas possibilidades da empresa – pensar em tudo o que você pode fazer para aumentar a motivação e continuar unindo os funcionários em um único propósito. 

Tudo isso é muito significativo. 

8. Como líder, envolva-se aos projetos dos colaboradores 

Quando der autonomia aos seus funcionários, não os deixe a sós após a atribuição de projetos. Ao invés disso, demonstre interesse sobre o que eles estão fazendo e quais são os próximos passos. Incentive o líder a perguntar sempre se há algo que ele possa fazer para ajudar. E também o incentive a tomar atitudes necessárias para alcançar as metas. 

Superiores engajados fazem com que os colaboradores se tornem mais dedicados. 

Outra forma de aumentar o engajamento entre superiores e funcionários é pedir para que eles ensinem alguma coisa. Afinal, cada profissional traz algo novo, em contrapartida, não seria interessante contratá-lo, não é mesmo? Essa atitude, além de engajar, irá aumento o senso de pertencimento do funcionário. 

9. Use a criatividade 

Use a criatividade para engajar trabalhadores, não faça sempre as mesmas reuniões chatas, nada objetivas e repetitivas. Em outras palavras, use a sua criatividade para transmitir a mensagem que você precisa transmitir. Use vídeos, dinâmicas em grupo, reuniões que se misturem ao Happy Hour, deixando o clima mais agradável, entre outras estratégias. 

Só cuidado para deixar claro a suas intenções antes de marcar uma reunião, ou um Happy Hour com feedback, por exemplo. E não se esqueça de estimular os seus funcionários a fazer o mesmo. 

10. Avalie o engajamento profissional periodicamente

Por último, você só saberá se todas as estratégias acima estão dando certo se a equipe de RH desenvolver uma forma de analisar e avaliar o engajamento profissional periodicamente. Isso pode ser feito através do envio de relatório de pesquisa de engajamento aos funcionários, pelo menos uma vez por ano. 

Lembre-se de questionar não só sobre o clima atual, mas também qual a impressão do funcionário ao longo do ano. 

Os resultados irão te mostrar quais são os próximos passos, e o que não está funcionando tão bem quanto o esperado.

Por fim, o que você achou das dicas sobre engajamento profissional? Deixe um comentário para sabermos a sua opinião. E não se esqueça de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

Além disso, aproveite para seguir a EMPREGARE.com no Instagram, e se inscrever no canal do YouTube para ter acesso a mais conteúdo como este.